segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Análise ao Plantel

O Benfica esta época inicia um novo ciclo, com um treinador novo, com várias caras novas, novas metodologias de treino e uma nova táctica. Pois bem para já e independente de todas as contratações que foram feitas, na minha opinião contratamos um excelente treinador, que embora em não tenha nenhum título conquistado, deixou sempre bom trabalho pelas equipas por onde passou.
Normalmente na maioria das pré-épocas assistimos a um Benfica sempre com muita vontade, cheios de garra e normalmente o entusiasmo dos adeptos, era também ele sempre elevado nesta fase da época. Sou sincero que eu era um deles, mas se nos outros anos por vezes chegava ao final da pré-época já dizia, “bom, para o ano é que vai ser”, este ano atrevo-me a dizer que iremos lutar até ao final da época pelo título.
Há muito tempo que eu não via o Benfica jogar um futebol tão bonito e entusiasmante quanto aquele que neste momento estão a jogar.
Agora vejamos, neste momento temos 4 Guarda-redes, Moreira e Júlio César estão garantidos no plantel, enquanto Quim e Moretto, lutam pela última vaga. Na minha opinião, Quim deveria ficar no plantel, é português, já está no plantel á algum tempo e é um jogador experiente.
Nas laterais, temos Maxi, que infelizmente lesionou-se no torneio Cidade Guimaraes, parece ser a solução mais segura para a ala direita, excelente na entrega, muito lutador, nunca desiste dos lances, Patric será a alternativa ao Maxi, mas nesta fase parece-me muito verde para as exigências do clube, Shaffer, parece um pouco como o Maxi, muito lutador, é um lateral muito ofensivo e quando defender da mesma maneira que ataca poderá ser um dos melhores laterais do campeonato.
Para centrais, Luisão e David Luíz parecem para já ter ganho a corrida, é de facto uma dupla muito boa, Luisão é a voz de comando da equipa, o patrão, é essencial que o Benfica não o venda, quanto ao David Luíz creio que após duas épocas com algumas lesões, este será o ano da confirmação do seu valor. Como alternativas temos o Sidnei, até ao momento pouco mostrou, mas a avaliar pela época passada, temos um suplente de luxo. Miguel Vitor, tenho pena que este jogador seja a 4ª opção para a defesa, mas julgo que irá ter muitas oportunidades para mostrar o seu valor.
Como trincos ou médios defensivos, temos Yebda e Javi Garcia, se o primeiro nós já conhecíamos e sabemos que é um óptimo jogador, Javi Garcia é um incógnita muito grande, principalmente porque o investimento foi enorme, como tal terá que demonstrar o porque da sua contratação. Para já parece-me ser um excelente jogador e terá agarrado o lugar.
Como médios interiores, Di Maria e Fábio Coentrão, ocuparão a ala esquerda, enquanto Ruben Amorim e Ramires, ocupam a ala direita. Este ano com a nova táctica a posição dos médios alas, passam a jogar mais perto do centro, apoiando mais a zona central do terreno. Para já o destaque vai para Di Maria que tem encantado os adeptos com as suas explosões no meio campo, este miúdo corre que se farta e espero que este seja o ano da confirmação. Fábio Coentrão também veio diferente parece mais maduro, e será uma óptima concorrência a Di Maria. Ruben Amorim, já nós conhecemos, é um jogador sempre muito regular, e de grande utilidade pois faz também a posição de trinco. Quanto a Ramires do pouco que se viu, é um jogador muito atlético, que corre muito, joga fácil, que sabe o que fazer a bola, muito bom. Penso que este meio campo tem a explosão e velocidade do lado esquerdo e o equilíbrio e a serenidade do lado direito.
Médio Ofensivos, Pablo Aimar e Carlos Martins são as opções, no ano passado consideraram um flop a contratação do P. Aimar, mas pelo que tenho visto neste inicio de época, creio que temos um jogador renascido, com muita magia nos pés, que faz sonhar os adeptos numa grande época. Espero que as lesões não apoquentem. Quanto ao Carlos Martins, é de facto um bom jogador mas por vezes o último passe não sai bem, de resto a sua entrega e vontade é o seu ponto forte.
No ataque existem soluções para todos os gostos, para já Cardozo e Saviola tem sido a dupla mais utilizada e aquela que demonstra mais entrosamento. Saviola é de facto uma excelente contratação, julgo que irá ser fulcral neste Benfica. Cardozo dispensa apresentações, depois temos Weldon e Keirrison com as alternativas mais prováveis, e ainda Nuno Gomes e Mantorras, que penso que terão poucas oportunidades, mas que serão de extrema importância no balneário do Benfica. Para já tenho gostado bastante de Weldon, jogador que apesar de não ter muita técnica sabe aquilo que o treinador quer, quanto ao Keirrison ainda não mostrou muito, mas as suas estatísticas são o seu cartão-de-visita.
Não falei de Urreta porque parece-me que irá ser emprestado, na minha opinião penso que será a melhor opção, está época irá ter muito poucas oportunidades para jogar e os seus 19 anos exigem minutos nas pernas.
Queria ainda falar dos jogadores excedentários que o clube tem neste momento, falta colocar um GR, que ainda não sei qual será, Adu, Makukula, Zoro, Binya, Luís Filipe, Andrés Diaz, Edcarlos, Marcel e mais alguns jogadores formados no clube que foram emprestados. Penso que de todos estes jogadores era importante não perder Adu, todos os outros deveria ser vendidos em especial Zoro, que é um dos jogadores mais bem pagos do plantel.
De resto temos plantel para atacar o título e vencer as provas nacionais, bem como ir até aos quartos de final da Liga Europa, obviamente dependerá um pouco dos sorteios.
NINGUÉM PÁRA O BENFICA

Sem comentários: