segunda-feira, 21 de março de 2011

P.Ferreira 1 - Benfica 5

Num jogo que se antevia difícil o Benfica soube torná-lo fácil, com uma entrada muito forte com muita dinâmica e excelentes jogadas de futebol que roçaram a perfeição, o Benfica chegou aos 3-0. A partir daí a equipa passou a gerir a bola e o Paços procurou recuperar da desvantagem, ficou bem patente a qualidade da equipa pacense que conseguiu criar inúmeras dificuldades ao último reduto encarnado, mesmo no período em que já estava reduzido a 10 elementos. Na recta final o Glorioso acelerou um pouco e alcançou mais 2 golos por intermédio do grande capitão. Foi uma excelente noite para o Benfica pois alcançou uma goleada num campo difícil e conseguiu gerir o plantel com o descanso de Coentrão e Sálvio mais as substituições estratégicas. Estando perdido o campeonato é muito bom verificar que a equipa continua motivada para o que resta da temporada.

Roberto, 8 - Esteve muito atento efectuando boas defesas, foi traído no golo sofrido.
Maxi, 8 - Controlou o seu espaço defensivo e soube ser acutilante no ataque.
Luisão, 8 - Sempre concentrado no jogo não deu veleidades ao ataque pacense.
Jardel, 6 - Algumas hesitações no momento de atacar a bola.
Carole, 5 - Mostrou-se tímido e acabou por dar muito espaço no seu flanco.
Javi, 8 - Muito bem a compensar os companheiros.
Gaitán, 8 - Pouco dinâmico mas excelentes pormenores técnicos, golo fantástico.
Jara, 7 - Esteve exageradamente individualista o que prejudicou a avaliação final.
Aimar, 8 - O maestro da orquestra tocou bem a música.
Cardozo, 7 - Marcou o penalti sem falhar, ufa!!!
Saviola, 7 - Inventou o golo de Aimar e outras boas jogadas.
Peixoto, 5 - Não acrescentou nada ao jogo.
C.Martins, 5 - Podia ter sido feliz mas complicou.
N.Gomes, 9 - Dois golos e muitas tabelas bem feitas, o que se pode dizer mais.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PSG 1 - 1 Benfica

Foi um jogo sofrido, o do Benfica esta quinta-feira em Paris. A vantagem que traziam de Lisboa (2-1) era escassa e, apesar de praticamente jogar em casa, tantos eram os portugueses no Parque dos Príncipes, a equipa sentiu dificuldades para assegurar a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa.

A diferença de qualidade dos dois conjuntos - o Benfica é claramente mais equipa - foi menos evidente do que se pensaria. O golo de Gaitán, aos 26 minutos, teve o efeito de descontrair o onze, que pareceu tentado a gerir o resultado a partir daí - tendo sido surpreendido pelo golo (melhor, pelo golaço!) de Bodmer, pouco depois.

Empolgou-se o Paris Saint-Germain e até final da primeira parte só deu franceses. Mas ficava a sensação de que o Benfica, se acelerasse o seu jogo, conseguiria facilmente pôr a nu as debilidades defensivas do adversário.

Segunda parte mais animada

A segunda parte foi melhor em tudo. Houve mais emoção, mais velocidade, mais situações de perigo - sobretudo, houve mais Benfica.

A mudança foi evidente logo após o intervalo. A velocidade e técnica individual insuperável de Fábio Coentrão (que grande jogo, outra vez!), Gaitán e Salvio vieram ao de cima e por mais do que uma vez o Benfica esteve perto de arrumar a eliminatória. Não o fez e acabou encostado lá atrás, com o forcing final do Paris Saint-Germain quase a obter resultados.

Foi um jogo de luta e entre-ajuda, em que soubemos sofrer e, ao mesmo tempo, criar oportunidades.
Amanhã saberemos quem nos calha pela frente.

Roberto - 9 - exibição muito boa, com duas defesas decisivas.
Maxi Pereira - 8 - mais um bom jogo. Bem a defender, mas menos efusivo a atacar.
Luisão - 10 - o comentário é sempre o mesmo: excelente.
Sidnei - 6 - a dormir num lance da segunda parte, ia permitindo que o adversário marcasse golo nas suas costas. Podia ser mais agressivo.
Coentrão - 10 - o homem do jogo. Parece que não se cansa. Teve jogadas geniais e tentou oferecer o golo aos avançados. Excelente a defender.
Javi Garcia - 8 - grande jogo. Com ele em campo, a história é outra.
Aimar - 8 - a forma como cuida a bola é do outro mundo. Disponível para defender e ajudar a defesa.
Gaitan - 9 - esteve com a corda toda e lançou muitos ataques. Num lance de pura inteligência, marcou o golo de fora da área. Olhou para a área para centrar e chutou à baliza sem preparar o remate. Enganou bem o guarda-redes.
Salvio - 8 - grande jogo. Ajudou na defesa e pôs a cabeça da defesa francesa em água. Muito bom!
Saviola - 6 - jogo apagado. Alguns passes errados, quando se pedia passes mortíferos.
Cardozo - 6 - um jogo feio, mas com muita entrega. Segurou os defesas adversários. Muitas perdas de bola na recepção.
Carlos Martins - 7 - passou despercebido a atacar, mas entregou a sua raça ao meio-campo defensivo.
Peixoto - 7 - entrou bem no jogo. Arrancou umas faltas junto à linha e cortou o que havia para cortar.
Jardel - 6 - não sei se tocou na bola.

domingo, 13 de março de 2011

Benfica 1 - 1 Portimonense

Com o campeonato praticamente decidido JJ não teve dúvidas em lançar vários jogadores novos na equipa, e como é natural as coisas não correram bem.
A equipa sem ritmo de jogo, sem grande entrosamento, e com bastante dificuldades em suster os ataques do Portimonense.
Foi um jogo sem grande história onde o Benfica não conseguiu impor a sua superioridade e onde o Portimonense espreitou sempre a oportunidade de sair no contra-ataque.
O campeonato está decidido, vamos ver se temos arte e engenho para seguir em frente na Liga Europa, pelo menos mais uma eliminatória.

Moreira - 6 - Teve um boa defesa a evitar o 1-2.
Luis Filipe - 5 - ...
Roderick - 4 - Ainda tem de aprender umas coisitas com o Capitão Luisão...
Jardel - 5 - Vai ser difícil substituir David Luiz
Carole - 6 - Bons pormenores, pode ser que se faça.
Ayrton - 6 - Regular.
Felipe Menezes - 5 - Será que os nossos miúdos não merecem uma oportunidade...
Pablo Aimar - 6 - Sozinho era difícil.
Cesár Peixoto - 5 - Mais do mesmo...
Kardec - 5 - Luta muito, mas é pouco efectivo...
Jara - 7 - O mais inconformado...
Gaitan - 5 - Não trouxe nada de novo.
Salvio - 5 - Esta a quebrar fisicamente...
Nuno Gomes - 9 - Entrou e marcou, julgo que merece mais minutos...

A velha fórmula!

Hoje regressa o campeonato, quer dizer um conjunto de 8 jogos para o Glorioso ensaiar tácticas e rodar jogadores, no fundo 8 treinos de conjunto. Depois do que se passou em Braga o campeonato está entregue e não vale a pena hipotecar outras competições para disputar uma prova inquinada à muito.
A época passada com o processo Apito Dourado em fase final, o sistema meteu férias e o campeonato decorreu sem grandes polémicas, as situações surgidas foram mais da incompetência dos árbitros de que por estratégias definidas. Ainda assim houve quem procurasse desvalorizar o titulo do Glorioso, conquistado com todo o mérito e com um grande futebol, com as histórias dos túneis. No decorrer da época as sentenças do processo Apito Dourado foram lidas e sem surpresa o sistema não foi condenado, estava assim aberto o caminho para o regresso da vilanagem. Com o inicio desta época assistiu-se a hábitos antigos do nosso futebolzinho, o Glorioso com arbitragens vergonhosas a condicionar a equipa e os naturais empurrões ao clube do sistema. Olhemos para as 4 primeiras jornadas onde o Benfica ficou logo a 9 pontos do líder do sistema.

1ª - Na Luz o Benfica perde com a Académica, ficando 2 penaltis por marcar sobre Saviola e Javi Garcia e ainda no 2º golo academista um controlo da bola com a mão no início da jogada. Faltou rigor algo que não faltou na Figueira da Foz para assinalar uma penalidade duvidosa que permitiu vencerem o jogo.
4ª - Em Guimarães o Benfica foi aniquilado por um tal de Benquerença, 2 penaltis e um golo mal anulado transformaram uma vitória certa numa derrota. No Dragão uma carga na área de Beluschi sobre Paulo César aos 90 minutos podia permitir o empate ao Braga.

Acrescentar ainda que existiu uma enorme ligeireza para amarelar os jogadores do Benfica nestas primeiras jornadas. Como se pode constatar se houvesse o mesmo rigor para os 2 lados à 4ª jornada o Benfica teria 9 pontos (3v1d) e o sistema 8 pontos (2v2e), curioso não acham. Sem esmiuçar o meio do campeonato olhamos para os últimos jogos, não satisfeitos com a vantagem de 8 pontos procuraram travar o Glorioso que tinha recuperado a força do ano passado. A 1ª tentativa foi em Alvalade com a expulsão injusta de Sidnei ainda na 1ªparte, acreditando que os leões depois fizessem a parte deles, assim não aconteceu. Tiveram então que apontar a Braga para resolver a coisa e conseguiram vejamos os factos.

- o fabuloso Xistra era o único árbitro disponível para o jogo, acreditam que sim?
- golo anulado a Jara por fora-de-jogo inexistente
- amarelo disparatado a Luisão
- Kaká não teve o mesmo rigor de Luisão e escapa a amarelo na falta sobre Cardozo aos 25m, quando foi amarelado aos 37m ia para a rua
- Injusta expulsão Javi Garcia que sofre carga violenta de Alan e falta assinalada ao Benfica que resultaria no empate
- Kaká escapa à expulsão aos 57m e aos 65m
- Aos 77m a quando do golo de Mossoró o lance é precedido de carga sobre Airton na linha lateral 

O trabalho está feito e bem feito, apesar de o Benfica também ter culpa de não reconquistar o campeonato (falarei disso noutro artigo) e o clube que irá ganhar também ter o seu mérito, custa muito perceber que não se joga com as mesmas armas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Benfica 2 - PSG 1

Noite europeia na Luz após uma derrota dolorosa no campeonato a pedir uma resposta forte da equipa, mas também dos adeptos que foram inexcedíveis no apoio à equipa, mas foram poucos, por quê? O Benfica até deu sinal de poder ser uma grande noite com o remate de Gaitan, contudo logo se percebeu que iria ser o contrário, uma noite complicada com os franceses muito perigosos no contra-ataque e com uma estranha intranquilidade defensiva dos encarnados. Os franceses adiantaram-se no marcador e até podiam dilatar a vantagem aproveitando o desnorte encarnado, o Benfica teve que arregaçar as mangas e ir atrás do prejuízo. Com muito coração e garra o Benfica através de Maxi e Jara, conseguiu dar a volta ao marcador e podia até ter ido mais longe, tivessem os jogadores encarnados sido mais tranquilos e inteligentes no último passe e os 10! olhos visto o penalti sobre Saviola.

Roberto, 6 - Foi obrigado a trabalho desde muito cedo e correspondeu.
Maxi, 9 - Foi o uruguaio que puxou pela equipa e foi merecido o golo, grande alma.
Luisão, 6 - Viu-se no turbilhão defensivo, mas acabou por recuperar e regularizar.
Sidnei, 4 - Uma noite desastrada com muitas hesitações e falhas de marcação.
Coentrão, 6 - Após algumas falhas iniciais acabou regularizando a sua prestação com a sua garra.
Javi, 7 - Muito trabalho perante o meio campo francês de onde saiu quase sempre vencedor.
Salvio, 5 - Pouco discernido na hora da decisão, apoiou pouco Maxi defensivamente.
Gaitán, 5 - O mesmo que Salvio, as asas do Benfica estiveram murchas.
Martins, 7 - Demorou a pegar na batuta, mas quando pegou catapultou o Benfica.
Saviola, 6 - Discreto até ao assalto final quando mostrou dinamismo.
Cardozo, 5 - Dois bons remates à baliza, mas muito jogo perdido nos seus pés.
Jara, 7 - É um jogador com alma e acabou por ser feliz.
Aimar, 7 - Foram 19 minutos de magia argentina.
Peixoto, 5 - Entrou bem com uma boa subida ao ataque.

Nota final: Desculpem o meu pragmatismo ou pessimismo, conforme a vossa opinião, mas julgo que será muito difícil o Benfica vencer a Liga Europa. Digo isto porque a equipa acusa um enorme desgaste físico que terá de ser gerido, mas sobretudo porque falta um central de categoria para acompanhar Luisão e um avançado que dê outra dimensão ao futebol encarnado. A ver vamos. 

domingo, 6 de março de 2011

SC Braga 2 - 1 Benfica

Após mais uma vitoria do FC Porto, o Benfica estava obrigado a ganhar mais este jogo para manter a distancia ao líder.
Depois de 18 vitorias consecutivas, infelizmente, o Benfica concedeu a primeira derrota deste ano de 2011, e penso que isso se deve ao desgaste excessivo numa equipa que ainda mantinha esperanças nas 4 frentes que "combatia".

Não costumo falar de árbitros (como o nosso amigo Couceiro), mas o nosso "amigo" xistra hoje abusou, ora vejamos:

- Golo mal anulado a Jara. Na repetição vê-se a linha amarela e todo o corpo de Jara está em posição legal. Lance muito mal invalidado.

- Expulsão perdoada a Káká. O amarelo que viu já seria o segundo (antes quando agarra Cardozo no livre que dá o golo do Benfica não viu cartão. Grande coerência de Xistra, que minutos antes amarelou Luisão por falta idêntica no meio campo). Na segunda parte teve duas entradas feias e cortou uma bola com a mão. Nada motivou o 2º amarelo.

- 1º golo do Braga é ilegal. Vou falar da expulsão já a seguir. No entanto, independentemente da justiça da expulsão o golo resulta de um erro técnico. Uma agressão (?) fora das 4 linhas nunca pode ser convertida num livre dentro de campo, até porque a existir falta é do Alan.

- Expulsão de Javi. Não vou tecer comentários até ver as imagens que, curiosamente (ou não) a Sportv não mostrou.

O que é facto é que o Benfica já andava a ganhar à muito tempo, e arranjou-se maneira de não ganhar, até porque eu não esperava que o Braga se "abrisse" como se abriu com o FCP, e até o Domingos o afirma no fim do jogo na zona mista, que "não sabe" como a sua equipa não joga assim noutros jogos.
Enfim, o titulo fica para o ano, resta tentar ganhar as taças, e ir o mais longe possível na Liga Europa.

Roberto - 4 - Apesar de excelentes defesas, mais um frango...
Maxi - 6 - Lutou, mas o cansaço ganhou.
Luisão - 7 - O único jogador que ainda não falhou esta época.
Sidnei - 6 - Cada vez mais entrosado.
Coentrão - 6 - Está a acusar o cansaço.
Javi Garcia - 7 - Até ser injustamente expulso, essencial no meio campo.
Felipe Menezes - 5 - Não é extremo.
Carlos Martins - 6 - Sempre combatente.
Jara - 6 - Não teve o fulgor habitual.
Saviola - 7 - Marcou o golo do Benfica, mas está muito cansado esta época.
Cardozo - 6 - Anda desaparecido no campeonato.
Airton - 5 - Entrou, mas não esteve bem.
Gaitan - 4 - Não se viu.
Kardec - 4 - Nem valia a pena ter entrado.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Benfica 2 - Sporting 1

Contra as expectativas Jorge Jesus não fez descansar nenhum elemento dos mais utilizados apresentando a equipa na máxima força, demonstrando que quer ganhar a Taça da Liga. Não foi um jogo de elevada qualidade técnica mas foi uma partida de grande emotividade e vibração, como devem ser o derby eterno. Os verde e brancos surgiram personalizados querendo dar um pontapé na crise e conseguiram surpreender o Benfica com uma pressão alta muito posicional. Os encarnados revelando algum desgaste físico fruto da exigência do calendário, tiveram dificuldade em desbloquear o bloco leonino e só através da persistência e de um espírito de guerreiro foram capazes de levar de vencida o adversário.

Roberto, 6 - Reagiu muito tarde no golo sofrido, mas compensou com uma enorme defesa a remate de Matiás.
Maxi, 6 - Segurou muito bem Yannick o que o impediu de atacar mais vezes.
Luisão, 6 - Esqueceu-se de Postiga no lance do golo e aliviou mal a bola que originou a grande oportunidade de Matiás.
Sidnei, 7 - Esteve discreto e seguro, resolvendo bem as "ausências" de Coentrão.
Coentrão, 7 - Revela fadiga mas isso não parece impedi-lo de correr, algumas falhas mas muita entrega.
Javi Garcia, 9 - É uma enorme formiguinha, esteve enorme na luta do meio-campo e foi que decidiu a eliminatória.
C.Martins, 6 - Muito discreto, apareceu a espaços no jogo incapaz de comandar o jogo encarnado.
Salvio, 6 - Está em défice físico, tomou algumas decisões erradas no jogo.
Gaitan, 6 - Nos minutos iniciais esteve dinâmico, mas foi sol de pouca dura.
Saviola, 6 - Uma partida discreta, esteve preso de movimentos sem nunca se soltar da teia leonina.
Cardozo, 7 - Fugindo ao habitual esteve dinâmico contribuindo muito na manobra ofensiva, contudo mais um penalti falhado.
Aimar, 3 - A infelicidade bateu à porta, nem deu para aquecer.
Jara, 6 - Encostado à esquerda imprimiu velocidade ao jogo contribuindo para o pressing final
Menezes, 6 - Entrou com muita vontade e dinâmica, ajudando na recta final.