sexta-feira, 31 de julho de 2009

Júlio César

O guardião brasileiro de 22 anos de idade, proveniente do Belenenses, assinou contrato de 5 temporadas com o glorioso, num negócio que custará cerca de 500 mil euros. Com nome de imperador, Júlio César, é o 8º reforço encarnado para a presente temporada, jovem com margem de progressão, reencontra Jorge Jesus depois do convivio no clube de Belém. Confesso que desconfio desta contratação e, até vou ser maldoso, convidando-vos a ver este video. Mas se é do Benfica é o melhor guardião do mundo.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Análise ao Novo Benfica

Depois de uma época em que a expectativa era grande, alimentada por nomes sonantes como Pablo Aimar, David Suazo e Reyes, o clube voltou a claudicar e o 3º lugar não foi suficiente para manter um treinador também ele sonante, como o Quique Flores.
Pois bem, quando eu pensava que este ano os dirigentes iriam apenas contratar alguns jogadores que pudessem equilibrar a equipa, eis que voltamos a contratar mais uma debandada de jogadores, alguns com qualidade a confirmar, outros com algum nome e que dispensam apresentações.
Custa-me um pouco ver que o meu clube, que foi dos últimos em Portugal a abrir a porta aos estrangeiros no plantel, esteja agora minado de jogadores estrangeiros, onde se fala maioritariamente um portuguenhol abrasileirado.
Até ao momento contratamos 7 jogadores e Rui Costa deixa no ar que o plantel não está fechado. Mas se somarmos a estes 7, Sepsi, Fábio Coentrão, Roderick Miranda, jogadores que não estiveram o ano passado no clube, já vamos em 10. Pelo que se fala deverá vir mais um guarda-redes, um médio e talvez um lateral esquerdo ou um central, dependerá das saídas, por isso deveremos chegar aos 13. Ora nos últimos anos temos visto que está política não é a mais adequado porque continuar a insistir.

Analisando os reforços que já foram contratados tenho a dizer o seguinte:
Patric – Parece um lateral com pendor mais ofensivo, tipicamente sul-americano, mas que ainda estará longe de poder disputar o lugar com Maxi.
Shaffer – Tal como Patric, é um lateral muito ofensivo, cruza muito bem e espero que aprenda rapidamente a defender porque poderá ser uma agradável surpresa.
Javi Garcia – Jogador praticamente desconhecido, pelo menos para mim, mas que me agradou particularmente pela sua força, posicionamento, conhecimento táctico e sua qualidade de passe. Penso que Rui Costa deverá ter acertado na sua contratação, julgo é que o valor pago pela sua transferência tenha sido um pouco excessiva, vamos ver.
Ramires – Jogador também ele desconhecido até ter sido convocado, pelo Brasil, para a Taças das Confederações. Mas só por esse simples facto o seu passe ficou logo valorizado, somando as internacionalizações, chega ao clube como a grande contratação da época. Para já pouco mostrou, mas pelo que tenho visto será um jogador essencial para equilibrar o meio campo.
Weldon – Avançado que veio, a meu ver, para poder dar alguma velocidade ao ataque e dar outras soluções em que caso de lesão das principais figuras.
Saviola – Para já julgo ter sido a melhor contratação desta época, veio rotulado como um jogador que já estava em final de carreira, mas parece-me que veio com ideias de demonstrar o porque de ter sido considerado o melhor jogador no campeonato do mundo de sub-20.
Keirrison – Com este eu não contava, para já não posso comentar as suas exibições de águia ao peito, mas pelos vídeos que tenho assistido e pelo facto de ter sido contratado recentemente pelo Barcelona, parece-me que será um jogador para lutar pela titularidade com a dupla Saviola e Cardozo.
Sepsi – Depois de já ter estado no clube e de ter sido emprestado ao Racing, esperava-se um jogador mais evoluído, mas parece que 2 anos após a sua contratação a sua evolução foi praticamente zero, pelo que na minha opinião deveria ser vendido.
Fábio Coentrão – Aparece nesta pré-época revigorado, cheio de vontade de mostrar serviço e se na primeira passagem acabou por ser discreto, desta vez parece-me determinado a deixar a sua marca.
Roderick Miranda – Jovem central da formação do clube, júnior de 2º ano poderá ser uma alternativa em caso de lesão dos centrais. Dêem-lhe tempo porque poderá ser um grande jogador.

Na minha opinião os grandes problemas de tantas contratações são:
- Tiram espaço aos jogadores formados no clube, não obtendo nenhum retorno do dinheiro investido na sua formação.
- Adaptação do jogador, ao nosso campeonato e ao país é sempre uma incógnita.
- Aumento da pressão sobre a equipa, visto ter-se investido imenso dinheiro.
- Aumentam a expectativa dos adeptos, logo o fracasso não será tolerado.

Com tudo isto, Jorge Jesus terá a vida bastante complicada, primeiro porque a equipa tem demasiados jogadores habituados a serem 1ª opções, segundo porque a ânsia dos adeptos pela conquista do título é enorme, e depois porque os investimentos feitos nas últimas épocas tem sido significativos, pelo que terão que obrigatoriamente começar a rentabiliza-los. Espero ansiosamente pelo ínicio do campeonato para ver a máquina a funcionar.

VIVA AO BENFICA!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Keirrison


Recém contratado pelo Barcelona, por a módica quantia de 14 milhões de euros ao Palmeiras, chega ao Glorioso por empréstimo de 1 ano, com mais 1 de opção, o sétimo reforço do plantel encarnado. Keirrison de Souza Carneiro, tem 20 anos de idade e foi o melhor marcador do Brasileirão'08 e, este ano em 32 jogos já apontou 24 golos. O brasileiro é um reforço de peso para a frente de ataque encarnada.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Benfica 3-2 Ajax


Bom antes de mais queria dar os Parabéns ao meu clube, por ter ganho um torneio de grande prestígio, onde até a data só os grandes clubes europeus conseguiram ganhar.
De seguida queria dar os Parabéns ao Jorge Jesus, por neste mês de trabalho ter conseguido colocar a equipa a jogar um futebol, que me agrada particularmente e penso que à maior parte dos benfiquistas. Espero que se não melhorarem pelo menos não piorem.
Agora analisando o jogo, penso que mais uma vez a equipa demonstrou aquilo que se tem visto neste Benfica “a moda do Jesus”, um Benfica pressionante quando defende e quando tem a bola no seu poder, faz a circulação de bola, procurando sempre as alas, para chegar com perigo a área adversária.
Destaco na 1ª parte duas situações de jogo, 1º um grande golo de Aissati na própria baliza, a infelicidade do jogador do Ajax, provocou um golo de belo efeito. Mas devo dizer que a pressão que os jogadores do Benfica, faziam logo na área adversária talvez tenha provocado esta situação. E depois queria destacar a excelente jogada do 2º golo do Benfica, demonstrando aquilo que o Jorge Jesus procura para a equipa, rapidez na saída para o ataque com Saviola e Di Maria a serem os elementos com maior destaque.
No final da 1ª parte o Ajax conseguiu reduzir numa bela triangulação, onde na minha opinião Javi Garcia e Luisão poderiam ter feito algo mais.
Na 2ª parte o Benfica fez o 3º golo e dominou praticamente o jogo, a excepção de 10m em que culminou no 2º golo do Ajax e a equipa denotou durante alguns minutos ter perdido ligeiramente o controlo do jogo.
De resto destaco a excelente exibição de David Luiz, foi de extrema importância na defesa do Benfica, compensando ainda a falta de ritmo de Luisão e a ainda falta de adaptação ao futebol europeu de Shaffer. E destaco também o Di Maria que neste inicio de época tem prometido muito e ontem fez algumas jogadas muito boas. Espero que seja este o ano de afirmação de Di Maria.
Quanto aos restantes reforços, Javi Garcia apesar de ter demonstrado estar mais entrosado com a equipa e conseguiu sair algumas vezes a jogar, pena é que estivesse associado aos lances dos golos. Ramires, fez um bom jogo, vê-se que é um jogador que não complica, joga fácil, corre que se farta e irá equilibrar a equipa no meio campo. Shaffer, denota ter uma propensão ofensiva muito grande, e defensiva demonstra ainda não estar no ponto certo para fechar o seu lado. Saviola, penso que veio para demonstrar que Barcelona e Real Madrid deveriam ter-lhe dado mais crédito, para o nosso campeonato creio que irá fazer muita diferença.
A onda que Jorge Jesus começa a ser de grande confiança para o futuro, a equipa está a apresentar um futebol agradável, começasse a ver o dedo de Jesus na forma como a equipa está a jogar e espero que ainda consigam melhorar algum aspectos defensivos, que para mim é neste momento o ponto mais vulnerável da equipa.

Força Benfica, vamos levar esta onda até ao fim…

sábado, 25 de julho de 2009

Benfica 2-0 Sunderland


Mais um jogo do Glorioso nesta pré época e mais uma vitória. É verdade que o jogo não foi dos melhores jogos que a equipa já realizou neste inicio de época, mas o que é facto é que nestes 6 jogos em que Jorge Jesus já realizou no comando do clube, a equipa tem apresentado alguns bons momentos.
Realço a dupla atacante, Cardozo e Saviola, julgo que é de longe a melhor dupla atacante que se viu nos últimos anos. Apoiados por Aimar e Di Maria, penso que teremos poder ofensivo para atacar o título. Tenho gostado essencialmente como estes quatro elementos têm funcionado no ataque, Saviola e Di Maria com a sua velocidade, Cardozo com o seu poder finalizador e Aimar como maestro do jogo ofensivo da equipa. Espero não me enganar mas penso que iremos marcar muitos golos com estes meninos.
Ramires denota ainda alguma falta de entrosamento com os restantes colegas, mas creio que irá fazer jus a alcunha de queniano, muito combativo e não virá a cara a luta, enquanto Javi Garcia demonstrou estar um pouco agarrado a posição, muito embora demonstrou que fisicamente é muito forte e acredito que mais habituado a táctica/posição, poderá ser uma boa surpresa esta época. Também terá mesmo que justificar o forte investimento na sua aquisição.
A defesa esteve bem e espero que consigam manter o Luisão pois é de facto o patrão e a voz de comando da equipa. Queria só deixar uma palavra ao Shaffer que pareceu-me, neste inicio de época, estar um pouco melhor que Sepsi.
De resto, tenho gostado da pressão que a equipa tem feito sobre os adversários, o facto de quererem começar as jogadas na defesa e não fazendo chutão para a frente, muita posse de bola, mudanças de posições, algo que já não se via há algum tempo, tenho gostado daquilo que a equipa tem apresentado, espero que o entusiasmo de início de época não seja apenas isso mesmo e que a equipa consiga manter esta toada até final.

FORÇA BENFICA

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Weldon


O sexto reforço encarnado, provavelmente o último, é um conhecido do nosso futebol, depois de uma óptima passagem pelo Belenenses, na época 2007/08, onde conseguiu 12 golos em 27 jogos, e excelentes exibições. Quase a fazer 29 anos ( principio de Agosto ), torna-se a alternativa à dupla atacante do Benfica, El Conejo-Tacuara. Avançado possante e veloz, traz outras possibilidades a Jorge Jesus, de montar estratégias diferenciadas. Num negócio de 180 mil euros, o brasileiro vindo do Sport Recife, poderá ser uma agradável surpresa esta temporada.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Benfica 1 - Atl.Madrid 2

Apresentação da equipa aos adeptos, um clima de festa fabuloso, no entanto, a primeira derrota. Mas o desaire não traduziu a produção de jogo, o Benfica foi mais ofensivo, controlou o jogo marcando os ritmos, contudo a eficácia foi dos espanhóis. Entrega ao jogo, assumir o comando do jogo, são algumas ideias bem patentes na equipa, revelando o cunho do treinador. Os resultados são importantes, mas não determinantes nesta fase da época. O mais importante é verificar a resposta da equipa e, hoje perante um adversário que defende muito bem, fechando os espaços de manobra, o Benfica deu uma boa resposta. O caminho faz-se caminhando e, a nossa rota parece ser a mais certa. A ver vamos.

Javi Garcia

Javi Garcia é o 5º quito reforço encarnado, o jovem espanhol chega dos galacticos por uma verba avultada, 7 milhões de euros. É um forte investimento e uma clara demonstração de que o título é para se conquistar. Com um contrato de 5 temporadas, Javi Garcia poderá dar seguimento à sua carreira, onde pontifica a presença em todas as selecções de formação espanhola. É por pura intuição minha, mas acredito que o espanhol vai ser grande reforço e, dar muitas alegrias à massa adepta.

sábado, 18 de julho de 2009

Benfica 2 - Olhanense 1

Cheirinho a campeonato nacional.
Esta noite o Benfica conquistou pela 3ª vez, o Torneio do Guadiana, vencendo na final o recém primodivisionário Olhanense. Foi um bom jogo, competitivo e aguerrido, onde o glorioso conquistou uma vitória suada e importante. Julgo que foi o melhor jogo desta pré-época, não pelo aspecto técnico mas pela importância do resultado. Era o primeiro jogo contra uma equipa nacional, recheada de jovens que querem mostrar valor e, com a adicionante de muitos deles serem emprestados pelos tripeiros, que já trazem no sangue o ódio ao glorioso. Uma nova reviravolta no marcador, abrilhantou ainda mais a conquista. Neste torneio, o Benfica não foi tão entusiasmante como fora na Suiça, os adversários do torneio algarvio, demonstraram uma maior agressividade defensiva obrigando o Benfica a encontrar outras soluções. Jorge Jesus, certamente, terá ficado satisfeito com a resposta da equipa, é certo, que como ele diz, ainda muito à a fazer mas uma vitória é uma vitória e, a moral em alta, ajuda muito.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Benfica 2 - Atl. Bilbau 1

Primeira exibição em território nacional, perante o público algarvio, o Benfica realizou em termos técnicos, o mais fraco jogo até agora. Denotando alguma fadiga, o que é natural, o glorioso fez uma 1ª parte pobre, insistindo no passe longo sem aproveitamento e, não pressionou a bola no meio campo adversário. Consequências disto, os espanhóis controlaram o jogo embora sempre importunar demasiado a nossa linha defensiva. Ao intervalo, Jorge Jesus rectificou e o Benfica trouxe o que o treinador quer, posse de bola com progressão em passes curtos e, pressing no meio campo adversário para ganhar rapidamente a bola. Foi uma 2ª parte, totalmente, dominada pelo glorioso que justificou plenamente a vitória, após uma reviravolta no marcador. Foi mais uma etapa cumprida na preparação do Benfica, que deixa optimas indicações.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Benfica 2 - Shakthar Donetsk 0

Ontem o nosso glorioso bateu o actual detentor da Taça UEFA, deixando os benfiquistas cheios de esperança. É importante colocar os pés no chão e, perceber que agora tudo é novo, os jogadores procuram ganhar a confiança do treinador, as equipas não encaram todas da mesma forma este tipo de jogos e, por isso, as ilações estaram sempre condicionadas. Contudo, uma vitória é uma vitória, e um garante de moralização, mais a mais, perante o valor do adversário, a fase adiantada da sua preparação e o cansaço natural dos nossos jogadores, depois do jogo do dia anterior. A exibição frente aos ucranianos, confirmou as expectativas do dia anterior, um futebol de trocas de bola rápidas, já com uma ideia de jogo, uma pressão alta ganhando muitas bolas no meio campo adversário, uma boa ocupação dos espaços e uma defeciente cobertura das bolas paradas.
Destaque para a jogada do 1º golo, com a bola a ser trocada por vários jogadores até se aninhar no fundo das redes e, para a 2ª linha de jogadores que mostrou um melhor entrosamento, cobrindo bens os espaços e desenvolvendo jogadas de perigo.
O estágio da Suiça termina, depois dos jogos e dos treinos de hoje, o Benfica viaja amanhã para o Algarve. Na bagagem vão as sementes que permitem sonhar, força Benfica.

domingo, 12 de julho de 2009

Benfica 2 - Sion 2

E a bola começou a rolar, os corações de novo a palpitar, as esperanças de renovadas de uma época em grande. Nestes jogos de pré-temporada, os adeptos começam a adorar ou irritar-se com isto ou aquilo, com fulano ou sicrano. Contudo estes jogos servem para aperfeiçoar dinâmicas e ganhar ritmos de jogo, é o colectivo, que importa e tratara o conforto aos jogadores. No jogo de hoje, ficaram para já alguns pontos importantes.

- a táctica, este ano o esquema será o 4-4-2 losango
- a figura do organizador de jogo, com Aimar a pautar o jogo
- constantes trocas de bola, evitando o passe longo
- a fragilidade nas bolas paradas

Globalmente, o Benfica controlou bem o jogo, jogou melhor ofensivamente que o adversário, defensivamente não permitiu jogadas de perigo do opositor e, não fosse as bolas paradas e as desconcentrações do Yebda e do Quim, poderíamos alcançar a vitória. Um bom aperitivo para começar.

sábado, 4 de julho de 2009

91,74%

Luís Felipe Vieira foi reconduzido no cargo de presidente do Sport Lisboa e Benfica, a esmagadora maioria dos sócios deram legitimidade a que cumpra o seu 3º mandato, podendo tornar-se no presidente com mais tempo de exercicio. O periódo eleitoral foi vivido de forma recambulesca e, certamente, mais esquezitices se irão passar nos próximos tempos. Opinar sobre o que foi, o que será ou o que podia ser, é desgastante e demasiado escalpelizado pela opinião pública, o que importa é que temos presidente, e ainda bem. É de assinalar que nos 3 actos eleitorais, em que LFV participou, ultrapassou sempre a fasquia dos 90% dos votos. Julgo que é esmagador e, prova inequivoca da vontade dos associados. Parabéns LFV, e que nos dês muitas alegrias.

VIVA O BENFICA

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tricampeões


Parabéns aos jogadores e equipa técnica de futsal, por tão brilhante feito, é o 5º título de campeão nacional, terceiro consecutivo, fazendo assim a dobradinha esta temporada. Uma época brilhante.

VIVA O BENFICA