terça-feira, 6 de setembro de 2011

Jorge Jesus!


Hoje queria dedicar um post ao nosso treinador Jorge Jesus, que nos últimos tempos tem gerado alguma discussão, quer pelas decisões tomadas, quer pelos resultados desportivos, ou por outros quaisquer motivos que gerem discussão.

Desde Sven-Goran Eriksson, em 1989-1992, que nenhum treinador completa 3 épocas no clube. Com Jorge Jesus este ano caso conclua a época, conseguirá suplantar esse feito, e caso cumpra o seu contrato poderá completar 4 épocas, 2009-2013. Será o 1º treinador português após Ribeiro dos Reis 1930-1935 a conseguir esse feito, já que o nosso clube sempre privilegiou mais os técnicos estrangeiros (26) aos lusitanos (16).

Quando Jorge Jesus foi contratado teve uma expressão emblemática, “comigo estes jogadores irão jogar o dobro do que jogaram este ano”, e as expectativas ficaram elevadas, ainda mais por ter feito uma boa época com Braga. Apesar de na 1ª época JJ, ser visto com alguma reserva por parte da maioria dos sócios e simpatizantes, rapidamente ficaram rendidos a lufada de bom futebol que conseguiu implementar no clube. Nessa altura JJ era visto, como o mestre da táctica, supra sumo da batata, o melhor treinador em Portugal, não conseguindo mais porque o Braga fez uma época surpreendente, e JJ nunca pode dedicar-se a Liga Europa, com grande afinco, pois o objectivo principal era a reconquista do título.

Campeonato – 30J – 24V 4E 2D 78GM-20GS
Taça de Portugal – 2J – 1V 1D 6GM-1GS
Taça da Liga – 5J – 4V 1E 11GM-3GS
Liga Europa – 14J – 9V 2E 3D 29GM-13GS
TOTAL – 51J – 38V 7E 6D - 124GM-37GS

Na 1ª época JJ conseguiu conquistar o título nacional, que já fugia a 5 anos, e revalidou o título da Taça da Liga, embora seja uma competição menor é importante ter espírito de conquista. Pena foi não ter conseguido chegar mais longe quer na Taça de Portugal (4ª Eliminatória) e Liga Europa (Quartos de Final), mas neste 1º ano de JJ o futebol que apresentou foi extraordinário, foi imensa a superioridade que o Benfica demonstrou nesta época, várias goleadas embelezaram uma época à moda antiga.

No final dessa época houve perdas importantes como Di Maria e Ramires, que em minha opinião não foram devidamente compensadas, pois Gaitán e Salvio demoraram na adaptação ao estilo de futebol da equipa e europeu.

Por isso, embora não tenha sido das piores épocas desportivas, o clube só conseguiu conquistar a Taça da Liga, ficando em 2º no campeonato e perdendo nas meias-finais da Taça de Portugal e da Liga Europa, perante um FC Porto e SC Braga. Creio que nesta época se não fosse a extraordinária época do Porto e a perda nas meias-finais da TP e da LE, como e com quem foram, talvez JJ não tivesse sido tão contestado!

Supertaça – 1J – 1D 0GM-2GS
Campeonato – 30J – 20V 3E 7D 61GM-31GS
Taça de Portugal – 6J – 5V 1D 17GM-4GS
Taça da Liga – 5J – 5V 13GM-4GS
Liga Campeões – 6J – 2V 4D 7GM-12GS
Liga Europa – 8J – 5V 2E 1D 15GM-8GS

TOTAL – 56J – 37V 5E 14D - 113GM-61GS

Nesta 2ª época destaca-se o número de golos sofridos e as 14 derrotas, em parte pela contratação falhada de Roberto, mas também em parte do desequilíbrio gerado pela perda dos 2 jogadores chave, na época anterior e também pela venda de David Luíz a meio da época. Tudo isto influenciou o final de época que o clube teve, onde Sidnei provou não ser alternativa a DL e a lesão de Salvio, demonstrou o quão curto era o plantel do Benfica. A demonstração de falta de experiência na LC foi também evidente e o discurso demasiado ambicioso de JJ também influenciou a época desportiva.

Partimos agora para a 3ª época, com a desconfiança das capacidades de JJ, pois as derrotas da época passada, marcaram demasiado a sua imagem, e o crédito que tinha ganho na 1ª época esfumou-se e agora a que ganhar novamente o seu crédito. Para já houve os resultados têm sido animadores, conseguimos o acesso a fase de grupos da LC, com grande probabilidade de passar a próxima fase, no campeonato estamos bem colocados e se não tivesse sido o empate em Barcelos, tínhamos feito um inicio de época perfeito.

O plantel desta época é de enorme nível, os dirigentes tiveram o cuidado de não contratar e vender ninguém após o inicio das competições oficiais, algo que rompe com o passado e por isso JJ este ano terá uma enorme dificuldade em justificar um falhanço desportivo.

A teimosia de JJ, poderá levar a perda de alguns pontos, mas este ano parece-me estar mais consciente das capacidades da equipa, e parece ter percebido onde foi erro da época passada, onde FCP dominou o futebol português. Esperamos que JJ consiga levar novamente o clube a glória, pois parece que o FCP não está tão forte, a ver vamos.

PS: Capdevila de fora da LC, não cabe na cabeça de ninguém, com o mínimo de inteligência, ainda para mais porque não existem alternativas a Emerson! Embora esteja fora de forma, a experiência ao mais alto nível, deveria ter sido valorizado por JJ, julgo ter criado um problema sem a mínima necessidade! Teria feito mais sentido deixar Matic de fora, pois Ruben Amorim ou até mesmo Witsel, poderia compensar a saída de Javi.

Força SLB, rumo ao 33…

1 comentário:

Nuno@ disse...

De facto JJ tem sido, à parte a sua teimosia e vaidade, um treinador que conseguiu recuperar alguns dos grandes valores que definem o SLB,como por exemplo o facto de hoje em dia o Benfica ser uma equipa respeitada e, por vezes até temida.

Rumo ao 33, carrega Benfica