quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Paços Ferreira 0-2 SL Benfica

Está cada vez mais perto o caminho para o Jamor, depois de uma noite tranquila, onde o glorioso conseguiu impor o seu futebol, apesar da boa réplica do Paços!
O Paços iniciou o jogo a todo o gás e teve a melhor oportunidade do jogo, logo nos primeiros minutos, mas uma escorregadela do avançado, evitou males maiores para o glorioso, que no primeiro tempo teve enormes dificuldades para conseguir dominar o jogo. Embora o jogo estivesse repartido e o Benfica acabou por ter os melhores lances para poder abrir o marcador, mas o nulo iria-se manter até ao final da 1ª parte.
O intervalo trouxe mais do mesmo, até que numa arrancada pela direita, de Salvio, este cruza para Lima inaugurar o marcador. O golo acabou por trazer tranquilidade ao Benfica e o Paços, acusou um pouco o golo, começando a perder a batalha do meio campo. Situação que se tornou mais evidente com a expulsão de Vitor. A partir daqui o Paços, não conseguiu voltar ao jogo e o Benfica aproveitou para impor o seu futebol e aumentar a vantagem para 2-0, depois de uma recarga de Ola John. Ficava feito o resultado final e a sensação que o Jamor está já ali ao lado.

Num jogo morno de algum trabalho de fato de macaco, elejo o Lima pelo mês de Janeiro fantástico que teve e por ter marcado mais um golo hoje.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Sp.Braga 1 - Benfica 2

Foi desta que o enguiço foi quebrado, numa vitória justa conseguida com suor e trabalho mas sobretudo talento, no estádio bracarense. Jorge Jesus fez uma boa leitura do Braga e modificou o esquema da equipa, com Enzo mais perto de Matic e colocou Gaitán como vagabundo no meio campo ofensivo. A entrada em jogo encarnada foi fortíssima e colocou em sentido a defesa bracarense que tremeu e sofreu um golo logo aos 5 minutos. O Braga só a espaços incomodava e os encarnados em transições rapidíssimas assustavam a defensiva contrária. À passagem dos 35 minutos Lima apontava o segundo golo, após mais uma jogada rápida de contra-ataque conduzida por Gaitán, e assim os encarnados chegariam ao intervalo com 2 golos de vantagem.

Após o descanso o Benfica um pouco contra natura ao seu estilo de jogo, adoptou uma postura de controlar o resultado sem que controlasse o jogo, abdicou das transições rápidas para não se desposicionar e entregou a iniciativa aos bracarenses. Os encarnados controlaram as operações e, só após a substituição de Ola John por André Almeida os bracarenses começaram verdadeiramente a incomodar, chegando mesmo a reduzir a desvantagem. Depois do golo o Benfica passou por momentos de algum desnorte mas após uma diagonal rápida de Lima, este é rasteirado por Haas que vê o vermelho directo e, coloca um ponto final na discussão do jogo.

Destaque para as exibições de Matic e Enzo que foram incansáveis no meio campo, as setas Ola John e  Sálvio bem apoiados pelos laterais, o trabalhador intratável e goleador Lima e para mim o melhor pela forma endiabrada como desbloqueou o jogo Gaitán.

Foi um grande vitória no caminho para o 33, não só pelos 3 pontos mas por mais uma demonstração que JJ está a aprender.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Moreirense 0 - Benfica 2

O Benfica venceu esta noite o Moreirense num jogo difícil e prossegue assim no caminho rumo ao titulo. Como lhe competia os encarnados entraram a dominar as operações na partida, contudo a esse domínio faltava velocidade para provocar desequilíbrios na defesa adversária, o que levou o jogo num nulo para o intervalo.

Na segunda metade os encarnados trouxeram a tal velocidade e, rapidamente surgiram os desequilíbrios necessários para ser inaugurado o marcador. Os encarnados mantiveram o pé no acelerador e poderiam ter ampliado o marcador, algo que viria a acontecer por Lima após excelente abertura de Ola John.

Não foi uma grande exibição mas foi cumprido o objectivo e, foi a melhor forma de terminar um ciclo de 7 jogos em 23 dias, praticamente 1 jogo a cada 3 dias.

Individualmente destaco a exibição de Salvio quer pelo golo que inaugurou a partida mas sobretudo por ter sido o elemento mais objectivo e incisivo do jogo.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Académica 0 - 4 Benfica

Estamos na meia-final da Taça de Portugal! Com mais uma goleada, a terceira em quatro jogos da Taça, o Benfica derrotou a Académica por 4-0 e vai agora disputar uma vaga no Jamor perante o surpreendente Paços de Ferreira.

O Benfica afogou as mágoas de não ter conseguido bater o velho rival no clássico em Coimbra. No jogo seguinte ao empate caseiro com o F.C. Porto, a equipa da Luz dizimou a Académica, detentora da Taça de Portugal, e sublinhou a vermelho a candidatura a suceder aos estudantes.

Segue-se o Paços de Ferreira, um osso duro de roer, em duas mãos, antes da grande final de Maio, onde os encarnados não marcam presença desde 2004. Está cada vez mais perto o sonho de Jorge Jesus, com todo o mérito. E eficiência também.


Quem entra da forma como entraram, com tamanha determinação e, sobretudo, eficácia, só pode merecer o seu destino.
Aos 10 minutos, o Benfica já ganhava por 0-2 e tinha enviado uma bola ao ferro, ainda antes da meia hora já eram 0-3.
Realce para este último tento, uma obra de arte só ao alcance de jogadores com grande qualidade técnica.
No segundo tempo, gerimos a partida a nosso bel-prazer. A Académica ainda ameaçou mas Artur esteve à altura dos acontecimentos. A meio do segundo tempo, fechámos a contagem com Salvio a culminar, com o pé esquerdo, uma sensacional jogada colectiva. Até final, podíamos ter feito mais um ou outro golo mas revelámo-nos algo perdulários no capítulo da finalização.


Responsabilidades máximas para um ataque voraz, quase insaciável, mas sobretudo porque houve Lima. Muito Lima na partida.

domingo, 13 de janeiro de 2013

SL Benfica 2-2 FC Porto

Clássico de enorme qualidade, aquele que se assistiu no estádio da Luz, das duas melhores equipas do campeonato, e que têm dominado o futebol português nos últimos anos.
O jogo teve 20m loucos, com 4 golos, em que a incerteza no marcador e os lances de perigo ocorriam em catadupa. O primeiro golo surgiu logo aos 8m para o FCP, através de uma falta desnecessária de Maxi, e onde Mangala aproveitou uma desatenção para inaugurar o marcador. Na resposta aos 10m o Benfica consegue chegar ao golo com nota artista, em que após o cruzamento de Melgarejo, Cardozo e Lima a preparem para o remate de Matic.
Estava feito o empate mas o ritmo de jogo não diminiu e numa atrapalhação de Artur, Jackson consegue fazer o 2º para o FCP. Nesta altura poderia-se temer o pior, mas a resposta voltou a ser positiva e num cruzamento de Salvio a bola sobrou para Gaitán que fuzilou as redes, estava feito o 2-2. Foram tremendos os primeiros 20m, e a toada manteve-se até intervalo sempre com grande intensidade, mas sem que o marcador fosse alterado.
Na 2ª parte as equipas surgiram mais equilibradas e mais encaixadas, sendo que o domínio que o FCP, teve na 1ª parte foi-se esfumando e o Benfica a equilibrar melhor a posse de bola, tendo mesmo a melhor oportunidade para conseguir alterar o marcador, só que Cardozo não conseguiu bater Helton.
Em suma foi um jogo intenso, com grande qualidade técnica e táctica, onde se provou que as duas equipas estão no mesmo patamar, onde o jogo mais pensado e trabalhado do FCP, e a vertigem e o repentismo do jogo do Benfica estão equiparados.

Não posso deixar de referir a estratégia do FCP em querer desacreditar o trabalho do Benfica, e em falar de arbitragens, num jogo onde João Ferreira, tudo tentou para que ambas as equipas chegassem ao final com 11. É certo que Matic e Maxi poderia ter sido expulsos, mas pergunto se João Moutinho pelas várias faltas a impedir os ataques do Benfica, ou a agressividade de Mangala se não teriam sido também elas motivo para admoestação... Enfim é triste num jogo sem casos em que o FCP só marcou golo em lance de bola parada ou através de um erro clamoroso do Artur, nada mais fez do que tentar dominar o jogo, tente desviar as atenções daquilo que não fez, que foi conseguir ganhar o jogo... Independentemente disso gosto deste nervosismo, parece que as coisas não irão ser assim tão facéis este ano!

Julgo que o Benfica respeitou demasiado o FCP, e o espectro das derrotas em jogos anteriores, condicionaram o Benfica, não tenho dúvidas que estamos melhores, e mais focados no essencial que é vencer o campeonato. Espero que a pressão nos arbitros feita pelo rival, não condicionem o futuro do campeonato. Pelo que vi hoje acredito que poderemos chegar a Maio na frente.


O melhor em campo foi Matic, num jogo em que a batalha do meio campo era a chave do encontro, ele conseguiu encher o campo e ainda por cima marcou o golo da noite, exibição soberba!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Benfica 3 - Académica 2

Jorge Jesus deu mais uma prova que tem aprendido com o passado e, que esta época está apostado em corrigir os erros cometidos anteriormente. As alterações feitas no onze inicial acarretavam riscos, alias evidentes depois no decorrer do jogo, mas foram bem o exemplo da sua redenção. Entrar com a principal equipa iria provocar um desgaste desnecessário para o grande clássico de domingo, além de que os menos utilizados viriam se esfumar uma oportunidade de jogar o que acentuaria descontentamentos. Com a equipa transformada os processos de jogo não foram tão fluídos e a exibição da equipa foi muito cinzenta na primeira hora do jogo. A falta de ritmo de alguns jogadores e o menor acerto exibicional de outros foram as razões para o menor fulgor da equipa. Apesar do cinzentismo da exibição o Benfica dominava por completo o jogo e era a extraordinária eficácia estudantil que punha em perigo a continuidade da prova. Quando JJ recorreu ao banco e jogou os suas cartas, elas revelaram-se verdadeiros trunfos pois trouxeram a velocidade e a dinâmica necessária para encostar às cordas a Académica e dar a volta ao jogo.

Individualmente as exibições de Maxi e Bruno foram esforçados mas muito desacertados, Aimar acusou muito a longa paragem, assim com Roderick e Nolito foi uma completa nulidade. No plano positivo André Gomes mais uma noite de crescimento individual, Kardec uma entrada determinada e feliz, Salvio catapultou a equipa e Lima foi a figura da partida pela rotação que deu ao jogo que lhe valeram 2 golos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estoril 1 - 3 Benfica


Mesmo sem realizar uma exibição de encher o olho, o Benfica alcançou o seu principal objectivo na visita à Amoreira: somar os três pontos e continuar no primeiro lugar do campeonato ainda que com um jogo a mais do que o FC Porto.
Relativamente ao que esperava, Jorge Jesus surpreendeu ao colocar Gaitán de início deixando Ola John no banco de suplentes. Não se terá arrependido o treinador do Benfica. O argentino abriu o livro e não só apontou o primeiro golo, no primeiro tempo, como ainda assistiu primorosamente Lima para o segundo. O talento de Gaitán serviu de abre-latas e a vitória ficou logo ali ao virar da esquina.
O Estoril é uma boa equipa, organizada do ponto de vista defensivo e com jogadores de qualidade que efectuam transições extremamente rápidas e perigosas. O Benfica soube contrariar o futebol do Estoril pois não só assumiu as rédeas do encontro, como lhe competia aliás, mas também porque efectuou uma pressão forte sob o adversário portador da bola não permitindo grandes veleidades ao contra-ataque canarinho.
Depois de chegarmos ao 3-0, e já depois de Aimar ter regressado aos relvados três meses depois, descomprimimos um pouco e acabámos por sofrer um golo. Artur facilitou e o Estoril aproveitou. O brasileiro é capaz do melhor e do pior e este é o segundo "frango" que dá esta época. Esperemos que tenha sido o último... 
POSITIVO:

- Gaitán. Este argentino é craque e para mim, o Homem do Jogo. Porém, é um atleta muito inconstante que precisa de estar confiante para explanar o seu futebol. Depois da boa exibição diante do Aves, confirmou o seu bom momento com um golaço e uma bela assistência. Oxalá seja para continuar.
- Garay. Ao contrário do que seria de esperar, a ausência de Luisão fez-lhe bem. Afirmou-se como o grande patrão da nossa defesa e, mais uma vez, passeou classe durante os 90 minutos. Será difícil ao Benfica manter este jogador na Luz se mantiver esta qualidade exibicional.
- Trio de atacantes. Para não variar, Rodrigo, Cardozo e Lima voltaram a mostrar serviço. Curiosamente, o único que marcou foi aquele que não foi titular. Rodrigo saiu tocado ao intervalo depois de uma boa primeira parte onde assistiu Cardozo e Melgarejo que não conseguiram, porém, bater Vagner. Cardozo não marcou mas apontou o pontapé de canto que deu origem ao primeiro golo da partida. Lima voltou a demonstrar hoje a razão da sua contratação.

NEGATIVO:
- Jardel. Foi, a par de Artur, o jogador menos em foco na nossa equipa. Com algumas hesitações, demonstrou insegurança que, porém, foi conseguindo disfarçar com a sua garra e atitude. Ainda assim, manifestamente pouco para quem joga no Benfica.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

SL Benfica 6-0 Desportivo Aves

Noite de jogo da Taça de Portugal, que por vezes é motivo de emoção e alguma surpresa, felizmente hoje o Benfica soube evitar esse factor e conseguiu de uma forma séria arrancar uma exibição de grande nível, perante um candidato a subida a Liga Zon Sagres.
Apesar de Jorge Jesus ter feito algumas alterações na equipa, esta esteve sempre bastante focado e concentrada e com naturalidade chegou ao golo logo aos 6m. Com o 1º golo a equipa do Aves acabou por se desconcentrar e o Benfica aproveitou para fazer o 2º golo. A partir daqui foi ver o avolumar do resultado que rapidamente chegou aos 4-0, com mais um hat-trick de Cardozo.
Na 2ª parte a equipa do Benfica relaxou e acabou por fazer um jogo com menor intensidade, acabando mesmo assim por conseguir mais 2 golos.
Nota para os golos do Benfica terem sido todos obtidos pelos seus avançados, Cardozo (3), Rodrigo (2) e Lima (1), todos eles a demonstrarem que existe muita qualidade e todos eles são opções.
A equipa do Benfica hoje apresentou algumas alterações na equipa, especialmente no meio campo, e fez um jogo de excelente qualidade Bruno César demonstrou que quer ser opção e André Gomes continua a provar que é um menino com um futuro muito promissor. Quanto a Nolito, não percebo mas está muito longe daquilo que fez o ano passado, tornando-o neste momento o jogador em pior forma neste meio campo.

O melhor jogador em campo foi o Cardozo, por ter feito novamente um hat-trick, fazendo num espaço de um mês 8 golos, sendo que se pode considerar que em Alvalade os 3 golos foram praticamente dele, por isso eram 10 golos em 4 jogos.