Hoje regressa o campeonato, quer dizer um conjunto de 8 jogos para o Glorioso ensaiar tácticas e rodar jogadores, no fundo 8 treinos de conjunto. Depois do que se passou em Braga o campeonato está entregue e não vale a pena hipotecar outras competições para disputar uma prova inquinada à muito.
A época passada com o processo Apito Dourado em fase final, o sistema meteu férias e o campeonato decorreu sem grandes polémicas, as situações surgidas foram mais da incompetência dos árbitros de que por estratégias definidas. Ainda assim houve quem procurasse desvalorizar o titulo do Glorioso, conquistado com todo o mérito e com um grande futebol, com as histórias dos túneis. No decorrer da época as sentenças do processo Apito Dourado foram lidas e sem surpresa o sistema não foi condenado, estava assim aberto o caminho para o regresso da vilanagem. Com o inicio desta época assistiu-se a hábitos antigos do nosso futebolzinho, o Glorioso com arbitragens vergonhosas a condicionar a equipa e os naturais empurrões ao clube do sistema. Olhemos para as 4 primeiras jornadas onde o Benfica ficou logo a 9 pontos do líder do sistema.
1ª - Na Luz o Benfica perde com a Académica, ficando 2 penaltis por marcar sobre Saviola e Javi Garcia e ainda no 2º golo academista um controlo da bola com a mão no início da jogada. Faltou rigor algo que não faltou na Figueira da Foz para assinalar uma penalidade duvidosa que permitiu vencerem o jogo.
4ª - Em Guimarães o Benfica foi aniquilado por um tal de Benquerença, 2 penaltis e um golo mal anulado transformaram uma vitória certa numa derrota. No Dragão uma carga na área de Beluschi sobre Paulo César aos 90 minutos podia permitir o empate ao Braga.
Acrescentar ainda que existiu uma enorme ligeireza para amarelar os jogadores do Benfica nestas primeiras jornadas. Como se pode constatar se houvesse o mesmo rigor para os 2 lados à 4ª jornada o Benfica teria 9 pontos (3v1d) e o sistema 8 pontos (2v2e), curioso não acham. Sem esmiuçar o meio do campeonato olhamos para os últimos jogos, não satisfeitos com a vantagem de 8 pontos procuraram travar o Glorioso que tinha recuperado a força do ano passado. A 1ª tentativa foi em Alvalade com a expulsão injusta de Sidnei ainda na 1ªparte, acreditando que os leões depois fizessem a parte deles, assim não aconteceu. Tiveram então que apontar a Braga para resolver a coisa e conseguiram vejamos os factos.
- o fabuloso Xistra era o único árbitro disponível para o jogo, acreditam que sim?
- golo anulado a Jara por fora-de-jogo inexistente
- amarelo disparatado a Luisão
- Kaká não teve o mesmo rigor de Luisão e escapa a amarelo na falta sobre Cardozo aos 25m, quando foi amarelado aos 37m ia para a rua
- Injusta expulsão Javi Garcia que sofre carga violenta de Alan e falta assinalada ao Benfica que resultaria no empate
- Kaká escapa à expulsão aos 57m e aos 65m
- Aos 77m a quando do golo de Mossoró o lance é precedido de carga sobre Airton na linha lateral
O trabalho está feito e bem feito, apesar de o Benfica também ter culpa de não reconquistar o campeonato (falarei disso noutro artigo) e o clube que irá ganhar também ter o seu mérito, custa muito perceber que não se joga com as mesmas armas.
Sem comentários:
Enviar um comentário