domingo, 13 de janeiro de 2013

SL Benfica 2-2 FC Porto

Clássico de enorme qualidade, aquele que se assistiu no estádio da Luz, das duas melhores equipas do campeonato, e que têm dominado o futebol português nos últimos anos.
O jogo teve 20m loucos, com 4 golos, em que a incerteza no marcador e os lances de perigo ocorriam em catadupa. O primeiro golo surgiu logo aos 8m para o FCP, através de uma falta desnecessária de Maxi, e onde Mangala aproveitou uma desatenção para inaugurar o marcador. Na resposta aos 10m o Benfica consegue chegar ao golo com nota artista, em que após o cruzamento de Melgarejo, Cardozo e Lima a preparem para o remate de Matic.
Estava feito o empate mas o ritmo de jogo não diminiu e numa atrapalhação de Artur, Jackson consegue fazer o 2º para o FCP. Nesta altura poderia-se temer o pior, mas a resposta voltou a ser positiva e num cruzamento de Salvio a bola sobrou para Gaitán que fuzilou as redes, estava feito o 2-2. Foram tremendos os primeiros 20m, e a toada manteve-se até intervalo sempre com grande intensidade, mas sem que o marcador fosse alterado.
Na 2ª parte as equipas surgiram mais equilibradas e mais encaixadas, sendo que o domínio que o FCP, teve na 1ª parte foi-se esfumando e o Benfica a equilibrar melhor a posse de bola, tendo mesmo a melhor oportunidade para conseguir alterar o marcador, só que Cardozo não conseguiu bater Helton.
Em suma foi um jogo intenso, com grande qualidade técnica e táctica, onde se provou que as duas equipas estão no mesmo patamar, onde o jogo mais pensado e trabalhado do FCP, e a vertigem e o repentismo do jogo do Benfica estão equiparados.

Não posso deixar de referir a estratégia do FCP em querer desacreditar o trabalho do Benfica, e em falar de arbitragens, num jogo onde João Ferreira, tudo tentou para que ambas as equipas chegassem ao final com 11. É certo que Matic e Maxi poderia ter sido expulsos, mas pergunto se João Moutinho pelas várias faltas a impedir os ataques do Benfica, ou a agressividade de Mangala se não teriam sido também elas motivo para admoestação... Enfim é triste num jogo sem casos em que o FCP só marcou golo em lance de bola parada ou através de um erro clamoroso do Artur, nada mais fez do que tentar dominar o jogo, tente desviar as atenções daquilo que não fez, que foi conseguir ganhar o jogo... Independentemente disso gosto deste nervosismo, parece que as coisas não irão ser assim tão facéis este ano!

Julgo que o Benfica respeitou demasiado o FCP, e o espectro das derrotas em jogos anteriores, condicionaram o Benfica, não tenho dúvidas que estamos melhores, e mais focados no essencial que é vencer o campeonato. Espero que a pressão nos arbitros feita pelo rival, não condicionem o futuro do campeonato. Pelo que vi hoje acredito que poderemos chegar a Maio na frente.


O melhor em campo foi Matic, num jogo em que a batalha do meio campo era a chave do encontro, ele conseguiu encher o campo e ainda por cima marcou o golo da noite, exibição soberba!

Sem comentários: