quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Benfica é Grande

Depois de uma temporada carregada de desilusões surge agora a confirmação, por parte da FIFA, que o nosso rival do norte nos ultrapassou em número de títulos conquistados. Nos últimos tempos tem se vivido num clima de histeria com ambos os lados a esgrimirem argumentos, de um lado tentam impor a Taça Latina na contagem, do outro pintam-se supertaças como se campeonatos fossem. É a guerra pela superioridade moral "eu sou melhor que tu", aliás a sociedade de hoje vive em paranóia constante na procura do melhor nisto, o melhor naquilo, etc.. Mas se os rivais nos ultrapassaram efectivamente, o Benfica deixa de ser um grande clube?

É óbvio que não.

O Benfica é grande porque nasceu e cresceu assente em valores fortes, com humildade e dignidade tornou-se um exemplo na sociedade e, é hoje o orgulho de mais de 6 milhões de pessoas.
O Benfica é grande porque foi o 1º clube português a vencer os poderosos e imbatíveis ingleses do Carcavellos Club.
O Benfica é grande porque quando o Sporting nos roubou 8 dos nossos melhores jogadores(1907) unimos-nos e voltamos a ser campeões e, quando voltaram a nos roubar jogadores(1993) respondemos com novo título nacional.
O Benfica é grande porque é um clube de causas e criou uma Fundação para ser uma parte activa na construção de uma sociedade melhor.
O Benfica é grande porque foi o 1º clube português a ganhar uma prova europeia e ganhou o respeito dos colossos europeus.
O Benfica é grande porque os sócios e adeptos se mobilizaram para construírem o 1º Estádio da Luz com as próprias mãos.
O Benfica é grande porque teve e tem gente como Cosme Damião, José Maria Nicolau, Eusébio, Borges Coutinho, Carlos Lisboa, Ricardinho e muitos mais.
O Benfica é grande porque por mais que inventem Calabotes, clube do regime, Estorilgate ou Túneis, os troféus por nós conquistados estão limpos.
O Benfica é grande porque o nosso lema diz tudo, ET PLURIBUS UNUM.

O Benfica não deixará de ser grande agora que foi ultrapassado no número de títulos, mas no dia em que o clube desrespeitar o seu passado e enveredar por valores contrários à sua fundação e, esse é um caminho que espero que não aconteça. 

Sem comentários: