terça-feira, 18 de agosto de 2009

Benfica 1 - 1 Marítimo

Fui um dos 54.000 privilegiados a poder assistir no estádio ao primeiro jogo do Glorioso, e saí de lá com uma sabor agridoce na boca, e porquê? Se por um lado o Benfas fez uma exibição muito boa, com muitas trocas de bola, algo a que os jogadores de Jesus nos vêm habituando, por outro lado, muitas oportunidades falhadas (também por culpa do Pessanha que se fartou de defender) e aquele penalti falhado foram os aspectos mais negativos.
Algo que me fez muita confusão foi ver uma equipa montada por Carlos Carvalhal, que nos tem habituado a muito melhor, fazer tanto anti-jogo, uma equipa a defender constantemente, não atrás da linha da bola, mas atrás da linha de meio campo, subindo apenas esporadicamente.
O domínio do jogo, foi claramente do Benfica, expresso pelas percentagens de posse de bola no final do jogo, um tremendo 75% - 25% a favor do Glorioso.
O empate soube a muito pouco, mas se o Marítimo tem vindo á Luz jogar abertamente, o resultado concerteza seria outro.
Da arbitragem não vou sequer falar, pois este arbitro (Artur Soares Dias) já nos prejudicou em outras ocasiões, e concerteza esta não será a única, por isso assim me fico.
Irei dar agora uma pontuação (0 a 10)(nova pratica para esta época) a todos os jogadores do Benfas, de acordo com a minha visão do jogo.
Se discordarem, é favor comentar.

Quim - 6 - Esteve muito desaparecido, sem trabalho durante o jogo
Ruben Amorim - 7 - Cumpriu bem, apesar de ser lateral "adaptado"
Sidnei - 6 - Comprometeu algumas vezes, mas sem prejudicar a equipa
Luisão - 8 -Bom jogo, muito seguro, até a dobrar Sidnei e David Luiz
David Luiz - 4 - Mau jogo, não conseguiu acertar nos cruzamentos, e muito lento a regressar á defesa.
Javi Garcia - 7 - Muito discreto, mas eficaz a destruir no meio campo e em sintonia com Aimar.
Carlos Martins - 5 - Apesar de sair lesionado aos 18 min, nunca chegou a aparecer no jogo.
Aimar - 8 - Bom jogo, em muito bom momento de forma, fez mais alguns dos seus passes a que nos habituou com grande entendimento com Garcia e excelente distribuição para o ataque.
Di Maria - 6 - Um pouco apagado, sem espaço para correr pelas laterais, e a acusar um pouco a pressão das boas exibições da pré época
Saviola - 8 - Muito bom jogo, sempre rápido, a fugir ás marcações e com uma grande perdida frente a Pessanha.
Cardozo - 6 - Muito lento, foi muito prejudicado pela forte marcação dos dois centrais do Marítimo, sempre em cima dele quando recebia a bola. Nem vou falar do Penalti.
Fábio Coentrão - 10 - Para mim, o Homem do jogo. Entrou a substituir Carlos Martins, com muita garra, muita vontade, tanto a atacar como a defender, e na dobra a David Luiz. A ter em atenção para o resto da época.
Nuno Gomes - 5 - Entrou a 5 minutos do final, sem aparecer muito.
Weldon - 9 - Mais uma vez, entra e marca Golo, dos 20 minutos que esteve em campo, sempre com vontade de ir á bola, sempre em desmarcação, e o nosso salvador, ao marcar o Golo do Empate.

Sem comentários: