quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1º Objectivo – Fase de Grupos da Liga dos Campeões.

Jorge Jesus partia para esta época com uma enorme pressão sobre ele, após o final da época transacta, a margem de erro de JJ era muito reduzida, se considerarmos ainda o forte investimento na equipa, com a aquisição de diversos jogadores, e o facto de no ano passado o Braga ter atingido a fase de Grupos com equipas superiores a que o Benfica apanhou, tudo isto eram motivos mais do que suficiente para que JJ tivesse com “a corda ao pescoço”, e por isso um falhanço no acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões, poderia indicar o despedimento de JJ.

Felizmente a equipa não fraquejou, esteve exemplar nas 2 eliminatórias que participou, demonstrando que JJ encara este ano a LC com maior realismo, que na época finda. A eliminatória com o Trabzonspor foi exemplar, pecando por não ter materializado o ascendente em golos, com o Twente foi brilhante, embora tenha sofrido 3 golos, mas criou diversos lances de golo, e com um pouco mais de confiança, não tenho dúvidas que teria sido humilhado aos pés do nosso Glorioso.

Uma onda de entusiasmo começa a crescer na nação benfiquista, e como já é normal nos adeptos, agora somos os melhores do mundo, mas temos de ter cautela porque ainda existe muito trabalho para fazer. É urgente ganhar consistência defensiva, a equipa funcionar como um bloco quer a defender como a atacar, e mais importante que tudo, aumentar a confiança da equipa, para melhorar a eficácia da equipa e para que os jogadores novos, não joguem com a obrigação de ter de resolver os jogos, mas sim apenas para demonstrar o seu valor…

A esperança é enorme, confesso que estou extremamente entusiasmado com a equipa, sei que ainda falta muito trabalho para a equipa superar o nosso mais directo adversário, mas não tenho dúvidas que se nos deixarem este ano poderemos andar mais perto deles.

Julgo que após ter concluído o 1º objectivo com distinção, a que apontar para novos objectivos:

1º Reconquistar o Campeonato (no mínimo ficar em 2º, para ter acesso directo a LC)
2º Atingir os Oitavos de Final da Liga dos Campeões (ou o acesso a Liga Europa)
3º Vencer a Taça de Portugal
4º Vencer a Taça da Liga

A equipa não pode passar épocas sem vencer qualquer título, é obrigatório criar uma mentalidade vencedora, com conquistas de títulos.

Quero ainda salientar alguns aspectos, digam o que disserem JJ foi e é o melhor treinador que o clube teve nos últimos 20 anos, apenas superado pelo Sven Goran Eriksson, tem feito um trabalho excelente quer a nível interno, onde voltamos a ser campeão e a ganhar títulos, quer a nível externo, onde fizemos as 2 melhores épocas, desde que fomos a meia-final da Taça das Taças com o Toni, e mais importante que tudo isto a equipa joga um futebol atractivo, que empolga quem vai ao estádio.

2 comentários:

Nuno@ disse...

Bom artigo mas com um pequeno reparo, com o grupo que nos calhou na Champions, não passar aos oitavos é uma tremenda desilusão por isso nem se põe a hipótese Liga Europa.

C@rl0s disse...

O Artigo foi colocado antes do sorteio da Liga dos Campeões, mas de facto não posso deixar de concordar, é praticamente obrigatório passar aos oitavos de final da LC.