quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

B.Leverkusen 0 - Benfica 1

Jorge Jesus voltou a surpreender com o onze inicial, prova que confia no plantel que tem e, melhorou na gestão dos jogadores. Quanto ao onze, mudou os laterais com a entrada de Almeida e Melgarejo, reforçou o meio campo com André Gomes ao lado de Matic, colocou Ola John na direita e manteve Urreta na esquerda e, na frente colocou Cardozo com o vagabundo Gaitan nas costas, ou seja um homem forte para lutar com os grandes alemães e 3 setas rápidas apontadas à baliza. Uma boa ideia.

A primeira parte decorreu sob a tónica do equilíbrio com as duas equipas a darem a ideia que controlavam as operações sem nunca conseguirem dominar a equipa adversária. O Benfica jogando em trocas de bola de pé para pé para depois tentarem acelerar o transporte de bola, conseguindo apenas 3 situações de algum perigo em remates de fora da área. Os alemães procuravam as diagonais mas que a defensiva encarnada conseguia resolver com tranquilidade. Perto do fim da primeira parte a lamentar a lesão de André Gomes.

A segunda metade começa com os alemães a querem tomar conta do jogo e os encarnados passam por alguns momentos de aflição, e é no melhor período alemão que o Benfica desfere um rápido contra ataque e chega ao golo numa excelente execução de Cardozo. Em vantagem os encarnados fecharam ainda mais as linhas e ficaram à espreita do contra golpe e, tivesse havido maior discernimento de alguns elementos e a felicidade teria sido maior. Até ao fim, o Benfica foi resolvendo as situações perigosas e acabou por vencer, conquistando uma vantagem importante na eliminatória.

Destaco a exibição colectiva de grande maturidade com várias excelentes exibições individuais. Muito bem o tridente Luisão, Garay e Matic, enorme André Gomes pena tão poucos minutos, grande trabalho de Cardozo no desgaste aos defesas alemães e grande golo, enorme André Almeida a defender a sua linha e a dobrar os centrais, e ainda apoiou algumas vezes o ataque e, só não lhe dou o prémio de melhor em campo por que Melgarejo depois de uma boa exibição fez aquele corte fantástico que pode valer a eliminatória.

Última nota, o Benfica está em vantagem mas cuidado com os alemães, para além do seu pragmatismo julgo que os alemães valem mais do que mostraram hoje.

Sem comentários: