segunda-feira, 25 de maio de 2009

Assim espero!




COMUNICADO


A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo
248.º do Código dos Valores Mobiliários e da alínea i) do artigo 3.º do
Regulamento da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários nº 4/2004, e com
o objectivo de suster toda e qualquer especulação, informa que:

1) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores celebraram e mantêm em
vigor um contrato de trabalho válido até ao final da época desportiva
2009/2010;
2) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores têm estado a debater as
condições relativas à preparação da nova época desportiva;
3) A SL Benfica SAD não tem intenção de avançar com qualquer rescisão
unilateral do actual contrato;
4) Não existem negociações em curso relacionadas com o contrato em vigor.

O Conselho de Administração

25 de Maio de 2009

domingo, 24 de maio de 2009

Benfica 3 - Belenenses 1


E assim acabou uma época. Uma vitória que não deixou de ter dose de sofrimento, que concretizou a primeira reviravolta no marcador, que deixou boas indicações de futebol, que não deixou de ter a normal lentidão mas, sobretudo, deixou inúmeras questões no ar. Não vou me pronunciar sobre elas, já exprimi a minha opinião, noutras ocasiões e, mão estou interessado em repeti-las, vou aguardar pelas definições.
Voltando ao jogo, um aplauso para o público que marcou presença considerável mesmo sem nenhum motivo de interesse ( ao nível competitivo ). Destaco a veia goleadora de Cardozo, o labor de Maxi Pereira e a irreverência de Urreta.
Para finalizar e sem demagogia, ironia ou, qualquer outra coisa acabada em "ia", digo que o futuro poderá ser muito feliz, para o Glorioso.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ramires


Está confirmado o segundo reforço para o plantel 2009/10. Ramires é um forte investimento da SAD encarnada, 7,5 milhões de euros por 5 temporadas. Internacional olimpico pelo Brasil e considerado o melhor médio no Brasileirão'08, foi chamado pelo seleccionador brasileiro para a selecção canarinha, pela 1ª vez. Com 22 anos de idade, chega à Europa para representar o Glorioso, onde se espera que viva muitas glórias.

domingo, 17 de maio de 2009

Braga 1 - Benfica 3


Neste penúltimo jogo da Liga, estava em causa o 3º lugar com o confronto entre 2 clubes separados por 4 pontos, saindo o Benfica com o ultimo lugar do pódio assegurado.
O jogo começou com o Braga a carregar no acelerador, o que levava a pensar que iria ser um jogo muito complicado (outra vez) para o Benfica, mas numa boa jogada e um óptimo passe de Katsouranis, e algumas culpas do guarda redes Eduardo, aos 7 min. o Cardozo marca um belo golo de cabeça.
Numa noite muito má para o Eduardo, surge o 2º golo marcado pelo DiMaria, após insistência do mesmo, e um mau passe do guarda redes do Braga.
Com o chegar do final da primeira parte, fui assaltado pelo pensamento de sempre "será que aguentamos o resultado?"
Com o reinicio do jogo e com o crescendo do Braga, pensei o pior, mas logo aos 2 minutos marcou o Urreta o 3º do Benfica, diga-se de passagem, de grande pormenor tecnico, a passar por defesas, guarda redes e a mandá-la lá para dentro.

De salientar a arbitragem, que na minha opinião, foi um pouco cautelosa de mais, especialmente nos cartões amarelos por puxões de camisola no meio campo, quando ficaram por sancionar algumas entradas mais duras.

Com a expulsão do Yebda, o jogo mudou, com o Braga a carregar no pedal, mas algo foi diferente... o Benfica defendeu melhor, com uma boa substituição, a meu ver do Carlos Martins pelo DiMaria, que manteve a consistencia defensiva e ainda deu para subir umas vezes até á area do Braga.

O golo do Braga veio no fim do tempo regulamentar, com um penalti cometido pelo Miguel Victor, a meu ver desnecessário, uma vez que o Alan já não conseguia dominar a bola para marcar.
O penalti foi marcado pelo Luis Aguiar que deu o golo de Honra ao Braga, e menos uns pontinhos á defesa do Benfica na Liga Record...

Resumindo foi um bom jogo, como eu já não via há umas valentes jornadas, mas não apaga tudo o que foi dito e escrito sobre o Benfas 2008/2009.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Semana negra

Vou falar de uma semana que começou no sábado e termina hoje, sexta-feira. Considero-a negra por que vi, neste período, ruir tudo o que o restava de esperança, num projecto e numa estratégia definida. Foram factos concretos, especulações, fugas de informação, anúncios, desilusões, quebras e silêncios, tudo contribuindo para afundar mais o actual estado das coisas.

Sábado - Mais um jogo tristonho, um mau resultado e o fim do sonho de, pelo menos, chegar à Liga dos Campeões.

Domingo - O nosso presidente repete um discurso gasto, " isto tem de mudar e vai mudar", é a repetição de outros anos, começa na equipa maravilha, no primeiro sinal de alarme dispara na imprensa e nos árbitros e, termina na mudança.

Segunda - Surgem os primeiros nomes para substituir Quique Flores ( é impressão minha ou ele ainda não foi despedido ) de um lado é Scolari, do Jorge Jesus.

Terça - Os treinadores continuam a fazer as manchetes nos jornais, entretanto, surgem noticias de mal estar dentro do clube, nomeadamente, entre LFV e Rui Costa.

Quarta - Para além dos treinadores, que já dão a táctica que irão utilizar no Benfica, usam-se nomes de jogadores, para colorir as capas.

Quinta - O clube reúne com emissários do Cluj, da Roménia, segundo consta, para negociar a contratação do defesa Álvaro Pereira.

Sexta - Demite-se um dirigente do clube, ainda que não seja uma figura muito importante, sempre é um abandono.

Quem chega ao dia de hoje, fica com a ideia de que:

Objectivos - Falhados
Projecto - Para por na prateleira
Contratos - Papel para rasgar
Estratégia - Não foi cumprida
Estabilidade - É grupo!

Espero que as próximas semanas possam desmentir alguns destes aspectos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vamos acabar com a palhaçada!


Esta noticia, "Rui Costa e LFV em rota de colisão" saída num jornal, motivou a seguinte reacção do glorioso.

Comunicado


Lamentável

É cíclico, é intencional, mas fundamentalmente é falso. Esta é a realidade de algum jornalismo que, mais do que factos, prefere a ficção. E é esta procura sensacionalista e distorcida, esta tendência pela especulação mais básica, sem qualquer respeito pelas normas deontológicas que regem a profissão, que está a matar a credibilidade de alguma imprensa.
Mas, como isto é cíclico, intencional e falso, o Correio da Manhã, na sua edição de hoje, fala de um “choque”. O chocante mesmo é ver em que mãos andam algumas carteiras profissionais de jornalistas e verificar a intencionalidade e periodicidade com que este jornal publica notícias provocatórias e sem qualquer fundamento. Se o sócio puder evitar comprar este tipo de imprensa garantidamente passará a andar mais bem informado!

Ora aí está uma medida digna de louvor. Eu atreveria-me a ser mais radical, pedindo que os benfiquistas deixassem de comprar todos os pasquins que se tem divertido e sobrevivido, à custa do Benfica. De igual forma as televisões. A direcção deve eliminar essa corja das instalações do clube. O Benfica tem o seu jornal e, mais importante, tem o seu próprio canal televisivo. Se deixar-mos de alimentar essa especie quer com noticias quer lhes comprando o serviço, de certeza que passaram a respeitar mais o glorioso.

A todos os benfiquistas faça-se cumprir a vontade da direcção, eu já aderi, e você?

terça-feira, 12 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O D. Sebastião versão 2009/10


Para variar, na proxima epoca vamos ter um novo treinador,ao que parece o Jorge Jesus,actual treinador do Braga vai ser o proximo treinador do Glorioso.Mais um D. Sebastião que ira salvar o Benfica do abismo.A ver vamos.

sábado, 9 de maio de 2009

Basta já não há saco!!!

É com uma tristeza profunda que hoje decidi escrever novamente no blogue, talvez impulsionado por mais uma vergonhosa exibição da nossa equipa, que eu começo a ter dificuldade em chamar de glorioso.
Pois bem, depois de um inicio em que se desculpava alguns resultados menos positivos, com a mudança de comando técnico, assimilação de novos métodos de trabalho, nova táctica e novos jogadores, a equipa foi conseguindo ganhar e manter-se sempre na luta pelos lugares cimeiros. Conseguimos ser campeões de Inverno, pena é que o campeonato seja tão longo, e isso dava algum alento a todos os benfiquistas.
A eliminação precoce na taça UEFA e na taça de Portugal, era motivo de alerta mas a classificação no campeonato dava-nos alento para acreditar, mas rapidamente notamos que o Benfica não estaria na luta até ao fim. E se a vitória na taça da Liga poderá no mínimo enriquecer o museu, a maneira como ela foi ganha foi triste.
Resumindo mais uma época medíocre do nosso Benfica, voltamos a cair no erro de contratar vários jogadores, deixamos de ter referências no clube, não se conseguiu criar um modelo de jogo, não se conseguiu evoluir jogadores como Di Maria, Urreta e Sidnei, e principalmente não se criou um modelo desportivo onde a aposta na formação seja uma prioridade e que a contratação de jogadores seja apenas para acrescentar qualidade ao 11 inicial e não para retirar espaço ao lançamento de jovens jogadores.
É difícil continuar a ver o Benfica a cometer os mesmos erros ano após ano, deixar que os caprichos dos novos treinadores imperem nas contratações, insistir na contratação de treinadores estrangeiros pagos a peso de ouro, sem resultados desportivos que o justifiquem.
Por favor parem e reflictam sobre o rumo que o clube deverá tomar, mais vale fazer um ano zero em que digam que não são candidatos ao título e que vão procurar criar condições para os próximos anos conquistarem títulos, do que de ano para ano andarem a dizer que tem equipas maravilhas, que é o melhor plantel dos últimos anos, que este ano é que é.

BASTA JÁ NÃO HÁ SACO!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Não dá para concordar

Já não bastava a equipa de futebol exibir os mesmos erros do passado, verificamos que no comando e na organização, o clube nada mudou. Estou desiludido. Confesso que depositei enorme confiança e expectativa nesta estrutura, quer na evolução daqueles que ficaram, como na competência daqueles que chegaram. Reconheço que, Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas insistir nos mesmos erros não tem justificação e, dificilmente, se erguerá alguma coisa. É certo que existe muita especulação, desestabilizando o clube e influenciando os adeptos, mas basta analisar os factos, para chegar à minha desilusão.

- Na conferência de imprensa após o jogo da Amadora, Luis Felipe Vieira perdeu uma oportunidade de mostrar uma liderança forte e convicta, não sujeita a tendências e influências, quando falou , vagamente, na continuidade de Quique Flores.

- A recente viagem conjunta de LFV e Rui Costa a Londres, para assistir às meias-finais da Liga dos Campeões, é demonstradora da desorientação existente na chefias do clube. Depois de mais uma derrota da equipa, na Choupana, deixam o treinador desamparado no fogo cruzado de criticas. É triste constatar que o presidente não pode assistir aos nossos jogos e, vai assistir ao dos outros. Para além disso, se a viagem tem o objectivo de negociar jogadores, revela que o presidente se está a intrometer no trabalho do director desportivo.

- O erro da contratação de Patric Lalau (não estou a por em causa o seu valor, se tem qualidade é bem-vindo), revela uma má estratégia na construção do futuro plantel e, demonstra que a dita aposta na formação e no mercado nacional é uma falácia. Maxi Pereira fez uma grande época, mostrando grande fiabilidade, recomendava-se que se apostasse numa solução barata e, se canalizasse o dinheiro noutra posição mais carenciada do plantel.

- O assumir do interesse em certos jogadores, nomeadamente, um lateral esquerdo, vem confirmar a alínea anterior e, acrescenta que os jogadores emprestados, pelo clube, não são levados em conta. O jovem Rubén Lima, formado no glorioso, emprestado ao Desp.Aves e actual titular na selecção sub-21 portuguesa, o seu futuro comprometido. Este facto, apesar de não estar confirmado, insere-se, na mesma linha, do caso de André Carvalhas que foi emprestado, preterido pela pouca utilização de Urreta. Poder-se-á argumentar que o empréstimo, visa o crescimento competitivo do jogador, mas na minha opinião, é preferível, treinar todos os dias com os melhores do que jogar na 2ª Divisão.

E é este o retrato que me incomoda, são demasiados indícios de que o glorioso caminha no mesmo sentido, dos anos anteriores. Custa ver que não se aprende com os erros.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Na proxima epoca.....



O Reyes volta para Madrid,Será que deixa saudades????

E o treinador da proxima epoca é..........

Mourinho
Paulo Bento

Scolari


Manuel Machado



Jorge Jesus, o meu preferido.




Para reflectir

Esta manhã desfolhando a imprensa escrita, deparei-me com esta noticia, "...O Benfica não tem propostas para a venda dos seus jogadores.". Não estou interessado em saber da veracidade da noticia ou, como é que estas coisas se sabem, o que me inquieta é o primeiro pensamento que me ocorreu.

COMO É QUE ALGUÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM JOGADORES DO SLB

A questão é que olhando para os jogadores vemos que;

- são pouco competitivos, passam demasiado tempo parados, tanto no processo ofensivo, quando não tem a bola ficam estáticos impossibilitando linhas de passe, como no processo defensivo, quando a bola não está na sua zona de acção ignoram a marcação ao adversário.

- aparentam não ter honra, nada lhes incomoda, as adversidades acontecem e a reacção é quase nula, as oportunidades de brilharem surgem e são incapazes de as aproveitar.

Na era do futebol global, em que o jogo é, altamente, estudado e analisado, são os jogadores, mentalmente, fortes e, fisicamente, disponíveis os alvos preferenciais. Assim sendo, quando se acusa o clube de incapacidade negocial, ela deve ser repartida com os jogadores que pouco contribuem, para a sua própria valorização.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que é Nacional faz mal


Estamos na reta final do campeonato e..... bem o benfica troca os pés pelas mãos e segue lampreiro com derrota sim ,derrota não.Foi com a Academica e agora com o Nacional,nada a que infelizmente não estejamos a ficar habituados.Temos mais de uma duzia de "jogadores " principescamente pagos a tempo e horas e resultados nada.Da palete de jogadores que entrou este ano, não se aproveita nenhum.E ao contrario do que dizem os autoproclamados "notaveis do clube",NÃO , culpa não é do treinador mas sim da má politica de contratações a granel .De não haver uma politica de continuidade de jogadores e de tactica estrategica de jogo.Temos utilizado a tecnica de terra queimada, todo o trabalho que o treinador anterior é desfeito e ,todas as epocas começamos de novo.Foi com um poucoxinho de veneno que á umas semanas atras que escrevi que quem devia ser o proximo (porque infelizmente o quique não vai resistir) treinador do benfica era o Rui Santos (o super comentador).Porque ele não erra,os reforços para a equipa são verdadeiros reforços, os jogadores são irreprensiveis tacticamente, mas o rapaz nunca treinou uma equipa de futebol e se,ele e os outros,são barras a jogar o PES,a realidade de treinar uma equipa de futebol é totalmente diferente.E sei perfeitamente que não foi por aí que o benfica perdeu o campeonato, mas os cagões do porto ( os seus lacaios de comentadores de "futebol") só conseguiram EMPATAR O JOGO COM O BENFICA COM UM PENALTI INVENTADO PELO ARBITRO.

domingo, 3 de maio de 2009

Mais um bailinho!

Mais uma exibição decepcionante, mais uma derrota, de novo o desagrado e a injúria. Muita conversa fiada, promessas de defesa do orgulho e, novamente, o falhanço e a vergonha. É este triste fado que marca, ano após ano, a vida do Benfica. Dói muito.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Patric Lalau


O Benfica confirmou o 1º reforço para a temporada 2009/10. Patric Lalau é um internacional sub-20 brasileiro, lateral direito promissor muito pretendido no mercado. Posição carenciada no plantel, a aposta num jovem com valor é uma estratégia inteligente, pois o actual dono da posição é um exemplo de trabalho e dedicação.

De nada valerá tecer mais comentários, o futuro dirá de sua justiça mas, se o Benfica escolheu está escolhido e, por isso, é um grande jogador.