quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

109 anos!!!


Sp.Braga 0 - Benfica 0 (3-2 g.p.)

O Glorioso foi eliminado da Taça da Liga nos penaltis pelo Braga, perdendo assim a oportunidade de revalidar o título e chegar ao penta. 

Jorge Jesus prosseguiu com a gestão do plantel e fez descansar vários jogadores do lote de mais utilizados, do top-10 dos mais utilizados jogaram Artur, Melgarejo que tinha descansado no jogo do campeonato, Jardel que regressou após alguns jogos, Cardozo que alinhou apenas 45 minutos e Enzo que entrou para alinhar meia hora. Apostou em Roderick a trinco, que para mim é a posição onde ele poderá vir a ser útil no Benfica e deu rodagem a Martins e Urreta. Apesar da perda natural de rotinas a gestão de Jesus foi bem conseguida.

A partida tem logo ao inicio uma bola ao poste de Rodrigo após uma excelente jogada de contra-ataque, como teria sido o jogo se entrasse, bem mas isso são conjecturas. O Braga fruto de um meio campo mais rotinado e experiente tomou facilmente conta das operações, perante um meio campo  encarnado muito macio. A defesa encarnada foi passando por alguns sobressaltos e Artur teve de mostrar serviço, apesar do domínio bracarense foram poucas as oportunidades construídas. 

Na 2ª metade, Jesus trocou Aimar por Cardozo e o Benfica ganhou posse de bola, alterando o jogo de passes directos para trocas rápidas da bola. O jogo ficou repartido, ainda que com mais posse de bola encarnada, e a bola foi surgindo nas duas áreas alternadamente. Os bracarenses remataram muito mas nem sempre da melhor forma e quando acertavam na baliza, Artur revelou-se sempre atento. Ao Benfica faltou um maior acerto no último terço do campeonato, quer no critério do passe como no acerto do remate.

O melhor em campo foi Artur.

P.S. - Ganhar é sempre importante, mas julgo que uma final, certamente com os tripeiros, não iria ser nada benéfico para as pretensões dos encarnados.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Benfica 3-0 Paços Ferreira

O último jogo caseiro tinha sido dos mais complicados das últimas jornadas, somando uma eliminatória desgastante e um adversário motivado pelo excelente campeonato, estavam todos os condimentos preparados para um jogo difícil.
O Benfica entrou bem no jogo, com intenção de chegar ao golo rápido e acabou por acontecer numa boa jogada finalizada por Enzo Perez. Estava feito o mais difícil que era colocar-se na frente diminuindo a pressão do golo, com isso acabou por soltar a equipa para uma boa 1ª parte, dominada em grande parte pelo Benfica, e onde a espaços o Paços acabou por tentar explanar o seu bom futebol. As melhores oportunidades acabaram por ser sempre do Benfica e ficando a sensação que o segundo golo poderia estar para breve.
O 2º golo acabou por acontecer apenas na 2ª parte, pelo inevitável Cardozo. A partir de aqui o jogo tornou-se mais fácil e o Paços acabou por nunca chegar com perigo a baliza de Artur. O jogo arrastava-se para o final até que numa boa jogada colectiva Lima a finalizar a jogada, embora Salvio tenha confirmado o golo. Depois do 3º golo foi deixar o jogo chegar ao fim.

Num jogo em que dominamos grande parte do jogo, elejo Salvio como o melhor em campo.

Queria salientar que esta está a ser a melhor época de Jorge Jesus no Benfica, está ainda em todas as frentes, tem legítimas aspirações a chegar a final da Taça de Portugal, poderá novamente estar na final da Taça da Liga, na liga Europa julgo que poderá mais uma vez chegar aos Quartos de Final, e no campeonato a 20ªjornada é o ano em que faz mais pontos. Está a fazer uma grande época, espero que este ano termine diferente das outras, para o clube, para o próprio JJ e porque os adeptos merecem...

Força SLB rumo ao 33...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sobre as declarações de JJ

Jorge Jesus tem insistido muito num discurso sobre a importância do campeonato em relação às outras competições, tornando-se até um pouco repetitivo. Contudo o seu discurso reflecte a pressão que a grande maioria dos adeptos encarnados tem exercido sobre ele, cobrando títulos em vez da valorização dos desempenhos desportivos conseguidos. A verdade é que esses adeptos hoje criticam o actual discurso dele, defendendo que o Benfica tem obrigação de lutar por todas as provas, mas tenho a certeza que se o Benfica chegar ao fim sem nada, irão pedir a cabeça do treinador.

Dentro daquilo que Jorge Jesus tem defendido o site ZeroZero publicou um artigo interessante (http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=100682) que mostra como ele tem alguma razão. Nos últimos 11 campeonatos, 5 deles foram ganhos pela última equipa a cair nas competições europeias, mas chamo a atenção para a particularidade desses anos. Em quatro desses cinco campeonatos foram ganhos pelo FCP, Mourinho em 2002/03 e 2003/04, Jesualdo em 2008/09 e Vilas-Boas em 2010/11, se bem se lembram foram campeonatos "ganhos" muito cedo com vários pontos de avanço. O outro campeonato que foge à regra foi o conquistado a ferros na última jornada, por Jorge Jesus em 2009/10.

Está bem à vista a dificuldade em acompanhar o ritmo do campeonato e da Europa, o Benfica está presente em todas as competições terá pressão adicional, além disso estamos lutando contra um adversário muito forte, por mais que nos custe admitir.

Por isso, eu defendo que o Benfica deve lutar por todas as provas, é esse o ADN do clube, mas não cairei no facilitismo de criticar se no fim o pecúlio for escasso.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Benfica 2 - B.Leverkusen 1

O Benfica foi feliz esta noite na Luz, ganhando o jogo frente aos alemães mas não evitando uns valentes sustos no decorrer da partida. Jorge Jesus apresentou um esquema táctico idêntico ao jogo na Alemanha, mas procurando ocupar mais os espaços e gerir a bola com ataque apoiado, com a introdução no onze de Carlos Martins. A decisão de Jesus viria a revelar-se errada pois Martins nunca conseguiu pegar no jogo errando demasiados passes e houve muita confusão zona central do meio campo. 

A primeira parte mostrou os alemães atrevidos a quererem anular a desvantagem e, só por muito pouco não o conseguiram ao atirarem duas bolas no ferro direito da baliza encarnada. A segunda parte trouxe um primeiro quarto de hora igual, mas após a lesão de Martins e os reajustes tácticos e o golpe de génio de Ola John, o Benfica acordou para o jogo. A última meia hora foi um jogo de parada e resposta com várias ocasiões de perigo para as duas balizas, com o golo do empate alemão respondido de pronto pelos encarnados com o segundo golo. Eliminatória ganha e agora venham os franceses. Já agora sei que não foi premeditado, mas ainda bem que Matic limpa os amarelos no jogo em casa com os Bordéus.

Destaques negativos já referi o de Martins e junto o de Melgarejo, muito mal a defender e muitos passes errados na construção. Exibições positivas, a classe de Luisão, o trabalho de Matic, a explosão de Ola John, a elasticidade de Artur e a enorme exibição de André Almeida, o melhor em campo.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

SL Benfica 1-0 Académica

Na ressaca de uma noite europeia, a equipa costuma ser fértil em perder intensidade e criatividade, e hoje não fugiu a regra. Julgo que será determinante para o resto do campeonato as próximas semanas, porque iremos ter jogos de grande dificuldade com deslocações desgastantes e se mantivermos colados ao rival, o título estará a um pequeno passo.
Este foi um jogo de sentido único com o Benfica sempre a procura do golo, embora sem a rapidez e o dinamismo que tem sido característico, muito por culpa de uma Académica que apenas se limitou a defender e cortar as linhas passe.
Mas mesmo assim as oportunidades surgiram embora sem grande eficácia, e com o guarda redes adversária a coleccionar algumas boas defesas.
O golo acabou por tardar e a impaciência da equipa começou a transparecer, e nos últimos o discernimento e calma acabou por praticamente não existir e no último suspiro, acabou por haver um lance que acabou definir o jogo e colocar alguma justiça no jogo, visto que apenas uma equipa tentou vencer o jogo. Foi impressionante ver a equipa da Académica jogar com os 11 jogadores nos últimos 30m, era praticamente impossível transpor as 2 linhas de defesas.

Num jogo de grande luta, paciência, e calma, elejo o Enzo Pérez, pela sua capacidade de luta no meio campo, e por ter tentado sempre procurar empurrar a equipa para a frente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

B.Leverkusen 0 - Benfica 1

Jorge Jesus voltou a surpreender com o onze inicial, prova que confia no plantel que tem e, melhorou na gestão dos jogadores. Quanto ao onze, mudou os laterais com a entrada de Almeida e Melgarejo, reforçou o meio campo com André Gomes ao lado de Matic, colocou Ola John na direita e manteve Urreta na esquerda e, na frente colocou Cardozo com o vagabundo Gaitan nas costas, ou seja um homem forte para lutar com os grandes alemães e 3 setas rápidas apontadas à baliza. Uma boa ideia.

A primeira parte decorreu sob a tónica do equilíbrio com as duas equipas a darem a ideia que controlavam as operações sem nunca conseguirem dominar a equipa adversária. O Benfica jogando em trocas de bola de pé para pé para depois tentarem acelerar o transporte de bola, conseguindo apenas 3 situações de algum perigo em remates de fora da área. Os alemães procuravam as diagonais mas que a defensiva encarnada conseguia resolver com tranquilidade. Perto do fim da primeira parte a lamentar a lesão de André Gomes.

A segunda metade começa com os alemães a querem tomar conta do jogo e os encarnados passam por alguns momentos de aflição, e é no melhor período alemão que o Benfica desfere um rápido contra ataque e chega ao golo numa excelente execução de Cardozo. Em vantagem os encarnados fecharam ainda mais as linhas e ficaram à espreita do contra golpe e, tivesse havido maior discernimento de alguns elementos e a felicidade teria sido maior. Até ao fim, o Benfica foi resolvendo as situações perigosas e acabou por vencer, conquistando uma vantagem importante na eliminatória.

Destaco a exibição colectiva de grande maturidade com várias excelentes exibições individuais. Muito bem o tridente Luisão, Garay e Matic, enorme André Gomes pena tão poucos minutos, grande trabalho de Cardozo no desgaste aos defesas alemães e grande golo, enorme André Almeida a defender a sua linha e a dobrar os centrais, e ainda apoiou algumas vezes o ataque e, só não lhe dou o prémio de melhor em campo por que Melgarejo depois de uma boa exibição fez aquele corte fantástico que pode valer a eliminatória.

Última nota, o Benfica está em vantagem mas cuidado com os alemães, para além do seu pragmatismo julgo que os alemães valem mais do que mostraram hoje.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Nacional 2 - Benfica 2

O jogo à partida já era de grau de dificuldade elevada e depois da nomeação de Proença, o estigma aumentou. É certo que mais uma vez não esteve feliz, sobretudo na expulsão de Matic mas sejamos honestos, não foi por ele que o Benfica não ganhou esta noite.

Jorge Jesus surpreendeu no escalonamento do onze inicial com a inclusão de Urreta, e o uruguaio aproveitou bem a oportunidade pois iria ser, na minha opinião, o melhor elemento encarnado na partida. O Benfica foi surpreendido pela forma forte como os madeirenses iniciaram a partida que à terceira situação de perigo obtiveram o golo inaugural. Tendo que ir atrás do prejuízo os encarnados reagiram bem e conseguiram dar a volta ao marcador até ao intervalo, após uma boa exibição colectiva.

O inicio da segunda parte deixava antever a continuação da primeira, com o Benfica a dominar as operações do jogo, contudo num rápido contra ataque madeirense a igualdade é reposta a dois golos. A restante partida foi de certa forma de algum domínio repartido, embora as melhoras situações tenham sido encarnadas. Nos últimos instantes do encontro chegou a polémica, com Cardozo a perder a cabeça por 2 vezes primeiro com um pontapé em Marçal e depois com o puxão a Proença. Por fim a ridícula expulsão de Matic, obra do "auxiliar" de Proença!

Individualmente já destaquei o melhor em campo em encarnado, mas destaco também 3 exibições negativas, Artur que não está a atravessar um momento feliz, Luisinho muito mau no aspecto defensivo e Cardozo pela atitude irreflectida que o prejudica e sobretudo a equipa.

Ainda duas notas para os benfiquistas; não culpem o arbitro e guardem as facas afiadas contra Jesus.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Benfica 3 - V.Setúbal 0

O Benfica entrou a todo gás no jogo, carregando sobre os setubalenses desde o primeiro minuto chegou ao golo logo aos 5 minutos o que deixava a pairar que poderia ser uma noite de goleada. Contudo os encarnados foram baixando aos poucos o ritmo de jogo e, o adversário começou também a acertar melhor as marcações defensivas. Até ao intervalo a toada morna da partida deixou apenas uma oportunidade desperdiçada por Rodrigo de forma clamorosa.

A 2ª parte começou tal e qual a primeira metade, com os encarnados a entrarem muito forte decididos a resolver depressa o jogo, essa pressão exercida resultou na obtenção dos segundo e terceiro golos. Daí para a frente se a partida estava totalmente controlada, mais controlada ainda ficou e os encarnados geriram calmamente o tempo que faltava. Jesus aproveitou para gerir o plantel, dando minutos de descanso a Sálvio, e minutos de jogo a Aimar e Urreta.

Como melhor em campo esteve Enzo Perez que dominou por completo as operações a meio campo, coadjuvado pelo jovem André Gomes, e foi ainda autor de um belo golo a abrir o marcador.