terça-feira, 14 de junho de 2011

Construção 2011/12 - Parte 2

"A única coisa que temos é de nos acautelar e sermos muito mais rigorosos nas aquisições..."
LFV in BenficaTV a 9 de Maio de 2011

Estas são premissas que deviam ser lei no clube e não atitudes a tomar agora, contudo ao assistir às movimentações do mercado apetece perguntar, sr.presidente tem havido rigor nas contratações?
Parece-me que não.

O Benfica está a contratar jogadores desde Janeiro e, no entanto ainda é muito confuso perceber o que será o Benfica versão 2011/12. Existe a dúvida se haverá uma mudança táctica, há a ideia que certas contratações já feitas não integrarão o plantel e existem muitos jogadores ainda para dispensar. O clube de alguns anos a esta parte, tem mantido uma politica de contratações centrada no futuro, com aquisições de jovens promessas, sobretudo sul americanas, que comportam vários riscos 2 deles bem evidentes;
  1. O presente. A aquisição deste tipo de jogador implica quase sempre períodos de adaptação, por vezes longos demais, a uma nova realidade além disso, não ganhando no presente será ainda mais difícil a sua integração.
  2. Espaço tirado à formação, com se aposta em potenciais estrelas estrangeiras o espaço a surgirem talentos oriundos da formação é muito reduzido, por exemplo, faz sentido apostar numa promessa nigeriana (Uche) quando se tem Nelsón Oliveira.
Olhando para os nomes já contratados, e não vou entrar em avaliações técnicas quanto aos seus valores,  questiono-me sobre qual a necessidade de algumas delas.
  • André Almeida, se foi contratado para lateral direito não faz sentido depois de se ter adquirido Daniel Wass, se a ideia foi para interior direito ainda faz menos sentido, pois no Belenenses quem fazia esse lugar era Miguel Rosa que regressa ao clube.
  • Léo, achados como o David Luiz são raríssimos e não acontece todos os dias, se pensarmos que Luisão (Copa América) e Roderick (Mundial Sub-20) não disputam a 3ª pré-eliminatória da Champions, sobram este desconhecido e Jardel!!! Lembrem-se que temos Miguel Vítor, pode ser?
  • Matic, se foi contratado para ser alternativa a Javi Garcia é um erro, a sua aquisição só faz sentido num esquema de 2 médios centro e isso é ainda uma incógnita.
  • Os extremos, Nolito, Urreta e Enzo Pérez a introduzir no plantel, aparentemente, trará uma nova táctica (4-3-3 ou 4-2-3-1) mas aí onde cabe por exemplo Saviola, se a ideia for manter o actual esquema para que servem todos os interiores do plantel.
São ainda muitas as indefinições, existe muito trabalho a fazer que sem dúvida requer o tal rigor.

Sem comentários: