quarta-feira, 29 de julho de 2009

Análise ao Novo Benfica

Depois de uma época em que a expectativa era grande, alimentada por nomes sonantes como Pablo Aimar, David Suazo e Reyes, o clube voltou a claudicar e o 3º lugar não foi suficiente para manter um treinador também ele sonante, como o Quique Flores.
Pois bem, quando eu pensava que este ano os dirigentes iriam apenas contratar alguns jogadores que pudessem equilibrar a equipa, eis que voltamos a contratar mais uma debandada de jogadores, alguns com qualidade a confirmar, outros com algum nome e que dispensam apresentações.
Custa-me um pouco ver que o meu clube, que foi dos últimos em Portugal a abrir a porta aos estrangeiros no plantel, esteja agora minado de jogadores estrangeiros, onde se fala maioritariamente um portuguenhol abrasileirado.
Até ao momento contratamos 7 jogadores e Rui Costa deixa no ar que o plantel não está fechado. Mas se somarmos a estes 7, Sepsi, Fábio Coentrão, Roderick Miranda, jogadores que não estiveram o ano passado no clube, já vamos em 10. Pelo que se fala deverá vir mais um guarda-redes, um médio e talvez um lateral esquerdo ou um central, dependerá das saídas, por isso deveremos chegar aos 13. Ora nos últimos anos temos visto que está política não é a mais adequado porque continuar a insistir.

Analisando os reforços que já foram contratados tenho a dizer o seguinte:
Patric – Parece um lateral com pendor mais ofensivo, tipicamente sul-americano, mas que ainda estará longe de poder disputar o lugar com Maxi.
Shaffer – Tal como Patric, é um lateral muito ofensivo, cruza muito bem e espero que aprenda rapidamente a defender porque poderá ser uma agradável surpresa.
Javi Garcia – Jogador praticamente desconhecido, pelo menos para mim, mas que me agradou particularmente pela sua força, posicionamento, conhecimento táctico e sua qualidade de passe. Penso que Rui Costa deverá ter acertado na sua contratação, julgo é que o valor pago pela sua transferência tenha sido um pouco excessiva, vamos ver.
Ramires – Jogador também ele desconhecido até ter sido convocado, pelo Brasil, para a Taças das Confederações. Mas só por esse simples facto o seu passe ficou logo valorizado, somando as internacionalizações, chega ao clube como a grande contratação da época. Para já pouco mostrou, mas pelo que tenho visto será um jogador essencial para equilibrar o meio campo.
Weldon – Avançado que veio, a meu ver, para poder dar alguma velocidade ao ataque e dar outras soluções em que caso de lesão das principais figuras.
Saviola – Para já julgo ter sido a melhor contratação desta época, veio rotulado como um jogador que já estava em final de carreira, mas parece-me que veio com ideias de demonstrar o porque de ter sido considerado o melhor jogador no campeonato do mundo de sub-20.
Keirrison – Com este eu não contava, para já não posso comentar as suas exibições de águia ao peito, mas pelos vídeos que tenho assistido e pelo facto de ter sido contratado recentemente pelo Barcelona, parece-me que será um jogador para lutar pela titularidade com a dupla Saviola e Cardozo.
Sepsi – Depois de já ter estado no clube e de ter sido emprestado ao Racing, esperava-se um jogador mais evoluído, mas parece que 2 anos após a sua contratação a sua evolução foi praticamente zero, pelo que na minha opinião deveria ser vendido.
Fábio Coentrão – Aparece nesta pré-época revigorado, cheio de vontade de mostrar serviço e se na primeira passagem acabou por ser discreto, desta vez parece-me determinado a deixar a sua marca.
Roderick Miranda – Jovem central da formação do clube, júnior de 2º ano poderá ser uma alternativa em caso de lesão dos centrais. Dêem-lhe tempo porque poderá ser um grande jogador.

Na minha opinião os grandes problemas de tantas contratações são:
- Tiram espaço aos jogadores formados no clube, não obtendo nenhum retorno do dinheiro investido na sua formação.
- Adaptação do jogador, ao nosso campeonato e ao país é sempre uma incógnita.
- Aumento da pressão sobre a equipa, visto ter-se investido imenso dinheiro.
- Aumentam a expectativa dos adeptos, logo o fracasso não será tolerado.

Com tudo isto, Jorge Jesus terá a vida bastante complicada, primeiro porque a equipa tem demasiados jogadores habituados a serem 1ª opções, segundo porque a ânsia dos adeptos pela conquista do título é enorme, e depois porque os investimentos feitos nas últimas épocas tem sido significativos, pelo que terão que obrigatoriamente começar a rentabiliza-los. Espero ansiosamente pelo ínicio do campeonato para ver a máquina a funcionar.

VIVA AO BENFICA!

1 comentário:

Antlp disse...

É sempre uma incerteza, o apetrechamento e o reforço da equipa, existem muitos outros factores extras que acompanham a qualidade técnica de um jogador e na soma das partes, o colectivo, agora é inequívoco, que este ano reforçamos com qualidade e quantidade, também pode ser importante para ter uma maior escolha e reserva, mas tem que haver uma gestão mujito boam, que os ventos corram de feição, os adeptos rumem para o mesmo lado, com entusiasmo e paciência, acima de tudo que façam acreditar e alimentar este sonho, ser campeão!