sábado, 10 de setembro de 2011

Benfica 2 - 1 V. Guimarães


Com um “bis” de Cardozo, o Benfica bateu hoje, ao final da tarde, no estádio da Luz o Vitória de Guimarães por 2-1. Ainda que não tenha sido uma exibição de encher o olho e os dois golos tenham sido apontados de grande penalidade, os “encarnados” são justos vencedores. Tiveram mais bola, criaram mais ocasiões de golo e, ainda que sem deslumbrar, cumpriram os requisitos mínimos.
Jorge Jesus apostou num 4x4x2 clássico e as principais alterações no onze foram as inclusões de Bruno César e Saviola em detrimento de Nolito e Aimar. Apesar de Jesus ter considerado este jogo tão importante quanto o de quarta-feira frente ao Manchester United, optou por deixar no banco dois jogadores fulcrais no seu esquema habitual.
O jogo não começou de feição para os “encarnados” que encontraram uma equipa vimaranense afoita e irreverente que desde cedo tentou chegar à baliza de Artur Moraes com perigo. E pertenceu mesmo à equipa orientada por Rui Vitória a primeira ocasião de perigo. Após canto, Edgar Costa apareceu na área e de cabeça atirou ao lado.
Até ao minuto 10, o Guimarães esteve sempre por cima do jogo mas a pouco e pouco, o Benfica foi conseguindo ter mais bola e canalizar mais jogo por ambos os flancos. Desta vez, Maxi Pereira esteve melhor a atacar e já se viram algumas habituais tabelinhas e penetrações pelo lado direito da área adversária. Na outra lateral, Emerson foi muitas vezes o último homem e efectuou alguns cortes defeituosos, sobretudo pelo ar. Já Ezequiel Garay, mostrou mais uma vez que é exímio no passe e coloca a bola onde quer.

Num jogo marcado pela polémica arbitragem, aos 26 minutos, Alex tocou a bola com a mão após cruzamento de Maxi Pereira mas o lance passou em branco aos olhos de Duarte Gomes. Volvidos sete minutos, o defesa N’diaye empurraria claramente Saviola dentro da área e aí sim, Duarte Gomes assinalaria (e bem) grande penalidade. Chamado a bater, Óscar “Takuara” Cardozo não falhou e colocou o Benfica em vantagem. No minuto seguinte, novo “penalty” para a formação da Luz. Witsel rematou forte de fora da área e a bola bateu em João Paulo. Muitas duvidas quanto a este lance dado que não foram exibidas imagens do lance de frente. Chamado a bater, desta vez, Cardozo atirou à trave da baliza de Nilson.
Quando faltava um minuto para o descanso… novo “penalty” a favor da formação da Luz novamente com N’diaye a fazer falta. Desta vez, a tocar a bola com a mão.

Na segunda parte, apesar de o Benfica não ter conseguido ampliar a vantagem e ter consentido um golo, foi confirmado um triunfo justo da melhor equipa ao longo da maior parte do encontro. De destacar dois cabeceamentos: um de Saviola e outro de Garay que não entraram na baliza do Vitória por muito pouco. O golo do Guimarães foi apontado aos 68 minutos por Edgar Costa, que entrou na área do Benfica e bateu Artur Moraes. O guardião do Benfica foi infeliz neste lance dado que a bola lhe passou por baixo das pernas.
Entre os 80 minutos e o término do jogo, houve espaço para o “Ai Jesus” habitual com a equipa do Benfica a ser encostada e a fazer várias faltas que originaram livre perigosos e poderiam ter pesado no resultado. Ainda assim, o triunfo confirmou-se. O Benfica foi melhor neste jogo, ainda assim, se voltar repetir estes níveis exibicionais na 4ª feira, o resultado será outro… E negativo.

Artur - 6 - Mal batido no golo, contudo, mostra grande maturidade nas redes e passa tranquilidade para o resto do campo.
Maxi Pereira - 7 -  Melhor jogo desde o inicio da época, já ajuda no ataque.
Emerson - 5 - Fez o pior jogo desde o inicio da época, vamos ver se o JJ vai ser teimoso e mante-lo só para não põr o Capdevilla.
Luisão - 7 - Muito bom jogo do Capitão.
Garay - 6 - Com algumas falhas, mas ainda assim, seguro e prevejo um grande par de centrais para esta época.
Javi Garcia - 7 - Por vezes andou ás "aranhas" quando o Witsel se adiantava no campo.
Witsel - 7 - Mais um bom jogo do Belga, embora mais cansado por causa da selecção.
Gaitan - 7 - Bom jogo, mas ainda não se adaptou ao lado direito.
Bruno César - 6 - Ainda está um pouco lento.
Saviola - 4 - Não apareceu no estádio da Luz.
Cardozo - 8 - Marcou os golos da vitoria, e está a caminho da "redenção".
Aimar - 7 - Devia ter entrado de inicio, fez um bom jogo.
Nolito - 6 - Corre muito, mas não chegou a aparecer.
Matic - 0 - Foi só para queimar a ultima substituição.

Sem comentários: