sábado, 28 de maio de 2011

Um apelo à união

A nação benfiquista vive um período conturbado carregado de desilusões fruto da época que terminou e cheio de indefinições quanto ao futuro. O actual momento não é de unanimidade, há quem procure culpabilizar o treinador mas há muitos que identificaram o presidente como o mal de tudo isto. O certo é que se o momento não é de unanimidade, ele tem de ser imperiosamente de união perante as noticias que tem circulado nos últimos dias. Agressões a jogadores, dirigentes dispensados, estrutura sem disciplina, falcatruas em transferências, camionetas de jogadores, jogadores que recusam propostas milionárias, tudo tem sido utilizado para desestabilizar e descredibilizar o clube. O mais engraçado é ver que quem lança as notícias são sempre os mesmos nojentos Cofina (correiodamanhã e record) e Olivedesportos (ojogo e dn). É preciso união para que o benfiquismo não saia abalado, não nos devemos precipitar perante as noticias lançadas, deixemos as coisas se desenrolarem antes de tomarmos partido, eu próprio serei o primeiro a condenar se no meu clube houver gente trapaceira, mas não vou atirar pedra antecipadamente. Uma coisa eu vou fazer aliás já faço à muito, não compro jornais dessa corja de gente e nem assino televisões asquerosas, comigo não se sustentam.
Ao presidente peço que reaja veemente contra tudo isto, se está de férias apareça é momento para isso e, já agora na próxima época impeça o sr.Oliveirinha de entrar no estádio, retire o apoio ao sr.Gomes na Liga e não seja amigo do sr.Salvador, está aqui um bom momento para você recuperar a nação benfiquista.
ET PLURIBUS UNUM

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Benfica é Grande

Depois de uma temporada carregada de desilusões surge agora a confirmação, por parte da FIFA, que o nosso rival do norte nos ultrapassou em número de títulos conquistados. Nos últimos tempos tem se vivido num clima de histeria com ambos os lados a esgrimirem argumentos, de um lado tentam impor a Taça Latina na contagem, do outro pintam-se supertaças como se campeonatos fossem. É a guerra pela superioridade moral "eu sou melhor que tu", aliás a sociedade de hoje vive em paranóia constante na procura do melhor nisto, o melhor naquilo, etc.. Mas se os rivais nos ultrapassaram efectivamente, o Benfica deixa de ser um grande clube?

É óbvio que não.

O Benfica é grande porque nasceu e cresceu assente em valores fortes, com humildade e dignidade tornou-se um exemplo na sociedade e, é hoje o orgulho de mais de 6 milhões de pessoas.
O Benfica é grande porque foi o 1º clube português a vencer os poderosos e imbatíveis ingleses do Carcavellos Club.
O Benfica é grande porque quando o Sporting nos roubou 8 dos nossos melhores jogadores(1907) unimos-nos e voltamos a ser campeões e, quando voltaram a nos roubar jogadores(1993) respondemos com novo título nacional.
O Benfica é grande porque é um clube de causas e criou uma Fundação para ser uma parte activa na construção de uma sociedade melhor.
O Benfica é grande porque foi o 1º clube português a ganhar uma prova europeia e ganhou o respeito dos colossos europeus.
O Benfica é grande porque os sócios e adeptos se mobilizaram para construírem o 1º Estádio da Luz com as próprias mãos.
O Benfica é grande porque teve e tem gente como Cosme Damião, José Maria Nicolau, Eusébio, Borges Coutinho, Carlos Lisboa, Ricardinho e muitos mais.
O Benfica é grande porque por mais que inventem Calabotes, clube do regime, Estorilgate ou Túneis, os troféus por nós conquistados estão limpos.
O Benfica é grande porque o nosso lema diz tudo, ET PLURIBUS UNUM.

O Benfica não deixará de ser grande agora que foi ultrapassado no número de títulos, mas no dia em que o clube desrespeitar o seu passado e enveredar por valores contrários à sua fundação e, esse é um caminho que espero que não aconteça. 

domingo, 22 de maio de 2011

Oito reforços

O Benfica garantiu já para a próxima temporada 8 caras novas, um número que aparentemente não ficará por aqui e revela que o plantel passará por uma revolução, novamente. Os reforços garantidos são;
  • Nemanja Matic, sérvio com 22 anos chega ao clube envolvido na transferência de david Luiz para o Chelsea e com a cotação de 5 milhões de euros, é um médio que pode jogar como trinco ou interior esquerdo
  • Bruno César, brasileiro de 22 anos chega ao clube por 5 milhões euros pagos ao Corinthians, é um médio ofensivo que pode jogar como nº10 ou extremo esquerdo
  • Rodrigo Mora, uruguaio de 23 anos chega ao clube a custo zero, é um atacante que jogava no Defensor
  • Daniel Wass, dinamarquês de 22 anos chega ao clube a custo zero, era um lateral direito do Brondby
  • Léo Kanu, brasileiro de 22 anos chega ao clube a troco de 1 milhão de euros pagos ao Cruzeiro de Porto Alegre, é um defesa central
  • André Almeida, português de 20 anos chega ao clube a custo zero, é um lateral/médio direito que representava o Belenenses
  • Artur Moraes, brasileiro de 30 anos chega a custo zero ao clube, guarda redes que representou o Sp.Braga
  • Nolito, espanhol de 24 anos chega a custo zero ao clube, extremo que actuava no Barcelona B
São para já 8 caras novas que chegam a troco de 11 milhões de euros, depois de ter ouvido as palavras de LFV que afirmava que haveria maior rigor nas contratações para a próxima época, pergunto;
  • Será que estas fazem parte dessa estrátegia?
  • Quantas destas caras entram a titular na equipa?
Para já aquilo que posso desejar é muita sorte a todos eles, a partir de agora vestiram o manto sagrado, saibam honrá-lo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Terceiro Anel #01

Começo hoje uma rubrica de alguém com visão da mítica bancada que irei utilizar para alertar, preocupar, festejar, alucinar, divagar, criticar, elogiar e mais uma data de coisas acabadas em "ar". Não será uma rubrica que tenha uma periodicidade fixa pois será o próprio momento que determinará o assunto escrito. Explicado, vamos ao motivo.

Começa a ser difícil compreender as incongruências dos actos de gestão dos dirigentes encarnados, mais ainda quando os erros se repetem ano após ano. Não sou futurologista nem tenho dons de adivinhação, mas tenho cá um pressentimento que;

  • o Benfica prepara-se para vender o Maxi Pereira aproveitando a sua valorização na Copa América, só assim se justifica o facto de ainda não ter negociado/cedido às pretensões do empresário do jogador, o clube irá perder um jogador à "Benfica" que em 4 anos defendeu a camisola com brio e dedicação. Serão assim tão impossíveis as exigências/cedências para que não se concretize a renovação. E pensar que o Sidnei renovou logo após um bom jogo(Dragão). 
  • a venda mais que certa de Fábio Coentrão e abaixo da cláusula,  pois se nem com as juras de fidelidade públicas do jogador, o presidente na entrevista à BenficaTV questionado sobre uma possível transferência disse, "não sei o que pensa o Coentrão". Ora isto revela que o querem vender e pior, sairá abaixo da cláusula faseada por objectivos ou então acrescido de algum emplastro. Pois basta nos lembrar os negócios de Di Maria e D.Luiz.
  • o plantel 2011/12 do Benfica vai andar em permanente indefinição durante o defeso, se não tem acontecido em anos anteriores mais difícil será este ano com a Copa América e o Mundial Sub-20 a tirar jogadores ao plantel.
Espero que os responsáveis do clube me provem que isto tudo não passa de delírios da minha tola.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A novela guardião

Depois de ficar a saber (nem liguei TV) que a tripeirada ganhou mais um titulo europeu, o que é que o meu Benfica faz para combater essa força na próxima época, contrata Artur Moraes. Pois é o dito guardião confirmou em declarações à TSF as negociações com o clube encarnado. É inacreditável a idiotice que grassa no clube, a capacidade fenomenal de enfiar barretes começa a ser uma especialidade. Então agora contratamos o 3º guarda redes do Braga, sim não vos estou a enganar é mesmo o 3º, vejam quem foi o titular antes de Felipe chegar, Mário Felgueiras foi quem defendeu a baliza na pré-eliminatória frente ao Celtic, colocando o Artur Moraes no banco. Depois com a vinda de Felipe, M.Felgueiras foi emprestado ao Rio Ave para rodar e continuar a evoluir. Espantoso não acham.
Com 30 anos e uma carreira de suplente, após 5 meses razoáveis torna-se no salvador da desgraçada baliza benfiquista nas cabeças iluminadas que gerem o nosso clube.
Pergunto eu.
Após 2 anos consecutivos a investir na baliza (J.César e Roberto) e perante as falhas que são comuns a todos os guarda-redes do plantel, de quem é a culpa?
Será da prospecção/observação que não avalia todos os parâmetros necessários ou será défice de treino ao nível dos guarda-redes.
Se calhar mais valia contratar um bom treinador de guarda-redes em vez de adquirir outro pato bravo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O melhor do Camisolas 10/11


Com 316 pontos, o Fábio Coentrão foi para nós autores deste blogue e, certamente, para a grande maioria da nação benfiquista o melhor jogador da época encarnada. Uma distinção inteiramente merecida pela entrega, pela raça e pela alma que Coentrão revelou em toda a temporada. Não merecia a desilusão que se abateu sobre a época encarnada. 
Parabéns.

domingo, 15 de maio de 2011

15º Campeonato Nacional Juvenis

A equipa de juvenis conquistou mais um titulo da campeão nacional, após vencer por 1-0 os juvenis tripeiros. Foi uma época extraordinária dominada por esta fantástica geração de jogadores encarnados, de referir que a equipa de juvenis B também se sagrou campeã distrital, troféu que fugia à 25 anos. É uma geração de grande futuro.
Parabéns aos técnicos e aos jogadores.

sábado, 14 de maio de 2011

Benfica 3 - U.Leiria 3

Terminou o pesadelo e, infelizmente teve de acabar sem uma vitória do Glorioso. Não vale a pena comentar o jogo, a época terminou é tem de descanso e reflexão, ficam apenas as notas individuais.

Júlio César (4), Maxi (6), Luisão (4), Jardel (6), Coentrão (7), Javi (4), Jara (6), Gaitan (5), Aimar (6), Saviola (5), Cardozo (6), Sidnei (4), Martins (4), Nuno Gomes (3)

Muito provavelmente alguns foi a última vez que os vimos jogar, a eles muita sorte para o futuro, aos que regressam que voltem com muitas ganas de ganhar.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Presidente

Acabei de ver a entrevista de Luís Felipe Vieira e agradou-me aquilo que ouvi. Espero que as suas palavras tragam a sensatez e a tranquilidade à nação benfiquista e, sobretudo, que cumpra aquilo que me/nos transmitiu.

domingo, 8 de maio de 2011

Rio Ave 1 - Benfica 2

Penúltimo jogo da época que jogadores, técnicos e adeptos querem ver terminar o mais rápido possível. O jogo como seria de esperar foi morno, um verdadeiro jogo de fim de temporada, uma 1ªparte relativamente bem jogada conseguindo dominar os vilacondenses, foi aliás uma boa resposta da equipa ao que se tem passado ultimamente. A 2ªparte foi muito enfadonha com algumas alterações na equipa que descarectirizaram o futebol jogado. O mais importante foi alcançado a vitória por que à que acabar com dignidade esta época.

Moreira(6), Maxi(5), Sidnei(5), Luisão(6), Carole(6), Javi(5), Gaitán(7), Coentrão(7), Martins(5), Jara(5), Cardozo(8), Airton(5), Peixoto(4), Weldon(2)

sábado, 7 de maio de 2011

Como olhar esta época

Desilusão e frustração, são estes os sentimentos que habitam na nação benfiquista relativamente à época da equipa de futebol. São legítimas as dores sentidas perante os sonhos que foram ruindo a cada jogo terminado, os objectivos traçados inicialmente e reformulados a meio da época foram todos falhados com excepção da Taça da Liga. Muito pouco para quem criou tantas expectativas. 

Mas vejamos de outra perspectiva a prestação da equipa. Começamos por esquecer as questões de pormenor como os embates com os tripeiros e a eliminação da Europa com o Braga.

- 2º lugar no campeonato, segunda melhor prestação da equipa nos últimos 6 anos
- Semifinal da Taça de Portugal, nos últimos anos com eliminações precoces
- Vencedor da Taça da Liga, feito repetido pela 3ª vez consecutiva
- Semifinal da Liga Europa, eliminatória que não alcançava à 17 anos

Voltamos agora a um pormenor, a eliminação com o Braga, não esqueçamos que este Braga é o mesmo que nos obrigou a festejar o campeonato na última jornada, o mesmo que eliminou o Sevilha (equipa que ganhou no Dragão) vencendo os 2 jogos, o mesmo que eliminou o Liverpool (clube que nos eliminou o ano passado) e o mesmo que ganhou ao Arsenal, Celtic e Dínamo Kiev.

Não estou a dizer que foi uma grande época, mas não me parece olhando friamente os números que seja assim tão má. A desilusão é muita mas por que estivemos pertinho de várias conquistas, mas pergunto era melhor perder os objectivos em Dezembro, para não termos de sonhar? Penso que não.

O tempo agora é de reflexão e não de revolução, detectar o que correu mal esta temporada e procurar corrigir esses erros. Por muito que todos nós teorizemos sobre o que correu mal, são os dirigentes, equipa técnica e jogadores, que saberão o que de facto está errado. O desafio da próxima época é aliciante, vamos nos bater com um super-tripeiro, com um consolidado Braga e a promessa de um renovado leão. 

Saibam estar à altura.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

S.Braga 1 - S.L. Benfica 0

E a apatia que nos últimos jogos tomou conta do espírito dos jogadores encarnados, voltou a atacar e vimos Dublin por um canudo. A falta de atitude dos jogadores e a teimosia de Jesus deitou toda uma época a perder.Como é possível o campeão em titulo jogar da maneira como jogou?Com esta atitude a única alegria que vão dar é aos adversários.Foi demasiado mau e digo com alguma magoa que o Sporting de Braga foi um justo vencedor, e que ganhe a Liga Europa.
Roberto -6-Desta vez não foi o "culpado" pela derrota, e fez com que o resultado não fosse mais dilatado.
Maxi Pereira -4- Não foi o Maxi do costume...............
Jardel -3- Lento...............
Fabio Coentrão -6-Dos poucos que não entrou apatico.
Luisão -6- Pelo esforço merecia outro resultado,mas os outros 10 não o acompanharam na entrega ao jogo.
Javi Garcia -3- Apatico...............
Gaitan -3- Arranjou "problemas" ao Maxi e pouco mais.
Cesar Peixoto -3- Eclipsou-se demasiado depressa.
Carlos Martins-4- Sem espaços e desapareceu.
Saviola -2-Alguem o viu??????????????
Cardozo -3-Sem conseguir libertar-se das algemas da defesa bracarense.
Jara -2- mais valia ter ficado com o fato de treino vestido.
Kardec -2- Proxima epoca emprestado????? já vai tarde.
Felipe Menezes-0-Chegou a tocar na bola??????????????

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Olhanense 1-1 SL Benfica

Este era mais um jogo para cumprir calendário, onde o Benfica pouco ou nada tinha a ganhar, a não ser dar tempo de jogo a alguns jogadores que este ano não tem tido oportunidade.
O Benfica começou muito bem marcando cedo o golo, e depois disso a equipa tentou manter sempre o controlo do jogo, e foi conseguindo, não dando grandes espaços ao adversário e sempre que possível tentava alvejar a baliza.
Na 2ª parte, manteve-se a toada até que num jogo em que nada fazia prever, o arbitro decide expulsar Jardel, eu até poderia compreender esta situação, se o jogo tivesse sido violento, mas estava tão morno e pausado, que não havia justificação... Enfim mais do mesmo, até quando as coisas estão decidas eles não aliviam... Pois bem, a partir daqui a equipa perdeu a posse de bola e o Olhanense tentou chegar ao golo, e no último lance do jogo, mais uma vez Roberto lembrou-se...

Apesar do resultado não ser o desejado, quero expressar que a equipa esteve bem, é difícil mudar toda uma equipa e fazer um bom jogo, principalmente quando os níveis anímicos estão em baixo, pois o campeonato está decidido. Mas pelo menos a equipa sabe o que tem de fazer em campo, os jogadores sabem o que lhes é pedido e isso eu já não via no Benfica há muitos anos, pelo menos JJ colocou a equipa a jogar bom futebol, e se não tivesse sido um FCP extraordinário e um Roberto trapalhão, acredito que hoje ainda estaríamos a lutar pelo título.
Espero que preparem bem a próxima época e que consigamos lutar novamente pelo título sem medo dos Dragões.
E vamos ter fé para ir a Dublin, e depois se conseguirmos tudo pode acontecer contra o FCP...


Roberto - 2 -
Começa a não ter desculpa...
Ayrton - 5 - Lento para posição.
Sidnei - 6 - Esteve razoável.
Jardel - 4 - Injustamente expulso...
Carole - 6 - Melhor ofensivamente, que defensivamente.
Roderick - 6 - Bons apontamentos.
Felipe Menezes - 4 - Não tem qualidade, certamente que David Simão fazia melhor, e não custava tanto...
Gaitan - 7 - Este já não engana.
César Peixoto - 5 - Pouca velocidade.
Jara - 7 - Esforçado e lutador.
Kardec - 5 - Não é o substituto para Cardozo...
Fernandez - 4 - Pouco mostrou, mas ainda tentou alvejar a baliza.
Maxi - 4 - Entrou para dar consistência defensiva.
Carlos Martins - 2 - Julgo que nem tocou na bola...