segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Inicio de época e 1º derby 2013/2014

Este inicio de época não me tem entusiasmado particularmente, a pré época foi medíocre, o inicio de campeonato também não tem sido melhor e vejo que os erros voltam a serem cometidos vezes sem conta.
Não entendo o porque de não haver uma aposta clara em defesas laterais de qualidade, o problema já está identificado à pelo menos 2 épocas, e continuamos a reforçar do meio campo para a frente, gastando milhões em extremos e não conseguimos investir 10M€ por uns laterais que sejam eficientes e de qualidade. Cortez não convence, é fraquíssimo a defender e a atacar ainda não me convenceu, ou seja, em sumo é mais fraco que Melgarejo, que em minha opinião tinha tudo para este ano ser uma opção de qualidade. Sílvio, já se percebeu que é para ser o suplente de Maxi e de Cortez, mas na realidade nenhuma das opções é de qualidade para o Benfica ambicionar elevar o patamar... Depois investe-se em Melgarejo como lateral esquerdo, consegue-se levá-lo a selecção paraguaia e depois vendesse ao desbarato, não entendo, mas também não deve ser para eu entender!
Mas em minha opinião o problema defensivo do Benfica é mais profundo que as laterais, é que para além de laterais lentos com pouca aptidão defensiva, temos 2 centrais de qualidade é verdade, mas que a sua lentidão é tal que não conseguem suprimir as dificuldades das laterais. Somando a estes problemas o facto de termos uma equipa muito balanceada para o ataque, criamos demasiados buracos que Matic/Enzo, não conseguem tapar, onde os extremos também têm pouca capacidade defensiva e como tal não existem as devidas compensações lateral/extremo, em resumo, temos uma equipa que tem demasiados problemas defensivos, e que nem o melhor guarda redes do mundo conseguiria evitar os imensos golos que temos sofrido!
Julgo que este arranque em falso pode ser revertido, mas terá de ser no sector defensivo que Jorge Jesus deverá dedicar o seu tempo, porque já se percebeu que qualidade no ataque há, basta que lhes demos tempo para se introsarem, agora a equipa enquanto não aprender a defender não teremos hipóteses para lutar pelo campeonato!
Veremos se não haverá novidades até final do fecho de mercado de transferências, mas parece-me que apesar de haver mais soluções, não teremos grandes hipóteses para lutar pelo campeonato, ainda por cima com um adversário a apresentar-se muito motivado e concentrado...

Quanto ao derby, pareceu-me um jogo onde o Sporting demonstrou que está mais organizado e equilibrado e que a sua juventude e irreverência acabou por ser premiada com um resultado animador. Parece-me que estará mais próximo dos mais directos adversários, não sei se terá estaleca para aguentar até final, a ver vamos. O Benfica demonstrou os problemas que tem vivido neste inicio de época, defensivamente com bastantes dificuldades e ofensivamente ainda não há grande ligação. Julgo que no decorrer da época a equipa do Benfica irá subir de produção, espero que não seja tarde de mais para perder o comboio do título! Uma coisa julgo que não irei errar Lazar Markovic irá ser a figura neste época do Benfica, tenha é a qualidade deste jovem, que irá espero eu valer muitos milhões aos cofres da luz!

Sem comentários: