sábado, 26 de novembro de 2011

Benfica 1 - Sporting 0

O Benfica conquistou hoje no derbi eterno uma vitória fundamental e, sobretudo, uma daquelas vitórias que fazem as equipas campeãs. Desde os primeiros minutos que se sentiu a formação leonina, ligeiramente, mais forte graças a uma pressão muito alta que bloqueava a zona de construção de jogo encarnado. O trabalho dos médios leoninos era implacável e obrigava o Benfica a sair em futebol directo, o domínio do jogo na 1ª parte foi assim repartido entre os leões com a agressividade e controlo da bola e, as águias com a sua objectividade ofensiva que foi premiada com o golo de Javi. No 2º tempo os leões entram a todo o gás mas, rapidamente, o Benfica toma conta das operações passando a gerir melhor a posse de bola, contudo a insatisfação de Cardozo e o exagero do árbitro colocaram a balança desequilibrada a favor dos homens de Alvalade. O Benfica foi obrigado a arregaçar as mangas e cerrando fileiras conseguiu suster as investidas leoninas. Obrigados a um esforço redobrado e com o acumular do desgaste de Old Trafford, os jogadores encarnados foram uns bravos que mereceram, inteiramente, a vitória. Jorge Jesus esteve também muito bem na forma como reagiu à adversidade da inferioridade numérica, mexendo com muito acerto na equipa.

Artur 7 - Aquela defesa aos 59 minutos valia nota máxima mas 2 falsas saídas e um calculo errado podiam ter tido piores consequências.
Maxi 9 - Grande noite do hoje capitão encarnado, muitos duelos ganhos a Capel e foi ainda a força motriz para muitos ataques da equipa.
Emerson 6 - O patinho feio da equipa continua a ser o patinho feio, limita-se a fazer o básico e ainda assim nem sempre bem.
Jardel 7 - Começou por parecer nervoso e intranquilo mas após a expulsão de Cardozo subiu muito a sua prestação.
Garay 7 - Tal como o seu colega defensivo pareceu intranquilo, foi subindo de forma no decorrer do jogo.
Javi 9 - Muito trabalho houve no meio campo e o espanhol nunca virou a cara à luta, como é seu timbre, foi dele o golo que garantiu a vitória.
Witsel 8 - Por vezes pareceu perdido no centro do terreno, aos poucos foi aparecendo e conseguindo aplicar o seu futebol miudinho.
Aimar 7 - Obrigado a muita luta pela posse da bola a espaços foi perfumando o jogo encarnado, saiu exausto.
B.César 6 - Sentiu muito o desgaste de Manchester e a pressão leonina, teve pouco espaço para mostrar as suas qualidades.
Gaitán 7 - Duas bolas nos postes e alguns apontamentos ofensivos mas, sobretudo, soube arregaçar as mangas e ajudar a equipa defensivamente.
Cardozo 5 - É certo que a expulsão é um exagero, contudo a sua prestação também não estava a ser muito feliz.
Rodrigo 5 - Podia ter tranquilizado mais cedo os corações encarnados.
Amorim 5 - Entrou com o fato de macaco vestido e deu-lhe bom uso.
Nolito 4 - No seu estilo guerreiro conseguiu ainda recuperar algumas bolas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Manchester United 2 - S.L.Benfica 2

E em Old Trafford, templo do futebol mundial ouviu-se SLB SLB GLORIOSO SLB. E aos 3 minutos estávamos em vantagem e, encostamos o grande Manchester ás cordas.Grande parte da primeira parte,dominamos e podíamos ter aumentado a vantagem ,enquanto que o Manchester parecia uma barata tonta á procura da bola, ao passar da meia hora o United empatou e partir dai houve um crescendo do Manchester e foi a vez do Benfica encostar ás cordas.O empate ao intervalo era perfeitamente ajustado jogo.A segunda parte começa como acaba a segunda parte com um grande crescendo de posse de bola por parte do United, que deu resultado aos 30 minutos com o golo de Fletcher. E na jogada a seguir a uma recarga de um pontapé de Bruno César ,AIMAR coloca justiça no marcador e até ao fim dos 3 minutos de compensação, foi sofrer e quase a gritar golo.
Ao contrario de crónicas anteriores, não vou individualizar as exibições mas sim o colectivo, o nosso Benfica foi uma equipa com E grande, apesar de um ou outro erro,empurrou o grande United em casa as cordas, e o empate a de certa forma tem um sabora amargo, a victoria do Benfica não sera descabida.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Naval 0 - Benfica 1

O Glorioso conseguiu a qualificação para os oitavos de final da Taça de Portugal após uma vitória tangencial sobre a Naval, na Figueira da Foz. As más condições climatéricas e as péssimas condições do terreno de jogo não deixaram que se assistisse a uma boa partida de futebol. Assistiu-se sim a muita luta no terreno e a muito pontapé para o ar, prejudicando as prestações individuais. Ainda assim Nolito podia ter tornado mais fácil o jogo se logo nos minutos iniciais tivesse concretizado uma boa ocasião de golo, ainda na 1ª parte Nolito no coração da área tem nova oportunidade falhada. Impedido de explanar o seu futebol, o Benfica deixou sempre a ideia que era superior e que iria ganhar o jogo, exceptuando 2 situações de mau posicionamento defensivo que permitiram contra-ataques perigosos da Naval, os encarnados dispuseram das melhores ocasiões com o incrível falhanço de Javi e a inacreditável defesa de Taborda ao cabeceamento de Bruno César
Perante as difíceis condições do relvado seria injusto estar a castigar as prestações dos nossos bravos jogadores, por isso, atribuo 6 pontos a todos os jogadores que alinharam nas 4 linhas com 3 excepções. Dou 7 pontos a Miguel Vítor e Rúben Amorim por terem sido os mais acertivos da equipa, e 8 pontos a Rodrigo pelo golo que nos permitiu ultrapassar a eliminatória.

Objectivo cumprido rumo ao Jamor.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Braga 1 - 1 Benfica

Começa a ser quase recorrente o Benfica falhar nos momentos decisivos, ora na hora do assalto à liderança, ora nos KO’s que as equipas pragmáticas dão nos adversários. De facto, com mais um dia de descanso e com o Braga a ter que fazer adaptações na defesa, exigia-se que o Benfica desenvolvesse o seu futebol sem aqueles tiques muito próprios do seu treinador que nestes momentos resolve inventar. De facto, deixar um Rodrigo altamente moralizado no banco e prescindir de um dos habituais flanqueadores foram os primeiros sinais que havia excessivo receio.

Para este jogo a equipa precisava de garra, avidez pela bola e pela vitória. Em vez disso recebeu do seu treinador uma táctica de receio colocando Ruben Amorim(que mais uma vez não justificou a sua titularidade) de início e retirando de campo Rodrigo, que marcava sempre nos últimos jogos e com boas exibições.

As más opções de JJ não ficaram por aí.
Javi Garcia tem estado lesionado e está em má forma. Mau nos passes, chegou quase sempre atrasado aos cortes e não fosse o grande acerto de Luisão e Garay(que demonstram já um grande entrosamento e regularidade exibicional) as consequências seriam piores. Aliás, os centrais foram também a safa de Maxi Pereira que irrita na má forma em que está e em como perde bolas com a repetição da mesma finta vez após vez. E de Emerson que parece estar apostado em destruir a boa imagem que cultivou nos primeiros jogos.
No meio campo sobravam o bombeiro
Witsel, que prejudica o seu futebol por ter que andar a apagar fogos à esquerda, à direita e onde visse fumo, e Aimar que era obrigado a gastar forças na luta de meio campo quando deveria as poder gastar em armar o jogo do Benfica. Curiosamente na primeira parte era dos pés de Gaitan que surgiam as jogadas mais vistosas e perigosas. Isto porque Gaitan é perito em fazer uma jogada vistosa e desaparecer do jogo, ficando em campo até ao fim. Logo hoje que estava a ser o mais acutilante, JJ é obrigado a retirar o jogador ao intervalo devido a uma indisposição do mesmo.
Na frente
Cardozo nem recebia bolas em condições nem conseguia tocar na chicha. E quando tocava, aquele pé esquerdo parecia um pino de pinball. Demasiado estático foi sempre uma presa fácil para a defesa bracarense. O Cardozo dos golos ontem não apareceu na Pedreira.
Rodrigo, Nolito e Bruno César
já entraram numa fase em que o jogo estava partido e não era possível fazer fluir jogadas com pés e cabeça. Ainda assim, Rodrigo marcou e quase dava a vitória mesmo no fim.

O Benfica não demonstrou estratégia de construção de jogo. Tentava sempre fazer jogo com a bola nos pés desde a baliza sem qualquer resultado. Os jogadores recebiam a bola de costas para os de Braga e para a baliza bracarense e foram mais umas bolas que se perderam.

No capítulo do passe e da recepção de bola estamos mal. O que não se entende em jogadores de alta competição. Também nas bolas paradas, nem uma serve para causar perigo à baliza adversária. Ou não passam do primeiro poste ou vão parar ‘lá longe’. Fraco. 

Artur - 7 - Sem muito trabalho
Maxi Pereira - 5 - Não está em forma.
Luisão - 8 - Patrão, em noite acertada com o companheiro Garay.
Garay - 8 - Continua a convencer desde o 1º dia.
Emerson - 5 - Está a fazer esquecer o bom inicio de época.
Amorim - 6 - Andou um bocado "perdido".
Witsel - 7 - Sem força e sem motivação.
Javi Garcia - 6 - Em baixo de forma.
Cardozo - 6 - Andou perdido.
Gaitan - 7 - Quando estava a render, foi substituido.
Aimar - 7 - Fartou-se de correr.
Rodrigo - 8 - Já deve estar a começar a assustar o Cardozo.
Nolito - 6 - Quando entrou já não conseguiu influenciar.
Bruno César - 6 - Quando entrou já não conseguiu influenciar.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Benfica 1 - Basileia 1

Noite triste na Luz onde num jogo pobre o Benfica desperdiçou a oportunidade histórica de carimbar já o acesso aos oitavos de final da Champions. Numa repetição do que se passará no jogo frente ao Olhanense, o Benfica arrancou muito forte com excelentes iniciativas ofensivas e uma boa pressão defensiva, contudo novamente o futebol encarnado parece adormecer e permite o adversário voltar ao jogo quando este está à mercê da estocada final. Esta noite o Benfica assumiu uma atitude demasiado passiva controlando o jogo mas permitindo aos suíços gerirem a posse de bola. Foi uma atitude arriscada que poderia trazer consequências negativas.

Artur 6 - Mostrou concentração no pouco trabalho que teve numa noite, onde não se livrou do golo da ordem.
Maxi 5 - Algumas falhas defensivas e decidiu sempre mal nas várias iniciativas ofensivas.
Luisão 7 - Limpou todo o serviço que lhe apareceu com muita sobriedade.
Garay 7 - Muito trabalho teve na cobertura ao estreante Martins e, correspondeu à altura.
L.Martins 6 - Na noite de estreia apareceu-lhe pela frente o jogador mais perigoso, revelou algumas falhas posicionais mas globalmente cumpriu.
Matic 6 - Foi ele o responsável pelo excelente inicio de jogo com muitas recuperações de bola e boas distribuições, mas tal como a equipa baixou muito a produção.
Witsel 6 - Melhor na 2ª parte que na 1ª, ainda assim não foi capaz de acelerar o jogo e baixou muito no bloco defensivo.
Aimar 6 - Pautou o jogo na 1ª parte com "suplesse", mas foi desaparecendo do jogo na 2ª.
B.César 5 - Uma exibição muito discreta incapaz de causar desequilíbrios.
Gaitan 6 - Mantém o enigma exibicional, está nos 2/3 melhores pormenores da equipa mas, também está nos 6/7 piores momentos.
Rodrigo 7 - Facturou de novo e teve boas movimentações, contudo foi prejudicado com o adormecimento da equipa.
M.Vitór 3 - A sua entrada foi pouco entendível e, ainda mais quando no mesmo minuto a equipa sofreu o golo. Esforçou-se para justificar a chamada.
Cardozo 3 - O que foi fazer ao campo o paraguaio.
Nolito 3 - O mesmo que Tacuára, para quê?