segunda-feira, 27 de maio de 2013

Benfica 1-2 Vitória Guimarães

Esteve um ambiente fantástico no estádio do Jamor, as claques e os adeptos estiveram a altura dos acontecimentos, não houve incidências e dedicaram o seu esforço em apoiarem as equipas que os levarão a assistir o jogo.
O jogo poderia ter sido um pouco mais interessante, julgo que a atitude de superioridade do glorioso, prejudicou um jogo que tinha tudo para ser um bom espectáculo. A equipa do Vitória, lutou e esforçou-se, procurou a sorte e foi recompensada.
A 1ª parte começou com pouca intensidade, com as equipas a procurarem encaixarem-se uma na outra, preocupadas em defenderem melhor do que atacar. O glorioso apesar da baixa intensidade, foi criando algum perigo sempre que imprimiu mais velocidade no jogo, em contraposto o Vitória espreitava os rápidos contra-ataques, e numa dessas situações Addy teve a melhor oportunidade do jogo, até à altura, que desperdiçou. A resposta do Benfica não se fez esperar e num lance de sorte Gaitán, chegaria ao golo. Julgo que foi o pior que poderia ter acontecido ao jogo, pois percebeu-se que se a intensidade que já era baixa, iria ainda baixar mais. Com isso o glorioso foi permitindo que o Vitória fosse assumindo o jogo. A 1ª parte acaba com nova oportunidade de Addy.

A 2ª parte iniciou-se como acabou a 1ª, pouca intensidade, com o Vitória a tentar sempre que possível chegar a área do Benfica, e com o glorioso a não criar desequilíbrios no último terço de terreno. O jogo arrastou-se pelo tempo e o Vitória foi arriscando cada vez mais e acabou por ser feliz, numa oferta da defesa do Benfica, chegaria ao empate. A equipa perdeu-se um pouco em campo e o Vitória que ainda estava a festejar o 1º golo, num lance com alguma sorte voltou a marcar e imediatamente se percebeu que o jogo teria terminado ali. A equipa do Benfica estava de rastos e depois de 2 semanas devastadoras, conseguir ter forças para virar uma final em 10m, era algo impensável para o último jogo da época.

Talvez no pior jogo da época, elejo Matic, por ter sido aquele que lutou até final, e pela grande época que fez.

Nota pessoal, ontem estive no estádio e apercebi de algo preocupante a equipa não me pareceu coesa o suficiente para dar continuidade ao projecto. Apontou-se demasiado o dedo ao colega, ninguém assumiu a derrota, a equipa esteve esfrangalhada, e Jorge Jesus pareceu-me não ter pulso no balneário, e mais importante que tudo não soube reagir, nem preparar este jogo. Entendo que seja difícil ver perder tudo em 20 dias, mas se lhe devemos dar o mérito de ter esticado a equipa ao máximo, também lhe devemos apontar o dedo quando errou, e ontem pareceu que a equipa esteve demasiada senhora de si, não desceu a terra, e permitiu que o adversário vencesse o jogo. 

Por muito que me custe o dizer julgo que o projecto Jesus, deve terminar! Não podemos baixar a exigência de conquistar os títulos, o estar perto não é suficiente, é preciso concretizar, o jogar bonito não é suficiente, temos de conquistar títulos, e continuar o projecto será continuar a persistir no erro... 
Aquilo que JJ fez foi méritório, voltou a colocar o Benfica no mapa do futebol europeu, colocou o Benfica a jogar o melhor futebol nos últimos 20 anos, só que traduzindo em títulos apenas conquistamos 1 Campeonato e 3 Taças da Liga, será o suficiente para os adeptos!?

É certo que a situação do clube não é única, o Bayern, o ano passado perdeu tudo, inclusivamente a Liga dos Campeões na própria casa, e este voltou mais forte do que tudo e todos, mas parte de mim tem muitas dúvidas que consigamos alcançar esse nível.

Em todo o caso, serei sempre Benfica e nunca deixarei de o ser! E aquilo que a direcção decidir terá todo o meu apoio, embora possa não concordar, mas ser benfiquista é ser maior que tudo o que nos rodeia!

Força Benfica, Benfica até morrer, Benfica sempre!

Sem comentários: