segunda-feira, 22 de abril de 2013

SL Benfica 2-0 Sporting CP

Em noite de derby atípico, devido á diferença pontual entre os dois rivais, avizinhava-se um jogo desequilibrado, mas foi um puro engano, assistiu-se a um jogo bastante interessante onde em determinados momentos do jogo a distância entre as equipas pareceu bem menor.

O Sporting começou o jogo a ocupar bem o espaço, povoando o meio campo com três elementos que foram criando dificuldades na construção de jogo do Benfica, que surpreendido permitiu que o rival chega-se a área com perigo. Foram 30m de domínio e onde se verificou que existe matéria prima para os lados de Alvalade, que bem trabalhados e com tempo poderão vir a tornar-se num caso sério. Neste período o Sporting dispôs da melhor oportunidade de golo mas Wolfswinkel em ângulo apertado não conseguiu concluir da melhor forma. Embora nesta fase o Sporting dominasse não voltou a criar problemas, invés disso cada vez que o Benfica aproximava-se da área sportinguista ficava a pairar a possibilidade de golo. Foi num desses ataques que Gaitán cruzou para a finalização tranquila e com classe de Salvio. Estava inaugurado o marcador e a partir daí houve o Sporting tremeu e a organização que traziam desmoronou-se, permitindo ao Benfica chegar cada vez com mais perigo junto da área. Apesar disso o resultado chegava ao intervalo apenas em 1-0.

Na 2ª parte o jogou tornou-se mais equilibrado onde o Sporting deixou clara as suas fragilidades no último terço do terreno, nunca conseguiu chegar com perigo a área do Benfica, ao contrário disso cada vez que o glorioso aproximava-se da área adversária o golo parecia eminente. O jogo na 2ª parte foi bastante táctico e Jorge Jesus com o ajustamento que fez na equipa, não permitiu que o Sporting voltasse a criar perigo e com Gaitán no meio, viu-se talvez um dos melhores golos do campeonato, numa jogada de génio, finalizada superiormente por Lima. Foi o sentenciar do jogo, não mais houve lances de perigo e o ritmo do jogo baixou, arrastando-se até final.

Julgo que o Sporting poderá ter algumas razões de queixa da arbitragem embora me pareça que o critério largo ou a inglesa que João Capela utilizou, justifique em parte as suas tomadas de decisão. A parte disso ficou evidencia a diferença actual das equipas, um Benfica mais maduro e consistente, com os processos bem definidos e mais objectivo, contrastando com um Sporting em crescimento, onde a irreverência, a juventude e ainda assimilar alguns processos, justificaram o resultado.

Num jogo em minha opinião bem jogado, onde infelizmente se irá falar mais de arbitragem do que de futebol, considero o Gaitán, por ter estado ligado aos 2 golos do Benfica, o homem do jogo!

Força SLB, rumo ao 33...

Sem comentários: