segunda-feira, 27 de abril de 2009

SL Benfica 3-2 CS Maritimo


O Benfica depois das vitórias dos seus principais adversários, onde incluo o Nacional e o Braga, via-se na obrigação de ganhar, para no mínimo não deixar morrer, pelo menos para já, a esperança que ainda existe de chegar ao 2º lugar. Muito embora seja da opinião que o Benfica deverá se preocupar, nesta fase, em segurar o 3º e principalmente começar já a preparar a nova temporada. Falando agora do jogo, o Benfica começou o jogo com alguma atitude, com Cardozo a ser jogador em destaque logo nos minutos iniciais. Depois o Marítimo conseguiu equilibrar o jogo, colocando em sentido a defesa benfiquista, com rápidos contra-ataques. Aos 29m David Luíz num lance algo caricato conseguiu chegar ao golo, a partir daí o Benfica soltou-se e passados 5m, Cardozo deu o melhor seguimento ao cruzamento de Maxi Pereira, depois de uma excelente jogada de ataque. Era o melhor momento do Benfica, que viria ainda a conseguir mais um golo por Cardozo depois de um ressalto em que a bola ficou a sua mercê para finalizar. Depois o Benfica relaxou e permitiu ainda antes de o intervalo que o Marítimo reduzisse o marcador, por Marcinho.
Na 2ª parte assistiu-se a um Benfica amorfo e sem grande chama, o que permitiu que o adversário começasse a acreditar que era possível fazer algo mais, e foi o que aconteceu aos 60m com Bruno a marcar de penalty e a reduzir para 3-2 o marcador. A partir daqui o jogo ganhou nova emoção, algo que começa a ser habitual nos jogos em casa, e ficou sempre a sensação que o empate poderia chegar a qualquer altura, mas felizmente para nós esse empate nunca chegou.
Queria só deixar uma nota para Cardozo, em 4 jornadas marcou 6 golos, sendo o 3º melhor marcador do campeonato e claramente o melhor do clube, poderá não ser o melhor ponta de lança do campeonato, mas certamente é o melhor que nós temos. Ainda estavamos nós na 1ª volta e já eu dizia que o Cardozo era melhor que o Suazo, mas ninguém acreditava em mim...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

7 pecados em 20 anos

Quando daqui por um mês, sensilvelmente, soar o apito final do Benfica - Belenenses, o glorioso dará por finda, não só a época 2008/09 mas, também, duas décadas de colapso desportivo. Os números são esmagadores, 2 campeonatos e 2 taças de Portugal, na década de 90 e, 1 campeonato, 1 taça de Portugal, 1 supertaça e 1 taça da liga, na 1ª década do séc. XXI. Mas não se pense que o colapso atingiu apenas o futebol, as amadoras sofrem do mesmo mal. São 20 anos de muitos erros de gestão, muitas decisões incompetentes que as 6 direcções, que lideraram o clube, tomaram neste periódo. Numa altura, em que se prepara o futuro, é importante identificar os erros cometidos, para que não se vlotem a repetir. Seria, concerteza, uma lista enorme mas escolhi 7 erros capitais.

1. Ausência de um projecto

Despedindo e contratando treinadores ao sabor dos resultados, passaram 20 anos sem que exista um projecto definido do que é o futebol do Benfica. Foram 17 treinadores, em 21 períodos diferentes, com personalidades distintas, conceitos de jogo diferentes e vários métodos de trabalho.

2. Equipas desfeitas

Com tantos treinadores caiu-se no erro de satisfazer as suas vontades, menosprezando o trabalho anterior. Paletes de jogadores chegavam todos os anos, desfazendo equipas feitas, com especial relevo para duas ocasiões. Em meados da década de 90, o Benfica rompe definitivamente com a mística ao dispensar, Veloso, Paneira, R.Águas, Isaías e Mozer. Mais, recentemente, o desfazer de uma equipa que regressava aos titulos, Tiago, M.Fernandes, R.Rocha, Simão e Petit.

3. Formação em colapso

As constantes mudanças e, a crescente necessidade de ganhar, levaram a que a formação fosse esquecida. O Benfica não consegue colocar nenhum talento da formação , na equipa principal e, os titulos tem escasseado também na formação. Para isto, muito contribuiu o facto de, no final da década de 90, terem acabado com as equipas B e C da formação, tendo fugido talentos como Miguel Veloso e Rubén Amorim.

4. Conflitos internos

Ao longo dos 20 anos, o clube tem acumulado diversos conflitos com jogadores que se traduziram num claro prejuízo para o Benfica. Culpabilizar apenas os jogadores é demasiado redutor, a verdade é que se perderam grandes talentos, Paulo Sousa, Hugo Leal, Edgar, J.V.Pinto, Maniche e Manuel Fernandes, sem que se tirasse o devido proveito.

5. Politica de empréstimos

Entrando uma media de 11 jogadores por época, criava-se um enorme grupo de excedentários, com necessidade de colocação. O jogador que caía no lote de emprestados, apenas via a sua desvinculação ao clube adiada. O Benfica não tira proveito dos emprestados, por culpa da sua estratégia, ao não existir cuidado de os colocar em clubes com fragilidades nessa posição ou, em clubes que permitam a sua adaptação ao nosso futebol.

6. Prospecção mal preparada

Ao longo deste tempo, no que respeitou a contratar jogadores, o Benfica decidiu encostar-se aos empresários ficando sujeito às suas imposições e negociatas. Esta situação levou ao abandono do gabinete de prospecção, que não conseguiu captar nenhum talento e, revelou muita falta de conhecimento do mercado.

7. Desportugalização

Num clube que precisou de uma Assembleia Geral, para autorizar a contratação de estrangeiros, é inacreditável o que se têm passado nos últimos anos. A espiral de contratações de jogadores que pouco ou nada conheciam do Benfica, veio desvirtuar um clube com uma identidade muito própria. No plantel actual, os portugueses não representam sequer um terço dos jogadores.

Todos estes erros levaram à detruição financeira do clube, o Benfica perdeu credibilidade e força no mercado. A impaciência e intolerância contaminaram o glorioso e retiram discernimento às lideranças. É imperioso perceber e entender o passado, para que, o futuro seja construido de forma diferente.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Um cafezinho não faz mal


Houve um tempo em que o futebol só podia ser visto no campo (E ouvia-se o relato na telefonia),a televisão só quando o rei fazia anos é que transmitia um jogo.Os estadios enchiam e havia futebol.Nos dias de hoje,o campeonato nacional é decrepito em termos de espectadores e de espectaculo,a sacrosanta tv transmite 5 jogos de cada jornada fora os campeonatos estrangeiros.E apesar de os estadios estarem vazios de espectadores,os orçamentos dos clubesexplodiram,existem clubes que não pagam aos jogadores desde do inicio da epoca,relações escaldantes entre construtores civis,camaras ,governos regionais e clubes de futebol,arbitros aliciados com FRUTA.Com os treinadores de pacotilha a desculparem-se da sua falta de qualidade com erros dos arbitros.Por sua vez os sacrosantos arbitros que não se podem criticar,que ajem como matilha a proteger os incapazes.Presidentes que fomentam o ODÌO, e que se desculpam da sua falta de capacidades de gestão (afinal tão habituados a dinheiro que cai do ceu).E os jogadores que no fundo são os menos culpados,Não têm culpa que lá no Brasil as bolas sejam quadradas.E como sentenciou o juiz de um dos casos do apito doirado,que beber um cafezinho com o arbitro fui um pouco.......................desajustado e que falaram sobre o tempo.É este o nosso futebolzinho de trazer por casa.

domingo, 19 de abril de 2009

V.Setúbal - 0 - Benfica - 4

O titulo podia ser A SAGA DO PACTO DE HONRA I.
Os jogadores prometeram ganhar e, hoje cumpriram a promessa, é certo que os da frente não cedem o que torna, ainda mais difícil motivar os jogadores, para o que resta do campeonato. Há que jogar pela dignidade e, em Setúbal souberam ser. É certo que se exibiram os erros habituais, pouco pressão sobre o adversário, velocidade moderada e, demasiados remates sem eficácia, mas notou-se vontade. Quatro golos são sempre relevantes, mais a mais, quando podiam ter sido mais alguns. A dupla de avançados materializaram o caudal ofensivo de forma eficaz, houve boas movimentações de parte a parte, combinações com os medios, no fundo um bom jogo para moralizar. Reyes e Martins, foram incansáveis na entrega ao jogo, muita vontade que resultaram em boas exibições. Rubén Amorim é uma formiguinha fantástica, delicioso momento no 4º golo, a recepcionar a bola e a descubrir Di Maria na linha. Maxi outra formiguinha e Sidnei grande exibição. Nos aspectos menos positivos, destaco, Miguel Vitor tem revelado algum desacerto e desconcentração e, sobretudo, David Luiz como sempre muito faltoso e, ao contrário de muito gente, não estou desejoso de o ver a central, para mim continuará a ser muito impetuoso.
Um jogo interessante que deixa na expectativa de ver a 2ª parte da saga.

sábado, 18 de abril de 2009

Quartel-General


O actual período conturbado em que vive o Benfica, afecta todo o comando geral do futebol encarnado. Presidente, Director Desportivo, Treinador e Capitão, vivem momentos de contestação ao seu trabalho e dúvida quanto ao seu futuro. Chega a ser caricato e revelador da instabilidade, intolerância e desorientação do clube.

Luís Felipe Vieira

Não importa que o presidente esteja ligado à recuperação da credibilidade do clube, à construção de importantes infra-estruturas, à capacidade de manter o Benfica como o clube com mais modalidades colectivas em Portugal, à valorização da marca Benfica, à criação de uma extraordinária ferramenta, a BenficaTV e, ao regresso do clube aos títulos. O que importa é que foram poucos títulos, é este o principal argumento dos contestatários e, aqui o presidente é, inteiramente, responsável quando andou a vender ilusões a todos, com equipas maravilhas e títulos europeus. Resulta isto que a contestação é forte e deixa a sua posição muito frágil , em ano eleitoral.

Rui Costa

São lhe atribuidas culpas nos maus resultados obtidos, mas penso que de forma injusta. No seu 1º ano, soube cumprir o seu papel, deu todas as condições ao treinador, mostrou capacidade negocial, defendeu sempre o grupo de trabalho e acompanhou constantemente o plantel. Apenas lhe aponto um erro, a má gestão do dossier Diamantino Miranda. Só que a sua situação é, extremamente, delicada, pois corre o risco de não ser uma aposta de um futuro candidato à presidência, está na corda bamba.

Quique Flores

Os treinadores estão reféns dos resultados e, os do espanhol são fracos. Apesar da conquista da Taça da Liga, o Benfica foi eliminado de forma decepcionante da Taça de Portugal e da Taça UEFA e, no campeonato, os objectivos estão, practicamente, hipotecados. Se juntarmos um futebol desinteressante vemos como o seu percurso é questionado. Não bastando, vê os seus superiores com o lugar em risco. Vida dificil.

Nuno Gomes

Vestiu a camisola 364 vezes (15º da história do clube ) e marcou 155 golos ( 10º goleador da história ) com uma média de 15,5 golos época. Será, certamente, o jogador mais incomprendido da história do clube. Gerador de amores e ódios, sempre lhe exigiram o que ele nunca foi, um ponta-de-lança matador. Sendo certo que nos últimos tempos, Nuno pareça um jogador alheado do jogo, dando a sensação de ter desaprendido de jogar, desempenha com grande mérito o cargo de capitão, para todos os efeitos, é uma refereência do clube e um benfiquista de coração.

É este o ponto da situação, dúvidas muitas, certezas nenhumas. A hora é de convicções e, de preferência, fortes. Eu tenho as minhas. Todos devem continuar, mas que fique certo, se outros ocuparem os cargos, terão o meu apoio incondicional.

ET PLURIBUS UNUM

quinta-feira, 16 de abril de 2009

90 segundos para reflectir

O Benfica vive um período delicado, mais um. Os maus resultados precipitam o cenário, Luís Felipe Vieira sofre a maior contestação de sempre, Rui Costa vê o seu trabalho posto em causa e, obviamente, Quique Flores é o percursor de toda a revolta. Confesso que já cansa ver a história repetir-se, persistir a intolerância e, sobretudo, reinar a desresponsabilização. Os benfiquistas vão me desculpar mas a culpa é, inteiramente, nossa. Actualmente, o nosso clube parece um nobre que pavoneia-se na alta sociedade, com um titulo ganho por alguém de mérito.

Meus amigos, 1 campeonato, 2 taças, 1 supertaça e 1 taça da liga, em 15 anos, e, a culpa é das arbitragens corruptas e da imprensa desestabilizadora. Tenham dó. Não gastemos as energias com isto, é fraco, muito fraco. Vamos construir algo melhor. Vamos projectar o futuro sem culpar os outros, sem olhar para os outros, sem copiar os outros, sem o peso do passado mas, com uma identidade própria que marque uma nova era.

Trabalho, organização e ambição, são estes os pilares para construir uma nova era gloriosa. É este o projecto do Benfica onde devemos concentrar energias, sem excepção, dirigentes, técnicos, jogadores, sócios e simpatizantes, cada um nas suas possibilidades e responsabilidades, vamos fazer por isso. Enquanto não houver empenho, sacrifício, coesão, solidariedade, disciplina e vontade de superação, dificilmente, mudaremos o rumo da história.

Como dizia um certo Mestre.
A FORÇA está connosco!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Eu não sou paranoico

No dia em que o FCP joga com o Manchester,esta é a capa de um dos jornais desportivos .Não faz sentido,ou talvez faça.Sinceramente só em portugal...................

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Faço minhas as palavras

Andava procurando uma forma de arrumar as ideias, quando vejo este excelente momento do Pedro Ribeiro. Apreciem.

À espera de Dom Sebastião


Volta SPECIAL ONE.Só tu nos podes salvar do naufragio.Com o dinheiro que o Abramovich te deu ,podes comprar a SAD do benfica e SALVAR o benfica

Benfas 0 - Académica 1

Devo confessar que apenas estou a escrever hoje, não só por ter estado fora no fim de semana, mas também por estar (ainda) com uma azia dos diabos, é que nem as amêndoas me caem bem no estômago.
Mais um fim de semana á Benfica, em que jogámos (muito) melhor que na Reboleira, mas que ficámos a zero na questão dos pontos, se de outras vezes nos queixámos dos árbitros, desta vez podemo-nos queixar dos postes e da trave (nunca dos jogadores que se fartam de ganhar €, mas correr tá quieto) que se fartaram de meter á frente das bolas que iam entrar na baliza.
Se fiquei frustrado com os falhanços do David Luiz e Aimar, quando a Académica meteu o golinho da vitória, até o bocado de cabrito que estava a degustar se atravessou na garganta!

Agora falando a sério, a meu ver, a época está perdida, e não se pode apenas culpar o treinador e cometer a burrada de outros anos e mandar o espanhol para casa, vamos dizer e pensar como fazemos á muito tempo "fica pró ano!" e ver se o "nuestro hermano" se porta como deve de ser, e no final da proxima epoca, aí sim, cobrar-lhe todos os titulos a que temos direito!

E mais não digo, porque mesmo passado 3 dias, a AZIA perdura....

Não há paciencia



Por amor da santa,não deixem este gajo falar.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Estranho emprego - Treinador do Benfica

Aviso prévio: Continuo a apoiar a continuidade de Quique Flores

Eu aceito que há dias em que as coisas não correm bem mas, ainda assim, como é possível o Benfica jogar daquela forma na Reboleira? Não acredito que tenha sido apenas um dia mau, pois já são dias maus a mais para isolar este jogo. Com um inicio de temporada prometedor, é difícil entender este retrocesso a um estado exibicional tão primitivo. É incompreensível a forma como a equipa se tem exibido nos últimos tempos. A bola parece quadrada e anda ali aos repelões, ninguém pensa o jogo, a equipa adopta uma postura submissa, sente-se mais à vontade no contra-ataque, usa e abusa do futebol directo e do pontapé para a frente, um lance com mais de três passes certos surge como excepção e, é incapaz de matar o jogo quando surge a oportunidade. O Benfica é a imagem de um grande que joga à pequeno. A realidade é que ao fim de 9 meses de trabalho e 37 jogos realizados, o futebol da equipa não convence ninguém.
Na minha perspectiva, Quique Flores tem cometido alguns erros que ajudam a explicar o actual estado das coisas.

1º O titular da baliza

Num posto sensível como é o de guarda-redes, a não existência de um titular indiscutível provoca insegurança, pois o medo de errar é maior. Apesar de considerar Quim o melhor, esta rotatividade é prejudicial.

2º O parceiro de Luisão

Outro posto sensível que continua indefinido. A dupla de centrais deve-se conhecer bem para criar as suas rotinas e dinâmicas. Na Reboleira, Quique apresentou a 6ª dupla esta época e, mostrou a Sidnei que é agora o 4º central, quando já foi o 2º.

Katsouranis e Yebda

A insistência nesta dupla tem retirado dinâmica à equipa. Yebda parece mais um clone barato do grego, do que o seu complemento em campo. A ausência de um jogador mais culto, tem prejudicado a fluidez do futebol encarnado.

Desperdício de talento

O Benfica investiu nas duas últimas épocas 60 milhões de euros na construção do plantel, talento existe, no entanto, só esporadicamente ele desfilou nos relvados. Quique como timoneiro não pode fugir a esta responsabilidade.

Mas a verdade, é que Quique Flores não está a enganar ninguém, ele não prometeu nada aos benfiquistas, apenas que iria tentar encurtar as distâncias para os rivais e, bem ou mal, isso aconteceu. Muitos tem apontado o seu discurso como ponto digno dos pergaminhos do clube, pessoalmente, vejo-o como correcto e incisivo ao colocar o dedo nas feridas. Com tudo isto, o espanhol coloca-se a jeito para pertencer ao rol dos estranhos relacionamentos, entre treinador e clube. Se recordarmos os treinadores do reinado de Luis Felipe Vieira, temos:

- Trappatoni, depois de ser campeão quis pirar-se daqui
- Koeman, concentrou-se na Liga dos Campeões ansiando um contrato que o levasse
- Fernando Santos, nem o cartão de socio evitou que lhe puxassem o tapete
- Camacho, fugiu a sete pés
- Chalana, apenas por que não havia mais ninguém

Tivemos treinadores portugueses e estrangeiros, prestigiados ou em inicio de carreira, jogando bem ou jogando mal, com vontade de ficar ou desejosos de sair, nenhum criou raizes no clube, veremos o que está reservado a Quique Flores.

Eu reafirmo a convicção de que ele deve continuar e, desculpem-me os benfiquistas, à falta de melhor argumento, acredito por que Rui Costa também acredita.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ESTRELA DA AMADORA 1 benfica 2

Mais uma vez não consegui ver o nosso benfica pela net e com este problema voltei aos meus tempos de juventude ,em que passava as tardes de domingo com o radio colado ao ouvido.E leram bem tardes,não noites,que desde que a sport tv se apoderou do futebol portugues que este passou a ser desporto nocturno.Como não poderia deixar de ser, o protagonista do jogo foi............adivinharam o ARBITRO.Ainda não compreendi como é que se consegue "jogar" tão mau futebol.Como é que é possivel um candidato ao titulo "jogar" tão mediocramente.Na quinta feira ou sexta feira o Ruben Amorim bem dizia que os jogadores de futebol quando pisam o relvado esquecem todos os problemas e vivem o jogo,neste caso os jogadores do ESTRELA esqueceram que esta epoca ainda não viram a cor do dinheiro e os jogadores do benfica esqueceram-se de como é que se joga futebol.Foi um jogo que apenas valeu pelo resultado,em que se viu um benfica pequenino e um ESTRELA gigante.E que realmente não consigo comprender como é que aqueles FIlhos Da #$#%&% dos jogadores do benfica que estiveram em campo na reboleira justificam os ordenados milionarios que auferem.Digam-me.Não há paciencia.E RUi COSTA, os jogadores do benfica este mes não merecem ordenado.