quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Taça da Liga - 2009

O glorioso iniciou esta época a participação na taça da Liga, numa semana bastante complicada, primeiro porque vinha de uma péssima exibição na Trofa, depois porque desde 7 de Dezembro que não venciam, muito embora só tivessem havido 4 jogos, na qual teve 3 derrotas e um empate.
Como tal o jogo desta noite que já de si, se avizinhava difícil ainda se tornava mais custoso, mas depois de todas as adversidades o Benfica entrou hoje em Guimarães com a intenção de rectificar a má imagem deixada nos últimos jogos.
A exibição de hoje foi muito conseguida, talvez influenciada pelo golo madrugador, que terá certamente permitido jogar com mais serenidade. O Benfica jogou essencialmente no contra-ataque, tentando aproveitar a velocidade de Di Maria, Suazo e Balboa, fazendo recuar um pouco Aimar, para tentar lançar estes jogadores. Devo dizer que não é o estilo de jogo que gosto mais, mas concordo que no jogo de hoje em que o Guimarães iria procurar a vitória, seria o sistema mais apropriado. O Benfica procurou nas transições defesa ataque não arriscar e sempre existia pressão do adversário enviavam a bola para a frente tentando encontrar Suazo no meio dos centrais e quando não eram pressionados os jogadores nunca arriscavam nos passes.
No global o Benfica sem fazer um grande jogo na 1ª parte, na 2ª geriu bem a vantagem e se no ataque tivessem um pouco de mais calma, poderiam ter partido para outro resultado.
Uma pequena nota gostei imenso de Miguel Vitor, extremamente concentrado e eficaz apenas com uma falha na 1ª parte, Moretto pareceu-me merecer mais atenção e por último Carlos Martins definitivamente não o coloquem no meio campo para defender, hoje provou ser um jogador que sabe jogar atrás do ponta de lança, ou seja como um 10.

Aproveito também para fazer um pequeno comentário relativo ao jogo na Trofa, mau de mais para ter sido verdade, Binya provou não ter qualidade para jogar no Benfica e na minha opinião Quique Flores tem de começar a preparar melhor os jogos com equipas que se fecham muito no meio campo e que só exploram o contra-ataque.

2 comentários:

Nuno@ disse...

Foi, claramente, uma exibição de querer apagar a imagem da Trofa. A equipa evitou correr riscos no ataque e sentiu-se alguma impaciência na hora de defender, mas o que interessa é o resultado e ele foi conseguido, ultrapassado que estão as dúvidas sobre a capacidade da equipa, há que dar a continuidade no domingo.
Força Benfica.

afsantos disse...

Há anos que o Benfica não sabe jogar contra equipa que se fecham no seu reduto de 20-30 metros.

E esta equipa de Quique, joga bem contra equipas que tomam a iniciativa de jogo, como por exemplo o Guimaraes ontem... na Trofa foi o que se viu no Estadio da LUz a mesma coisa.

E ah outra coisa que a gente também se dá sempre muito mal é com campos curtos e mais parecem campos de batata....

... é só handicaps para esta equipa.

Um abraço

Filipe

Ps. porque raio os jogadores receberam o ordenado no mes de Dezembro, fizeram alguma coisa que o merecesse?