sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sobre as declarações de JJ

Jorge Jesus tem insistido muito num discurso sobre a importância do campeonato em relação às outras competições, tornando-se até um pouco repetitivo. Contudo o seu discurso reflecte a pressão que a grande maioria dos adeptos encarnados tem exercido sobre ele, cobrando títulos em vez da valorização dos desempenhos desportivos conseguidos. A verdade é que esses adeptos hoje criticam o actual discurso dele, defendendo que o Benfica tem obrigação de lutar por todas as provas, mas tenho a certeza que se o Benfica chegar ao fim sem nada, irão pedir a cabeça do treinador.

Dentro daquilo que Jorge Jesus tem defendido o site ZeroZero publicou um artigo interessante (http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=100682) que mostra como ele tem alguma razão. Nos últimos 11 campeonatos, 5 deles foram ganhos pela última equipa a cair nas competições europeias, mas chamo a atenção para a particularidade desses anos. Em quatro desses cinco campeonatos foram ganhos pelo FCP, Mourinho em 2002/03 e 2003/04, Jesualdo em 2008/09 e Vilas-Boas em 2010/11, se bem se lembram foram campeonatos "ganhos" muito cedo com vários pontos de avanço. O outro campeonato que foge à regra foi o conquistado a ferros na última jornada, por Jorge Jesus em 2009/10.

Está bem à vista a dificuldade em acompanhar o ritmo do campeonato e da Europa, o Benfica está presente em todas as competições terá pressão adicional, além disso estamos lutando contra um adversário muito forte, por mais que nos custe admitir.

Por isso, eu defendo que o Benfica deve lutar por todas as provas, é esse o ADN do clube, mas não cairei no facilitismo de criticar se no fim o pecúlio for escasso.

Sem comentários: