quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Plantel 2011-2012

Finalmente estamos em Setembro, e isso quer dizer que pelo menos até Janeiro, os planteis ficam fechados, salvo a inclusão de jogadores desempregados!
O Benfica tinha neste defeso uma tarefa complicada pois JJ tinha dito no inicio da época que quereria um plantel com 27 jogadores, e nessa fase o clube tinha contrato com 70 jogadores, como tal havia urgência na definição quer do plantel, quer dos respectivos empréstimos e dispensas.

Para já quero dar os parabéns ao Benfica (LFV e RC), que finalmente conseguiu não andar em novelas até ao final do período de transferências, conseguimos todas as contratações antes do inicio dos jogos oficiais, e isso é a grande novidade deste ano!

Agora vejamos quem ficou no plantel:

Guarda Redes: Artur, Eduardo e Mika.
Se tínhamos dúvidas da qualidade de Artur, eles tem sido dissipadas aos poucos, não é um guarda redes de topo, não é o mais espectacular, mas pelo menos tem tido a felicidade de ter até a data conseguido manter a sobriedade na defesa, apesar de ter sofrido alguns golos. Eduardo vai ter muitas dificuldades em jogar, nas competições principais (Campeonato e Liga dos Campeões), deverá provavelmente jogar nas taças e eventualmente se Artur demonstrar alguma baixa de forma. Quanto a Mika, este é o ano de perceber a dimensão do Benfica e tentar aprender com a experiência de Artur e Eduardo, mas depois do mundial Sub-20, não haverá grandes dúvidas da sua qualidade.

Defesas Laterais: Maxi, Ruben Amorim, Emerson, Capdevila e Luís Martins.
Se na direita não haverá dúvidas pois Maxi é titular indiscutível, sendo rendido por Ruben Amorim, para fazer descansar o seu colega, na esquerda tenho dúvidas que Emerson, seja o lateral que necessitamos, pois é muito esforçado e até tem sido competente, mas falta qualquer coisa. Capdevila tem sido para já a desilusão, pois está em nítida baixa de forma, é um facto que os 33 anos já pesam, mas tinha por obrigação apresentar-se em melhor estado. Quanto a Luís Martins, tenho dúvidas que tenha hipóteses de jogar, embora tenha confiança na sua potencialidade, mas talvez tivesse sido melhor rodar noutro clube.

Defesas Centrais: Luisão, Garay, Jardel e Miguel Victor.
Creio que para um defesa titular estamos bem servidos com Luisão e Garay, julgo que depois de estarem mais coordenados será uma defesa de respeito. Quanto a segunda linha de centrais, julgo que Jardel embora esforçado, têm muitas limitações, talvez Miguel Victor seja mais central que Jardel, embora seja demasiado impetuoso.

Meio Campo: Javi Garcia, Matic, Witsel, Aimar e David Simão.
No meio campo é onde existe a maior revolução, com a entrada de vários jogadores. Se a médio mais recuado, não teremos dúvidas que Javi tem lugar garantido, já que Matic não me parece ainda adaptado a essa posição, julgo que é mais um médio centro. Witsel para já tem sido o reforço que me tem enchido as medidas, tal é a qualidade deste jovem, joga sempre simples, faz a equipa jogar e dá um tremendo equilíbrio a equipa, algo que faltava no ano passado. David Simão terá muitas dificuldades em jogar, espero que quando tiver a sua oportunidade a agarre! Falta falar de Aimar, que na minha opinião é extraordinário, confesso que não gosto quando joga no meio só com Javi, mas quando acompanhado de Witsel e de Nolito, o jogo parece outro, é magnífico, soberbo é indescritível, e está no melhor momento de forma no Benfica. Rui Costa, espero que lhe renoves o contrato, pois são estes jogadores que dão gosto ver no estádio!

Extremos: Enzo Perez, Gaitán, Bruno César, Nolito e Ruben Pinto.
As alas este ano julgo que estão melhor preenchidas, com Gaitán cada vez mais adaptado a demonstrar a sua qualidade. Os reforços Enzo Perez, parece-me que lhe falta libertar-se da obrigação de demonstrar o seu valor, mas estou em crer que depois de um bom jogo as coisas serão diferentes. Bruno César, inclui na lista de Extremos, mas confesso que tenho curiosidade em vê-lo com 10, mas para já parece qualidade não falta. Nolito para já tem sido a grande surpresa, tal a quantidade de golos marcados, não é dos jogadores mais elegantes a jogar, mas tacticamente é um jogador muito irrequieto, que tenta sempre jogar fácil, mas com sentido de baliza enorme, por vezes até demais. Bom quanto a Ruben Pinto, tenho dúvidas que calce as botas, mas julgo que tal como Luís Martins, este ano seja apenas para ganharem massa muscular e no próximo ano sejam emprestados.

Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo, Rodrigo Mora e Nelson Oliveira.
Na frente de ataque temos algumas novidades, se Rodrigo Mora ainda não tenha tido tempo para mostrar serviço, já Rodrigo e Nelson após o mundial Sub-20 julgo que demonstraram que tinham lugar no plantel, e que poderão ser uma agradável surpresa. Depois temos Saviola, que tem sido muito útil, mas é nítida a perda de relevância na equipa. E por último temos Cardozo, o mal amado, que tenho uma fé enorme que este ano seja novamente um grande ano para ele, já leva 3 golos em jogos oficiais, e acredito que irá chegar facilmente aos 30.

Em suma, o Benfica na minha opinião está mais forte, a qualidade que existe no plantel é grande, existem vários jogadores que ainda terão de demonstrar o seu valor, alguns que terão de se adaptar a uma nova realidade, mas o misto de experiência e juventude creio que é equilibrado.

Esta versão é a mais estrangeirada de sempre da história, não temos nenhum jogador português titular indiscutível, mas na era global temos de aceitar, embora gostasse que tivéssemos uma base de jogadores portugueses que fossem chamados a selecção, prefiro que o clube seja campeão, mesmo que isso implique não jogar com portugueses...

PS: Julgo que a única alteração que faria neste plantel era troca de Urreta por Rodrigo Mora, embora considere que o empréstimo ao Vitória de Guimarães, possa ser o derradeiro teste a Urreta, a ver vamos.

Força SLB, rumo ao 33… se nos deixarem…

Sem comentários: