domingo, 30 de dezembro de 2012

Moreirense 1 - Benfica 1

Os encarnados regressaram em Moreira de Cónegos à competição após o descanso natalício, e o regresso revelou-nos uma exibição muito pobre, onde era notório que o adversário conseguia estar muito mais motivado e disponível para o jogo. Jorge Jesus revelou no final da partida que os três treinos que fez após o regresso das férias e antes do jogo foram de forte carga física, a ser verdade explica-se a menor entrega ao jogo. Ainda assim os encarnados quiseram alterar o rumo do jogo nem sempre da forma mais esclarecida, mas com o objectivo do golo. O empate acabou por chegar num penalti marcado de forma corajosa que permitiu a Cardozo, mais uma vez, a proeza de marcar em todas as competições. O Benfica poderia ter carimbado a qualificação para as meias finais da Taça da Liga já hoje com uma vitória, mas por aquilo que se viu em campo os encarnados não mereciam mais que o ponto alcançado.

Não foi fácil escolher o melhor jogador encarnado em campo no jogo de hoje, mas a minha escolha recaiu em Garay, pelo muito serviço que despachou na defensiva e por ter participado nalgumas iniciativas ofensivas.   

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Olhanense 1 - 2 Benfica


O Benfica venceu o Olhanense por 2-1. Numa primeira parte muito pobre e a ritmo de
amigável não houveram grandes destaques. As muitas mudanças feitas por Jorge Jesus no
onze inicial não mostraram grande ritmo. Colectivamente a equipa esteve bem e foi o desacerto individual de jogadores como Bruno César e Nolito que impediam a equipa de estabilizar e produzir mais ofensivamente. Mesmo assim o Benfica controlou o jogo e teve lances suficientes para marcar.Na segunda parte já num ritmo mais forte, o Benfica acabava por sofrer um golo. Num alivio incompleto de Paulo Lopes, EvandroBrandao aos 48 minutos colocava o Olhanense na frente. Jorge Jesus a perder viu-se
obrigado a lançar os pesos pesados que tinha no banco, com Lima e Salvio a entrarem de
imediato. Com a entrada de Sálvio e Lima esse ritmo acentuo-se e até Nolito sobe de produção sendo um dos mais irreverentes nesta fase do jogo. Sucediam-se lances de golo que eram desperdiçados até que Jardel vai lá à frente, não desiste da bola e entrega-a redondinha para Rodrigo fazer o golo do empate. Rodrigo aos 69 minutos e o próprio Lima num lance fortuito deram a volta ao placar. O Olhanense
batalhou até ao fim, mas o resultado estava feito. O Benfica entra a ganhar na Taça da Liga.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SL Benfica 4-1 CS Maritimo

Tive o prazer de assistir a este jogo ao vivo, no estádio, onde tive uma visão diferente de toda a movimentação dos jogadores, e onde fiquei com a noção que o trabalho que é desenvolvido pelo Jorge Jesus é excelente, na minha opinião falta apenas conseguir controlar as subidas intempestivas de Maxi e no meio campo conseguir que os extremos apoiem os médios centros.

O Benfica entrou decidido a controlar o jogo desde inicio e tomou as rédeas do jogo, estando o Marítimo num jogo de contenção esperando as saídas em contra ataque. O domínio inicial foi claramente do Benfica e foi com alguma surpresa que o Marítimo numa das poucas, senão mesmo a única oportunidade, inaugurou o marcador. Apesar do golo adversário a equipa não se desmontou e manteve a toada ofensiva que já vi a ser esmagadora, por isso não foi de estranhar o golo do Benfica aos 33m, por Cardozo, que viria a ter uma noite mágica. A 1ª parte terminou com um sentimento de injustiça tal foi o domínio do Benfica, mas chegaria ao intervalo 1-1.

Na 2ª parte, com a substituição de André Gomes pelo Enzo Perez a equipa perdeu algum fulgor e entrou um pouco amorfa e sem velocidade, embora tivesse o domínio claro do jogo. Num lance infeliz do defesa maritimista, que fez penalty e foi expulso, surgiu o 2º golo de Cardozo. A partir daí foi ainda mais evidente o domínio, e com alguma naturalidade chegou o 3º golo de Cardozo, no sítio certo a completar o hat-trick. Rodrigo ainda entrou para fechar o marcador, naquele que para mim foi o melhor golo em joga colectiva.

O melhor em campo foi como é obvio Cardozo, pelos 3 golos no jogo, por ter tido as melhores oportunidades de golo e ter decidido o jogo. Apesar disso queria ainda deixar uma palavra para Matic, é incrível o trabalho deste jogador, a qualidade de passe e decisão, as recuperações de bola, julgo que o Benfica ficou claramente a ganhar com a saída de Javi, perdemos poder de luta, mas ganhamos qualidade de jogo.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Cardozo


O paraguaio ultrapassou a marca dos 100 golos na prova máxima nacional, o feito alcançado tornou-o no primeiro jogador estrangeiro a consegui-lo de águia ao peito, entrando para uma galeria restrita de 10 grandes jogadores.

  1. Eusébio..........317 
  2. José Águas......289
  3. Nené.............264
  4. Julinho..........152
  5. Torres...........152
  6. Arsénio..........152
  7. Rogério"Pipi"...127
  8. Nuno Gomes....125
  9. José Augusto...113
  10. Cardozo........101
O Tacuara não é consensual entre todos os adeptos encarnados mas os seus números não enganam e o sal do futebol é o golo, actualmente já o 12º goleador da história do Benfica com 145 golos e, prepara-se para subir mais um patamar ultrapassando o grande, recentemente falecido, Espirito Santo que obteve 149 golos com o manto sagrado.

Carrega Cardozo!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sporting 1 - Benfica 3

Jorge Jesus apresentou em Alvalade um onze com 3 alterações em relação a Camp Nou, Jardel substituía o lesionado Luisão, Salvio recuperava o seu lugar em detrimento de Nolito e Cardozo no lugar de Rodrigo. Mantinha-se a aposta no jovem André Gomes. 

O Benfica entra melhor no clássico e durante os primeiros minutos, contudo os leões reagiram bem e fruto duma boa pressão sobre o portador da bola equilibrou a partida chegando a ter, inclusive algum ascendente sobre os encarnados. Essa ligeira supremacia verde e branca foi coroada com a obtenção de um golo. Em desvantagem, os homens de vermelho assumiram o controlo do jogo e até ao intervalo construíram um conjunto de oportunidades que já justificavam a igualdade.

A segunda parte traz uns primeiros minutos muito disputados, com os encarnados com a iniciativa do jogo e os verdes em rápidas transições ofensivas, à chegada do quarto de hora finalmente o empate através de um auto-golo de Rojo, curiosa ironia. A partir daqui e moralizado pelo golo o Benfica toma conta em definitivo do jogo em busca da vitória, aproveitando também o crescente cansaço dos jogadores leoninos. Os encarnados chegam à vantagem de grande penalidade após a "boa" defesa de Boulahrouz que lhe valeu a expulsão. Até final o Benfica ainda chegaria ao terceiro golo culminando a excelente reviravolta encarnada.

O Tacuara foi o homem do jogo pelo que marcou e pelo imenso trabalho que deu à defesa leonina.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Barcelona 0 - 0 Benfica


O Benfica sempre foi relegado para a Liga Europa por não conseguir ganhar em Camp Nou. Apenas falhei no prognóstico pois achava que o meu clube não iria sequer conseguir um empate.
Seja como for, o Benfica saiu da Liga dos Campeões de cabeça erguida. Seguem-se agora os dezasseis-avos-de-final da Liga Europa.
Assisti ao jogo na Internet e admito que o Benfica fez um grande jogo em Barcelona e que só não ganhou o jogo por manifesta falta de sorte... e de arte. E não precisa ninguém de vir aqui dizer que foi um fraquíssimo Barcelona que defrontou o Benfica, pois o Benfica também não se apresentou na máxima força devido aos lesionados de peso do plantel. Ainda assim, Melgarejo sempre conseguiu recuperar a tempo para o jogo.
Quem viu o jogo, viu que o Benfica só não conseguiu garantir o apuramento para os oitavos-de-final porque não conseguiu marcar nas imensas oportunidades de golo que criou. Chance atrás de chance, sobretudo na primeira parte, o Benfica desperdiçou claramente uma excelente oportunidade de vencer pela primeira vez em Barcelona. Rodrigo e Lima estiveram particularmente perdulários. O brasileiro, na melhor ocasião que teve, rematou ao poste. Antes do intervalo, Ola John também podia ter marcado, mas o guarda-redes Pinto não vacilou.
O Barcelona praticamente só começou a discutir o jogo após a entrada de Messi, na segunda parte, mas aos 46 minutos o Benfica desperdiçou uma nova e clamorosa oportunidade, desta feita pelo espanhol Nolito. Num dos poucos lances de perigo criados pelo Barça, Messi não conseguiu bater o guarda-redes Artur e acabou por sofrer um traumatismo na face externa do joelho esquerdo, como podemos ver no vídeo em baixo, ficando possivelmente de fora nos próximos jogos.
O Barcelona não foi superior ao Benfica em termos de jogo jogado, mas, como é óbvio, teve maior posse de bola, ainda que não de forma esmagadora. Em termos de remates, o Benfica fez 18 contra 9 do adversário. A última oportunidade da partida foi do Benfica, com Maxi Pereira, em boa posição para fazer o golo, a chutar a bola para o ar.
Mais uma vez, e a tornar-se um (bom) hábito, para mim, o melhor em campo foi Ola John.