quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Twente 2 - 2 Benfica

Tratava-se de um jogo muito importante para o Benfica que sempre assumiu a presença na Liga milionária como o primeiro grande objectivo da temporada. Com um excelente plantel mas com pouca equipa, o adversário foi o Twente, teoricamente inferior, mas cujo ascendente dos últimos anos sobre equipas como PSV, Ajax e Feyenoord não podia deixar de pôr um Benfica em construção em sentido, isto além da meritória campanha dos holandeses na última fase de grupos da Liga dos Campeões.

E o Benfica não poderia ter começado melhor o jogo pois logo aos 3m, Nico Gaitán depois de com alguma sorte ganhar uma série de ressaltos apareceu isolado frente a Mihaylov (antigo guarda-redes do Belenenses), faltando-lhe somente o instinto-matador para abrir o activo.

Algo contra a corrente, aos 6m e logo no 1º ataque do Twente os holandeses marcaram. Tal como no golo do empate do Gil Vicente a defesa e o meio campo defensivo do Benfica deram demasiado espaço e da mesma zona do campo, de Jong rematou forte a meia altura para a direita de Artur que não conseguiu evitar o golo. Com um golo tão madrugador para os holandeses encarou-se com alguma apreensão o seu provável empolgamento. No entanto, sob a superior batuta de Aimar o Benfica estancou essa possibilidade e permitiu algum ascendente (ainda que sem grande brilhantismo), tendo aos 13m a passe de Nolito, Emerson pontapeado a atmosfera já dentro da área. Aos 20m contudo, num desarme em esforço de Aimar, o argentino endossa a bola a Cardozo que com espaço e com todo o tempo do mundo, rematou de fora da área colocado, assinando um golo de belo efeito e no qual Mihaylov nada podia fazer.

Logo na resposta, o holandes Landzaat isolou-se pelo lado direito do seu ataque e só a oportuna saída de Artur evitou o pior. Era o princípio de uma noite memorável para o guarda-redes benfiquista. Aos 28m surge novo remate perigoso de Tiendalli, o disparo sai forte mas às malhas laterais da baliza de Artur, com este a controlar o lance.

Aos 35m o Benfica assumiu a reviravolta no resultado. Excelente lance de ataque encarnado pelo lado direito, a bola passou sucessivamente por Cardozo, Gaitán e Witsel que, já dentro da área e à saída do guarda-redes, com inteligência lateralizou para Nolito que rematou com facilidade para o fundo das redes. Com uma vantagem preciosa esperava-se que o Benfica conseguisse levar o resultado para o intervalo. Aos 43m na cobrança de um livre perigoso à entrada da área encarnada descaído para o lado direito, Bryan Ruiz assumiu a sua marcação, rematou forte a meia-altura e Artur com uma boa estirada defendeu para canto. E assim chegámos ao fim dos 1ºs 45 minutos.

No reatamento aos 53m esperava-se que os holandeses entrassem a todo o gás, e certo é que o Twente criou desde logo uma jogada perigosa a seguir a uma deficiente defesa a soco de Artur. Aos 57m e no lado oposto surge um bom remate de Nolito, mas o esférico bate num defesa holandês e é desviado para a linha de fundo. Aos 59m e já após a entrada do rápido Ola John (excelente 2.ªa parte) para o flanco esquerdo do ataque holandês, este depois de passar por Maxi Pereira (foram várias as vezes), cruzou largo para o 2º poste e Janko de cabeça proporcionou o desvio de Artur para canto junto à barra.

Este lance deu início a uns bons 20m do Twente que já disposto num 4-2-4 à moda antiga acelerou, sendo o Benfica incapaz de reagir. Do lado esquerdo Ola John ultrapassava sistematicamente Maxi Pereira e nem a entrada de Rúben Amorim para esse flanco estancou a sua veia atacante. Aos 63m foi a vez de Bryan Ruiz atirar sobre a barra. Aos 68 o Twente poderia ter empatado não fosse Artur ter sustido um 1º remate de Bryan Ruiz e depois de de Jong que rematou valendo mais uma vez Artur.

Com Saviola já em campo para aproveitar o espaço concedido, aos 69m el conejo poderia ter marcado num remate forte mas a bola saiu rente ao poste direito de Mihaylov. Respondia o Twente e aos 71m Ola John rematou rasteiro para defesa segura de Artur. No minuto seguinte Cardozo descaído para o lado esquerdo rematou forte mas o guarda-redes holandês opôs-se bem.

Aos 76m Nolito já dentro da área poderia ter feito melhor mas demorou o remate e quando o fez a bola bateu num defesa gorando-se a possibilidade. A premiar a avassaladora 2.ª parte, aos 80m o Twente chegou mesmo ao empate repondo a justiça no marcador, ainda que num lance precedido de ilegalidade. Ola John passou uma vez mais por Maxi Pereira, cruzou largo para o 2.º poste e Bryan Ruiz carrega Emerson antes de atirar forte de cabeça. No seguimento os jogadores encarnados protestaram e Artur acabou mesmo por ser admoestado com a cartolina amarela.

Mais um empate após estar em vantagem, leva a pensar na defesa, que erradamente teve o destaque de Artur, figura que deveria ter passado despercebida no jogo. Para mim, o jogador da noite.

Artur - 9 - Grande exibição, evitou a derrota, decisivo em todo o jogo.

Luisão - 6 - Falhou em algumas ocasioes, nomeadamente no primeiro golo.

Garay - 7 - Um nivel acima de Luisão.

Maxi Pereira - 4 - Claramente cansado.

Emerson - 7 - Fez um bom jogo, e já se começa a aventurar no ataque.

Javi Garcia - 6 - Não foi capaz de compensar os espaços entre a defesa e o ataque, que deu tantas oportunidades aos holandeses.

Witsel - 7 - Mais um bom jogo, com grande competencia atacante.

Aimar - 8 - Grande batuta para a reviravolta.

Nolito - 8 - Mais um jogo, mais um golo, e já vão 4.

Gaitan - 7 - Está a voltar aos niveis da época passada.

Cardozo - 7 - Grande golo, mas um pouco lento para o sistema que o Jesus quer implementar.

Ruben Amorim - 6 - Não conseguiu suster a capacidade atacante final dos holandeses.

Saviola - 6 - Entrou para marcar mais um, mas não conseguiu.

Matic - 5 - Nem influenciou o jogo.

Sem comentários: