segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Soberba!!!

No Benfica após uma derrota ou a perda de um objectivo existe a tendência para questionar tudo e todos, critica-se o projecto do clube, a estratégia do presidente, as ideias do treinador e a qualidade dos jogadores, nada fica imune ao rol de criticas. Vem isto a propósito do que tem sido este mês de Abril para o Benfica e, também uma teoria que defendo à muito. Vou contar uma história.

"Quando em 1976 vi a Luz do dia não chorei como os bébés normalmente fazem, entoei a plenos pulmões o cântico, BENFIIIIICA. Meu pai orgulhoso que ficou do seu primogénito, tratou logo de passar toda a mística benfiquista para mim relatando a gloriosa história do clube. À data do meu nascimento na sala de trofeús encarnada constavam 43 taças.
  • 22 Campeonatos Nacionais
  • 15 Taças de Portugal
  • 3 Campeonatos de Portugal
  • 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus
  • 1 Taça Latina
 Muita glória conquistada. Na altura ficava fascinado com as picardias que o meu pai mantinha com os adeptos leoninos, sobre qual era o melhor clube.
  • Sporting (28 Taças) - 14 Campeonatos Nacionais, 9 Taças de Portugal, 4 Campeonatos de Portugal e 1 Taça das Taças.
  • FC Porto (12 Taças) - 5 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e 4 Capeonatos de Portugal
 E foi assim que idolatrando os heróis passados e vibrando com as novas conquistas, construí a minha infância e adolescência imbuído no fervor benfiquista. Contudo o panorama mudava neste periódo. O Benfica já não dominava o futebol português sozinho e a rivalidade mudava-se para norte. Eram novos tempos que se viviam e, quando em 1994 entrei na maioridade, o resumo dos meus 18 anos era este;
  • FC Porto (23 Titúlos) - 8 Camp.Nacionais, 5 Taças de Portugal, 7 Supertaças, 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça Intercontinental
  • Benfica (18 Titúlos) - 8 Camp.Nacionais, 7 Taças de Portugal e 3 Supertaças
  • Sporting (6 Titúlos) - 2 Camp.Nacionais, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças
Acrescentar ainda que vi o Benfica perder 3 finais europeias, assistia assim a um cheirinho da gloriosa história encarnada. Convencido da grandiosidade do Benfica, mais a mais, depois de assistir aos memoráveis jogos de Leverkusen (4-4) e Alvalade (6-3), estava longe de imaginar o que se iria passar até aos dias de hoje.
Ao fim de 17 anos a prestação do Benfica caiu no ridicúlo, com apenas 8 trofeús conquistados, a juntar a esta pobreza a ausência das competições europeias em 2 anos consecutivos e eliminações humilhantes com o Celta de Vigo, Halmstad e Getafe. Assisti ao dominio avassalador dos tripeiros com 32 trofeús e até os leõezinhos conseguiram mais trofeús que nós (11).
  • FC Porto (32) - 12 Camp.Nacionais, 7 Taças de Portugal, 10 Supertaças, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA e 1 Taça Intercontinental.
  • Sporting (11) - 2 Camp.Nacionais, 4 Taças de Portugal e 5 Supertaças
  • Benfica (8) - 2 Camp.Nacionais, 2 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 3 Taças da Liga
Resumindo, durante a minha existência vi o Benfica ganhar 26 titúlos contra os 55 dos tripeiros, assisti ao apagão europeu do Benfica, enquanto os outros alcançavam a glória suprema. Tem doido assistir a tudo isto."

Contada a história vamos à teoria. Ao olhar a nação benfiquista vejo que a grande maioria baseia a sua dotrina em duas ideias fortes.
  1. Agarrados ao passado glorioso, chamo a atenção para a palavra passado. Muitos de nós como eu que tenho 35 anos, não viveram essa página, por isso não devemos colar esse passado a cada nova conquista do clube, como se o longo hiato de titúlos não tivesse existido.
  2. Os benfiquistas acreditam que o FC Porto ganha por causa do sistema, como se os 55 titúlos conquistados em 35 anos fossem todos obtidos de forma obscura, acreditar nisto é ter a vista curta. Pergunto eu, não ficamos indignados quando eles nos acusam de termos ganho por ser o clube do regime?
A 1ª ideia tem sido optima para nos trazer de peito cheio e fazer promessas difíceis de concretizar, a 2ª ideia tem sido a desculpa perfeita para esconder os nossos próprios erros evitando as questões desagradáveis. Vejamos o que se passou esta época que espelha bem a minha tese.

  • Ganhámos brilhantemente o campeonato e, logo lançamos promessas de conquistar a Champions e, sobretudo ficamos convencidos que chegara a hora do fim do reinado dos tripeiros, puro engano.
  • Com um inicio péssimo de temporada, acusámos os árbitros de nos estarem a curtar as pernas, situação que se repetiu depois em Braga, assim evitou-se falar na má construção do plantel quer na tardia substituição de Ramires como na inacreditável venda de David Luiz.
Para aqueles que depois do que escrevi ainda acreditam que o sistema é que não nos deixa ganhar, fica mais um exemplo. Em Inglaterra o Liverpool não ganha um campeonato à 21 anos, tendo ganho nesse periódo apenas 3 Taças de Inglaterra, viu o Manchester tornar-se no clube inglês mais titulado, contudo na Europa o Liverpool tem-se mantido na ribalta e ganhou nestes 21 anos, 1 Champions e 1 Uefa.

Terminando, o que se passou neste mês de Abril não foi bom, doeu muito é um facto, mas não deve ser motivo para cortar com tudo, deve isso sim servir de reflexão e perceber o que foi mal planeado. Eu vejo o Benfica no bom caminho, nos últimos anos tem vindo excelentes jogadores para o clube, temos um treinador que deu identidade à equipa, voltamos a estar nos momentos decisivos e a ganhar coisas. Houve erros, claro que sim, errar é humano. Quem comanda que os identifique e os rectifique. Eu continuo a acreditar nos dirigentes, no treinador e na equipa, porque voltar a ser o melhor em Portugal é um trabalho longo e árduo.

Força Benfica!

3 comentários:

71460_5/8 disse...

São demasiados erros graves de arbitragem para alguém achar que é tudo normal.

Clube do regime?? Mais uma mentira contava muitas vezes e que não tem nada de verdadeiro em que se apoiar.

Sistema?? Escutas e condenações são factos indesmentíveis.

Se o Benfica comete erros. Claro que sim. Mas o Porto também. O Benfica não tem é um sistema que o proteja dos erros. Deco atira uma bota contra um árbitro e nada acontece. Mourinho rasga uma camisola e nada acontece. E podia continuar com mil e um casos.

PS: só vou referir que Wayne Rooney foi castigado por proferir calão ofensivo num jogo. O Taiwo do Marselha entoou um cântico anti-PSG e esta a haver um inquérito sobre o assunto e o jogador já pediu desculpa. O boxeur Hulk e outros jogadores do Porto entoaram cânticos anti-benfica nas comemorações do campeonato e não se houve falar em processo disciplinar??

Nuno@ disse...

Eu não me esqueço de todos esses artificios do clube do norte, eu reconheço que há esquemas que favorecem o seu desempenho, não estou a escamotear isso.

Quanto ao clube do regime, eu não estava cá na altura por isso não sei se é verdade, aquilo que sei é o que me transmitiu meu pai e meus tios.

A intenção do artigo foi a de fazer perceber que nós benfiquistas vivemos numa soberba. Nós somos superiores a tudo e todos, ganhamos mais titúlos que os outros, o que perturba o melhor funcionamento da instituição.

Trabalho, dedicação e ambição devem ser estas as palavras de ordem.

Anónimo disse...

VOTA NO BENFICA NA LIGA EUROPA EM:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/