segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estoril 1 - 3 Benfica


Mesmo sem realizar uma exibição de encher o olho, o Benfica alcançou o seu principal objectivo na visita à Amoreira: somar os três pontos e continuar no primeiro lugar do campeonato ainda que com um jogo a mais do que o FC Porto.
Relativamente ao que esperava, Jorge Jesus surpreendeu ao colocar Gaitán de início deixando Ola John no banco de suplentes. Não se terá arrependido o treinador do Benfica. O argentino abriu o livro e não só apontou o primeiro golo, no primeiro tempo, como ainda assistiu primorosamente Lima para o segundo. O talento de Gaitán serviu de abre-latas e a vitória ficou logo ali ao virar da esquina.
O Estoril é uma boa equipa, organizada do ponto de vista defensivo e com jogadores de qualidade que efectuam transições extremamente rápidas e perigosas. O Benfica soube contrariar o futebol do Estoril pois não só assumiu as rédeas do encontro, como lhe competia aliás, mas também porque efectuou uma pressão forte sob o adversário portador da bola não permitindo grandes veleidades ao contra-ataque canarinho.
Depois de chegarmos ao 3-0, e já depois de Aimar ter regressado aos relvados três meses depois, descomprimimos um pouco e acabámos por sofrer um golo. Artur facilitou e o Estoril aproveitou. O brasileiro é capaz do melhor e do pior e este é o segundo "frango" que dá esta época. Esperemos que tenha sido o último... 
POSITIVO:

- Gaitán. Este argentino é craque e para mim, o Homem do Jogo. Porém, é um atleta muito inconstante que precisa de estar confiante para explanar o seu futebol. Depois da boa exibição diante do Aves, confirmou o seu bom momento com um golaço e uma bela assistência. Oxalá seja para continuar.
- Garay. Ao contrário do que seria de esperar, a ausência de Luisão fez-lhe bem. Afirmou-se como o grande patrão da nossa defesa e, mais uma vez, passeou classe durante os 90 minutos. Será difícil ao Benfica manter este jogador na Luz se mantiver esta qualidade exibicional.
- Trio de atacantes. Para não variar, Rodrigo, Cardozo e Lima voltaram a mostrar serviço. Curiosamente, o único que marcou foi aquele que não foi titular. Rodrigo saiu tocado ao intervalo depois de uma boa primeira parte onde assistiu Cardozo e Melgarejo que não conseguiram, porém, bater Vagner. Cardozo não marcou mas apontou o pontapé de canto que deu origem ao primeiro golo da partida. Lima voltou a demonstrar hoje a razão da sua contratação.

NEGATIVO:
- Jardel. Foi, a par de Artur, o jogador menos em foco na nossa equipa. Com algumas hesitações, demonstrou insegurança que, porém, foi conseguindo disfarçar com a sua garra e atitude. Ainda assim, manifestamente pouco para quem joga no Benfica.

Sem comentários: